A atualização da linha de veículos da Caoa Chery avança com o novo Tiggo 7 Pro. O utilitário esportivo médio chega com o visual e interior renovados, novo conjunto propulsor, aperfeiçoamentos na suspensão e mais tecnologias de conectividade e segurança. Rodamos cerca de 200 quilômetros por cidades e rodovias de São Paulo com o Caoa Chery Tiggo 7 Pro que, em versão única, tem preço de R$ 187.990.
O Tiggo 7 Pro continua a evolução da Caoa Chery com os novos veículos produzidos no país. O principal executivo da montadora, Marcio Alfonso, ressalta que o utilitário esportivo médio confirma a proposta de cada lançamento ser mais completo. A montadora saltou de 3.734 veículos vendidos em 2017 para 20.081 em 202o e 40 mil neste ano.
Desde janeiro de 2018, a sino-brasileira é a décima marca do mercado brasileiro. Para chegar a meta da produção de 60 mil unidades em 2022, crescer um ponto percentual e conquistar a participação de 3% do mercado doméstico, contratou mais de mil funcionários - 850 para a fábrica de Anápolis (GO) e 241 para o segundo turno em Jacareí (SP). Com o Tiggo 7, a Caoa Chery que mexer com o segmento dos utilitários esportivos médios liderado pelo Jeep Compass e os recém chegados Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos.
Design avançado
Produzido em Anapolis, o Tiggo 7 Pro cresceu, incluindo o porta-malas, em relação ao Tiggo 7 que saiu de linha. Bem completo, avançou na tecnologia e traz de série mais de 10 itens de auxilio à condução e aumento da segurança.
Montado sobre a plataforma modular T1X, a estrutura do Tiggo 7 Pro foi reforçada com o uso de mais de 60% de aços de alta resistência. O ângulos de entrada de 21º e de saída de 27º e a altura do solo de 17,3 centímetros facilitam o desempenho em tipos variados de terreno e situações diárias. A suspensão foi aperfeiçoada para compatibilizar as condições, nem sempre ideais, das ruas e estradas brasileiras com conforto, estabilidade e dirigibilidade. Também reduziu em até 4% o nível de ruído interno em relação ao modelo anterior.
O visual robusto e esportivo foi projetado pelo centro de design da marca em Frankfurt, na Alemanha. A nova grade frontal tipo colmeia, traz pontos cromados e o logotipo no centro. Os faróis afilados são são full LED e as luzes diurnas (DRL), faróis de neblina direcionais e sinalizadores são em LED. Vincos marcam as laterais com a linha de cintura alta e a coluna C tem área envidraçada. As rodas são de liga leve 18 polegadas exclusivas. As lanternas traseiras em LED ligadas por uma barra também em LED, o aerofólio no teto e as saídas do escapamento com molduras em alumínio completam o conjunto.
O utilitário esportivo médio cresceu. São 4,50 metros de comprimento, 1,842 m de largura e 1,705 m de altura. A distância entre eixos é de 2.670 m. O porta-malas aumentou de 475 a 1.500 litros. A tampa pode ser aberta por sensor de presença, tem sistema anti esmagamento e regulagem de altura pela central multimídia, o que facilita a colocação e retirada da bagagem. Para fechar, basta acionar um botão na tampa.
Interior e conectividade
O acabamento do interior do Tiggo 7 utiliza materiais premium com detalhes em aço escovado e preto brilhante. Acesso por aproximação e partida por botão, o painel tem linhas horizontais. O volante multifuncional, com ajuste de altura e profundidade, e os bancos – os do condutor e acompanhante com regulagens elétricas - são revestidos com material sintético que remete ao couro. O quadro digital de instrumentos programável tem tela de 12,3 polegadas e mostra diversas informações como do computador de bordo, sistemas de auxílio à condução e do controle da pressão dos pneus.
O multimídia conta com tela de 10,25 polegadas sensível ao toque e comando por voz, interativa com Android Auto, Apple CarPlay e aplicativos. Com navegação integrada, mostra também imagens 360 graus das quatro câmeras, com guias estáticas e dinâmicas nas manobras de estacionamento.
A recarga do celular é por indução. O console central é elevado e o ar-condicionado automático digital de duas zonas, acionado por tela sensível ao toque, tem saída para o banco traseiro. O teto solar panorâmico tem acionamento elétrico. O interior conta ainda com sete opções de cores de luz ambiente em LED.
Conjunto propulsor
O Tiggo 7 Pro compartilha o conjunto propulsor com o Tiggo 8, o maior utilitário esportivo da Caoa Chery. O motor de quatro cilindros 1.6 turbo GDI a gasolina, duplo comando de válvulas, injeção direta e intercooler, de 187 cv e força (torque) de 28 kgfm atua com o câmbio de dupla embreagem e sete velocidades e modos Eco e Sport. A palanca é do tipo joystick e opção de trocas manuais.O consumo de combustível pelos dados do Inmetro é de 9,9 km/l na cidade e 11,7 k,/l na estrada.
Avançada segurança
O utilitário esportivo médio conta com seis airbags, Isofix e Top Theter para fixação de cadeiras infantis. Também freios a disco com ABS e sistemas de distribuição eletrônica de frenagem, de assistência à frenagem, alerta de frenagem de emergência, controles eletrônicos de estabilidade e tração, do freio de estacionamento, de descida e assistente de saída em aclives.
O Tiggo 7 Pro traz recursos de auxilio à condução como alerta de trafego cruzado traseiro, de colisão traseira, de advertência de abertura de portas, detector de ponto cego e faróis de neblina dianteiros em LED com função de assistência em curvas que melhora a visibilidade em manobras de até 40 km/h.
A nova cor midnight Blue (metalizada) e as branco perolizado, cinza, parta e preto metálicos são as tonalidades disponíveis para o Tiggo 7 Pro.
Lançado em 16 de dezembro, com preço de R$ 179.990, o Caoa Chery Tiggo 7 teve mais de 500 unidades encomendadas nas primeiras 24 horas de venda. A garantia é de três anos para o veículo completo e cinco anos para motor e câmbio.
Nas ruas e estradas
O comportamento do Tiggo 7 atendeu à expectativa nas ruas e estradas de São Paulo. Sobrou potência e força ao conjunto propulsor no congestionado transito urbano e nas rodovias com limite de velocidade de até 120 km/h. As acelerações e retomadas rápidas de velocidade garantiram ultrapassagens seguras. A transmissão silenciosa permitiu também a troca sequencial de marchas pela palanca tipo joystick no console.
O utilitário esportivo rodou com conforto e baixo nível de ruído. A suspensão independente nas quatro rodas - tipo McPherson na frente e multlink atrás foram recalibradas, o que melhorou o conforto e a estabilidade. A inclinação da carroceria do Tiggo 7 Pro nas curvas foi mínima e os controles eletrônicos de auxilio à condução atuaram quando preciso. Alternamos os modos Eco e Sport para sentir as diferenças do comportamento.
Bem equipado, com conforto, conectividade, bom conjunto propulsor e segurança, a distância passou de pressa. No rápido teste, o Tiggo 7 Pro deixou a impressão que tem condições para brigar pelos primeiros postos do seu segmento.
Viagem a convite da Caoa Chery