Um dos carros mais vendidos no país, pioneiro em tecnologias e ícone da Fiat, o Uno sairá de linha depois de 37 anos de história. O fim da produção, anunciada nesta segunda-feira (20), será marcado pela série especial Ciao. Palavra que em italiano pode ser usada tanto para cumprimentar alguém, quanto para se despedir. Serão 250 unidades numeradas com preço ainda não revelado.
A produção do Uno começou em agosto de 1984 no Polo Automotivo de Betim (MG) e soma 4.379.356 unidades nas duas gerações.
A série especial terá detalhes exclusivos como a cor cinza Silverstone, com teto bicolor preto, retrovisores externos e spoiler traseiro no mesmo tom. As portas têm maçanetas na cor do veículo e um exclusivo adesivo lateral com o nome Uno Ciao acompanhado da frase La storia di uma legenda - a história de uma lenda em italiano.
O visual personalizado será complementado por rodas de liga leve escurecidas de 14 polegadas e logo Uno nas cores da Itália à esquerda da tampa do porta-malas.
Interior e detalhes
O interior escurecido terá acabamento bicolor em tons claros nas portas e na faixa central do painel que trará a plaqueta numerada, de 001 a 250. Os bancos também terão revestimento exclusivo.
O Uno Ciao conta direção hidráulica, quadro de instrumentos com tela de LCD, ar-condicionado, sistema de som com rádio bluetooth e entrada USB. Também airbag duplo, travas e vidros elétricos dianteiros, Isofix para fixação cadeira infantil , freios ABS com EBD, porta-trecos no teto e retrovisor central adicional, entre outros.
Trajetória de sucesso
O Uno foi decisivo para a consolidação da Fiat no país. Robustez, versátil e eficiente, o htach compacto escreveu a sua história conquistando o seu espaço e gerações. O design ousado com linhas retas e ampla área envidraçada provocou polêmica no seu lançamento, em 1984. Pioneiro em diversas tecnologias na indústria, sua carroceria aliou design com versatilidade como o espaço interno, a visibilidade e o conforto. O modelo inaugurou o conceito pequeno por fora, grande por dentro.
Ao longo dos seus 37 anos de mercado, o Uno se tornou um ícone e marcou a vida de milhões de brasileiros.
HERLANDER ZOLA
Diretor do Brand Fiat América do Sul e Operações Comerciais Brasil.
O Uno 1.5 R chegou em 1987 para ser o carro mais rápido da marca, ao fazer de 0 a 100 km/h em 12 segundos.
O hatch compacto também democratizou a mobilidade e foi em 1990, o primeiro carro beneficiado pelos incentivos fiscais para modelos com motor de até 1.0.
Foi o primeiro veículo veículo zero quilômetros para milhões de brasileiros.
Em 1994, o Mille ELX foi o primeiro carro popular com ar-condicionado. Em uma época em que não se falava em downsizing (redução do tamanho do motor com aumento da potencia), a Fiat surpreendeu o mercado com o Uno Turbo.
As inovações prosseguiram e, em 2010, a engenharia brasileira da Fiat trocou literalmente a régua pelo compasso.
Desenvolvido no Brasil, a segunda geração arredondou o quadrado e criou uma nova leitura para o Novo Uno.
A primeira geração chegou ao fim em 2013 com a série especial Grazie Mille. Em 2015, o Uno Evolution foi o primeiro no país a tecnologia Start- Stop. O pequeno Fiat estreou diversos motores como os da família Firefly, nas configurações 1.0 de três cilindros e 1.3.