A tradição de segurança da Volvo chegou à sustentabilidade. Avançada tecnologia de propulsão, conectividade e segurança, o XC 40 conta agora só com a opção Pure Eletric no Brasil. Com autonomia de 400 quilômetros, depois de rodar nas estradas do litoral, voltamos testar o utilitário esportivo da marca sueca, desta vez, nas ruas de Porto Alegre. O Volvo XC 40 Recharge Pure Eletric tem preço de R$ 389.950.
A limitada infraestrutura de recarga das baterias nas estradas desafia o avanço dos carros elétricos no país. A rede reduzida de eletro postos no Estado limitou a avaliação do XC 40 como ocorreu também com o Audi e-Tron e o Mini Cooper S elétrico. A maioria dos pontos são de baixa voltagem e a recarga demorada como também ocorre nas tomadas domésticas.
A Volvo anunciou nesta quarta-feira (15) que só venderá o XC 40 elétrico no país, o que deixou curiosa a jornalista Priscila Nunes. Até porque a marca sueca só vende modelos eletrificados ou híbridos aqui. A Volvo também revelou a implantação de uma rede de carregadores rápidos que na primeira fase, com 13 pontos, cobrirá mais de três mil quilômetros de estradas a partir de São Paulo ligando Rio de Janeiro, Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ) e Uberlândia (MG), entre outras cidades.
O Rio Grande do Sul ficará para uma próxima etapa.
Propulsão e visual
O conjunto propulsor com dois motores – um em cada eixo - tem potência combinada de 408 cv e força (torque) de 67,3 kgfm atua com a tração integral nas quatro rodas. A bateria tem autonomia de 400 quilômetros em condições ideais e a recarga pode ser feita em tomada doméstica ou estações de voltagem variada. Os pontos rápidos ainda são poucas.
No visual do XC40, um painel com o logo Volvo Cars substitui a grade de entrada de ar do modelo a combustão. Os faróis são full LED, as luzes diurnas (DRL), os faróis de neblina e as lanternas são em LED.
Condução fácil
Andar com o Volvo elétrico foi sensacional, comemorou Priscila Nunes, que gostou do motor silencioso, do volante leve e da pisada firme. Concordei com ela de que a vontade era de andar sem rumo por horas e horas. Não dava vontade de descer do carro. Foi assim também quando fomos para a Serra com o Audi e-Tron ou rodamos com o Mini-Cooper.
Elegância e tecnologia definem o XC40 para Priscila, ao lembrar que no painel a palavra "ready", de pronto, em inglês, iniciou o nosso test-drive. Para ela, o interior é um show de refinamento, sofisticação e funcionalidade. O acabamento premium tem detalhes cromados e em preto brilhante. Os bancos, com ajustes elétricos, são revestidos em microtech.
O XC40 elétrico não tem chave ou botão para ligar o motor. Basta manter a chave inteligente dentro do veículo, posicionar a alavanca de câmbio na posição "D" e pisar no freio. Moderno não é mesmo? Indagou Priscila.
Alta conectividade
O quadro digital de instrumentos de 12 polegadas é personalizável e traz as informações do sistema de propulsão elétrica. O multimídia com tela de nove polegadas sensível ao toque, por comando no volante ou voz é interativa com Android Auto, Apple CarPlay e aplicativos. Com navegação integrada, indica os pontos de recarga próximos e também mostra as imagens das câmeras de 360 graus.
O novo sistema de entretenimento e conectividade baseado no Google Assist foi testado exaustivamente. Permitiu controlar diversas funções por voz como temperatura, navegação, música e podcasts, entre outras. Enquanto eu dirigia, claro que a Priscila aproveitou para enviar mensagens. Também usamos o Volvo On Call que, pelo aplicativo do celular, realizou diversas operações remotas. O teto solar panorâmico tem acionamento elétrico.
Ágil na cidade
Nas ruas de Porto Alegre, o XC40 elétrico repetiu a versatilidade do teste anterior quando rodamos cerca de 300 quilômetros, quase todos na estrada. Basta acelerar para o XC40 Pure Eletric correr facilmente. Chega a impressionar! Destacou Priscila. A dirigibilidade continuou excelente. Acelerações e retomadas rápidas de velocidade facilitaram as ultrapassagens, principalmente nas radiais. Precisamos de atenção e cuidado para não ultrapassarmos os limites de velocidade do trânsito urbano. Os recursos eletrônicos de assistência à direção e de condução semiautônoma auxiliaram a condução.
No trânsito congestionado rodamos com a função One Pedal que permitiu acelerar e frear apenas pelo controle do acelerador. A medida aumentou a regeneração de energia.
Como a jornalista alertou quando andamos em um carro elétrico a principal pergunta é: qual a autonomia dele?
Com a atenção permanente no quadro de instrumentos acompanhamos a queda da carga.
Ainda tínhamos uma boa quilometragem, mas resolvemos, mesmo assim, parar em um shopping para recarregar e ver como funcionava. Como o ponto foi de baixa tensão, ficamos cerca de duas horas e a bateria recuperou pouco mais de 10%.
De maneira geral, Priscila não viu defeitos no carro e indicaria fácil aos amigos e familiares. Depois de rodar quase 400 quilômetros, concordei com ela quando revelou brincando que foi difícil devolver o XC40.
Conclusão
Na versão única elétrica, a Volvo aposta nas qualidade do XC40 para continuar como o carro mais vendido da marca no país. O comportamento, o desempenho e a avançada tecnologia de segurança credenciam o Volvo XC 40 Recharge Pure Eletric para brigar pela liderança de seu segmento como o utilitário esportivo provou nos dois testes que realizamos. Na decisão de compra, as condições de uso, a limitação dos pontos de recarga e o preço devem ser avaliados na relação custo/benefício.