O novo City cresceu. Renovado, maior com mais conforto, sofisticação e segurança, o sedã compacto marca uma nova fase da Honda no Brasil. A versão topo de linha Touring repetiu nos 500 quilômetros que rodamos pelas ruas e estradas gaúchas o bom comportamento que mostrou no test-drive de lançamento, em São Paulo. O Honda City 2022 Touring tem preço sugerido de R$ 123.100.
Renovada, na quinta geração, a carroceria do sedã Honda ficou mais longa, larga e baixa, garantindo maior espaço e conforto interno. Aperfeiçoado, o novo conjunto propulsor melhorou o desempenho sem comprometer o consumo de combustível. Para completar, o City é o primeiro veículo da marca japonesa fabricado no país equipado com o Honda Sensing, pacote de tecnologias de segurança e assistência ao condutor.
O conjunto óptico com faróis full LED, luzes diurnas, auxiliares de neblina e sinalizadores em LED separados pela grade frontal destaca o visual do sedã. As rodas de liga leve são de aro de 16 com acabamento diamantado e pintura na cor preta. Os retrovisores foram recuados e fixados nas portas, o que aumentou o campo de visão para o condutor. As lanternas traseiras também são em LED.
O New City sedã cresceu 9,4 centímetros e agora tem 4,549 metros de comprimento.
A largura aumentou 5,4cm e ficou em 1,74m enquanto a altura diminuiu 0,88cm e passou para 1,47m.
A distância entre eixos também cresceu, e com 2,60m , aumentou o espaço e o conforto. O porta-malas leva 519 litros, o que, para a jornalista Priscila Nunes, é para dar inveja para muitos utilitários esportivos.
Interior e conectividade
Com acesso por aproximação e partida por botão, Priscila gostou do interior revestido em materiais especiais macios ao toque. Outro ponto positivo foi para o acabamento, o que foi notado por todos os lados, seja no painel ou nas portas, de bom gosto. Também do quadro digital de instrumentos em TFT de sete polegadas configurável e com informações bem completas.
Os bancos revestidos em couro com apoios laterais agradaram a jornalista. A nova central multimídia de oito polegadas sensível ao toque, interativa com Android Auto, Apple CarPlay e aplicativos sem fio também mostra imagens das câmeras laterais e de ré multivisão.
Recursos que, como Priscila destacou, facilitaram a condução e aumentaram a segurança nas ruas e estradas.
Os sensores dianteiros e traseiros foram muito úteis nas manobras de estacionamento em espaços reduzidos.
Comportamento dinânico
O novo motor de quatro-cilindros aspirado 1.5 16 válvulas e injeção direta de combustível gera 126 cavalos bem distribuídos pelo câmbio automático continuo variável (CVT) que simula sete velocidades. Como sempre, Gilberto usa e abusa da troca sequencial de marchas por aletas atrás do volante, que garantiu melhor aproveitamento do conjunto propulsor.
Nas ruas de Porto Alegre e das praias do litoral gaúcho rodamos com o conforto do CVT cidade, principalmente no anda e para do trânsito congestionado. Na BR-290, entre a Capital e Osório, aproveitamos para testar a potência e força com as respostas rápidas da pressão no acelerador e pela troca sequencial de marchas. O novo City repetiu o desempenho e a segurança nas diversas situações de tráfego entre São Paulo e região de Itú, com velocidade de até 120 km/h.
A agilidade, o silêncio e a precisão com que o City Touring rodou surpreendeu Priscila. O conforto foi privilegiado pela suspensão independe nas quatro rodas, tipo McPherson na frente e multilink atrás. Nas mais diversas situações, a suspensão absorveu as irregularidades do pavimento com reduzido nível de ruído e vibração. O ruído interno mínimo acompanhou a rotação do motor em velocidades mais elevadas.
Os recursos eletrônicos do Honda Sensing foram destacados pela jornalista. Auxiliaram a condução e aumentaram o conforto e a segurança. A projeção da imagem da câmera de visão ampla, do Lane Watch, quando o sinalizador foi acionado, garantiu manobras seguras ao eliminar os pontos cegos. O assistente de permanência em faixa centralizou o carro na pista, ajudou fazer as curvas e, alertou por alertas sonoro e visual quando o condutor tirou a mão do volante por breves segundos.
O consumo de combustível do City sedã de acordo com o Inmetro é de 13,1 km/l na cidade e 15,2 km/l em rodovias com gasolina. No nosso teste, no trânsito urbano, as médias foram de 10,9 km/l a 14,1 km/l conforme o fluxo. Na estrada, em velocidade constante, variaram de 15,1km/l a 21,1 km/l, a 80 km/h, e de 13,9 km/l a 17,3 km/l, a 110 km/l.
Conclusão
O New City 2022 Touring tem todas as qualidades para mexer com o seu segmento, como quer a Honda. A nova geração evoluiu no conforto, conectividade, desempenho e, em especial, na segurança com o Honda Sensign, recurso que facilita a condução e reduz o risco de acidentes. Concordo com Priscila de que foi uma ótima experiência a condução do New City. E, como sempre, na decisão de compra é importante avaliar relação custo/benefício em função do uso.