As dificuldades da economia brasileira, a falta de componentes e ainda os reflexos da pandemia do coronavírus que comprometem o setor automotivo não impedirão importantes lançamentos em 2022. Fabricantes e importadores terão novidades em todos os segmentos que começam neste mês com os novos Renault Kwid, Toyota Yares, Mercedes-Benz Classe C, Ford Maverick, Honda City hatch e Jeep Renegade. Ao todo, durante o ano deverão ocorrer cerca de 50 novos modelos entre nacionais e importados.
Renault Kwid
No mercado brasileiro desde 2017, a reestilização do Renault Kwid remeterá ao modelo lançado na China e Índia. Os aperfeiçoamentos visuais serão na frente no conjunto óptico em LED com faróis bipartidos e luzes diurnas DRL). Nas laterais, o hatch trará sinalizadores no para-lamas e novas rodas de liga-leve. Novo para-choque e lanternas traseiras em led completam o conjunto.
O acabamento interno do Kwid será aperfeiçoado. O painel, bancos e laterais das portas terão novo revestimento. O volante e o quadro de instrumentos também serão novos. Deverá trazer ainda reforços estruturais, alguns recursos eletrônicos de segurança e compartilhar o conjunto propulsor que equipa o Sandero e o Logan, o motor 1.0 SCe de 82 cv e 10,5 kgfm.
Renault não confirma mas durante o ano poderá lançar versão elétrica do Kwid e ainda a reestilização da picape da Oroch. O visual remeterá ao novo Duster e o conjunto propulsor deverá ser o mesmo do Captur com o motor 1.3 TCe. De até 170 cv (etanol) combinado com o câmbio automático continuo variável (CVT).
Ford Maverick
Apresentação confirmada para o final do mês, a Ford Maverick chegará do México na versão única Lariat FX4. A picape irmã do Bronco, compartilha elementos visuais, interior e conjunto propulsor com o utilitário esportivo lançado no ano passado. A Maverick chegará para enfrentar a Fiat Toro, a Renault Oroch e a futura Chevrolet Montana.
Visual moderno e robusto, os faróis em forma de C invertido, luzes diurna (DRL), auxiliares de neblina e lanternas são em LED. A grade com barra dupla horizontal inspirada na F-150 separa o grupo óptico. As rodas com desenho esportivo são de liga leve de 17" escurecidas e pneus de uso misto da Pirelli Scorpion ATR 225/65 R17.
Sofisticado acabamento interno, acesso por aproximação, partida por botão e direção elétrica, o quadro digital de instrumentos conta com tela de 6,5 polegadas. A central multimídia com tela de 8 polegadas sensível ao toque e comando por vol e no volante é interativa com Android Auto, Apple CarPlay e imagem da câmera de ré. Conta ainda com FordPass, aplicativo que permite realizar diversas funções pelo smartfone como ligar o motor e o ar-condicionado, abrir e travar as portas ou localização do veículo, entre outras.
O conjunto propulsor combina o motor 2.0 EcoBoost (no Bronco gera 253 cv e força (toque) de 38,3 kgfm), transmissão automática de oito velocidade e tração integral 4x4. A tropicalização da suspensão atendeu às características das ruas e estradas brasileiras, nem sempre em boas condições, como também para o uso em qualquer terreno.
Novo Jeep Renegade
Os novos conjuntos propulsores atualizarão o Renegade, com lançamento previsto para fevereiro. O utilitário esportivo Jeep trará também retoques visuais externos e internos e avançada tecnologia de segurança.
Os aperfeiçoamentos externos ressaltam a robustez e envolvem o para-choque, grade frontal, faróis e lanternas traseiras. No interior, na versão topo de linha, o volante será novo, o mesmo do Compass e Commander e o quadro de instrumentos digital, entre outros detalhes.
O Renegade compartilhará com o Compass e o Commander o conjunto propulsor. O motor T270 turbo flex com sistema multiair e injeção direta de combustível de 180 cv (gasolina) a 185 cv (etanol) e força (torque) de 27,5 kgfm atuará combinado com câmbios automáticos de seis e nove velocidade e trações 4x2 e 4x4. O jipe conta com cinco modos de condução: Auto, Sport, Snow, Sand/Mud e Rock. Todas as versões terão seis airbags e recursos eletrônicos como alerta de saída de faixa e frenagem autônoma de emergência.
As versões híbridas plug-in do Jeep Renegade e do Compass deveriam ser lançadas no mercado brasileiro em 2021, o que deverá ocorrer neste ano.
Mercedes Classe C
Em pré-venda desde novembro, o lançamento da sexta geração do Mercedes-Benz Classe C será na segunda quinzena de janeiro. O design do sedã ficou mais agressivo e esportivo enquanto o interior valoriza a sofisticação, a conectividade e a tecnologia.
As versões C 200 AMG Line , com motor de 204 cv, e C 300 AMG Line, com propulsor de 258 cv) trazem o novo motor de quatro cilindros a gasolina equipado com o sistema de bordo de 48V EQ Boost que gera força (torque) adicional de até 27 cv e 20,39 kgfm.
As duas versões são equipadas com o AMG Line, pacote de acabamentos que tornam o sedan mais esportivo com para-choques e rodas diferenciadas. A nova geração do Mercedes-Benz User Experience (MBUX), conta agora com tela de 12 polegadas. Os comandos principais, como os programas de condução, assistentes ativos de direção ou o ar condicionado, podem ser operados por toque na tela, por voz ou teclas.
O pacote de tecnologia inclui os radares de condução semiautônoma DistronicPlus, novos faróis led digital light e navegação com realidade aumentada. Os preços públicos sugeridos de R$ 349.900, para o C 200 AMG Line, e de R$ 399.900, para o C 300 AMG Line, foram os preços sugeridos durante o período de reserva.
Honda City
Depois do lançamento do City sedã, no final de 2021, a Honda prepara a chegada do hatch entre fevereiro e março. Maior com mais espaço e conforto em relação ao Fit, são 4,341 metros de comprimento, 1,748 m de largura e distância entre eixos de 2,60m. O substituto do monovolume compartilha o visual do sedã até as portas de trás. Generosas lanternas horizontais em LED destacam as linhas esportivas da traseira.
O interior tem revestimento em materiais especiais e superfícies macias ao toque. Todas as versões tem acesso por aproximação e partida por botão.
Nas EXL e Touring o quadro digital de instrumentos é em TFT de sete polegadas configurável. A nova central multimídia de oito polegadas sensível ao toque, interativa com Android Auto, Apple CarPlay e aplicativos sem fio. O sistema de câmeras laterais e de ré multivisão equipa a versão Touring.
O novo City conta com motor 1.5 aspirado flex de 126 cv e força (torque) de 15,5 kgfm com gasolina ou etanol. O câmbio automático continuo variável (CVT) simula sete velocidades com a troca sequencial de marchas por aletas atrás do volante.
A 11º geração do Civic deverá chegar importada durante o ano. O visual ficou mais conservador e o interior foi totalmente renovado. Além da motorização a combustão, poderá ser lançada também uma opção híbrida.
Toyota Yaris
A primeira atualização do Toyota Yares, lançado em 2018, trará novos para-chqoue e grupo óptico, que incluirá faróis e luzes diurnas (DRL) em LED. As rodas de liga leve terão novo desenho e, as lanternas traseiras trarão novos elementos internos. O novo quadro de instrumentos está entre as modificações internas. O Yares receberá novos recursos de segurança enquanto o motor 1.5 deverá ser
Os próximos meses serão movimentados. Chegarão o novo Citroën C3, os Fiat Argo e Cronos, com novos conjuntos propulsores, Volkswagen Polo e Virtus atualizados no visual, interior e motor, e o mexicano Jetta. O Peugeot 208 ganhará motor turbo, os Chevrolet Cruze RS e Montana e o Hyundai HB20, entre muitos outros.