Robusto, potente conjunto propulsor e capacidade para até 58 toneladas de peso bruto total (PBT), o Arocs encara operações severas fora de estrada. O novo extrapesado basculante Mercedes-Benz é recomendado para o uso na mineração, construção civil e obras de infraestrutura pesadas. Com 200 unidades encomendadas na pré-venda, o Mercedes-Benz Arocs 8x4 tem preço sugerido de R$ 1,1 milhão.
O segmento dos extrapesados para operação fora de estrada deverá absorver 660 unidades neste ano, das quais o Mercedes-Benz já tem 200 reservas, o que significa participação de cerca de 30%. No mercado brasileiro, o Arocs concorrerá com os Scania G e Volvo FMX.
A produção do Mercedes começou há três meses na fábrica de São Bernardo do Campo (SP) e também será exportado para países da América Latina para operações de mineração, como no Chile, com ajustes à legislação local.
Operações severas
No desenvolvimento e produção do Arocs, a Mercedes-Benz investiu R$ 300 milhões, dos investimentos totais previstos de R$ 2,4 bilhões até 2022. O vice-presidente de vendas e marketing caminhões e ônibus da marca alemã, Roberto Leoncini, estima que as vendas do segmento continuarão em alta no próximo ano com a previsão em torno de 1 mil emplacamentos.
As severas condições de uso no Brasil, inviabilizou a importação do modelo alemão e exigiu o desenvolvimento local. O extrapesado foi preparado para enfrentar topografias exigentes sob temperaturas extremas altas ou baixas,
O Arocs tem tração 8x4, capacidade para até 58 toneladas de peso bruto total (PBT) e tração máxima (CMT) de 150 toneladas. O extrapesado pode receber basculantes de 20 a 24 metros quadrados. A capacidade de carga líquida em torno dos 40 toneladas.
“Esse fantástico bruto para operações off-road chega ao País consagrado pelo sucesso na Europa e em outros mercados”
ARI DE CARVALHO
Diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil
O Arocs brasileiro compartilha o motor OM 460 LA com o Actros. O seis-cilindros em linha, 13 litros, de 510 cv de potência e força (torque) de 245 mkgf atua com câmbio automatizado PowerShift G-340 de 12 velocidades adequado às características do propulsor. A transmissão conta com recursos eletrônicos que auxiliam a condução e aumentam a segurança.
O extrapesado tem modos de condução: Econômico – reduz consumo de diesel; Standard – condições normais de uso: power off-road – operação severa , trechos íngremes ou piso de baixa aderência.
Freios e suspensão
O sistema de freio eletrônico do Arocs conta com ABS e ASR e função Hill Holder integrada que facilita a movimentação em aclives. Um sistema auxiliar de freio com acionamento hidráulico atua em conjunto com a caixa de marchas, o freio motor e o de serviço para maior segurança.
A suspensão reforçada do Arocs conta com molas parabólicas de quatro lâminas assimétricas na frente, com capacidade de carga de nove toneladas para cada eixo. O primeiro e segundo têm barras estabilizadoras. As molas parabólicas com 100 milímetros de largura reforçam a suspensão traseira.
Design e interior
O Arocs é um caminhão compacto, fácil de manobrar e dimensionado para qualquer terreno define a fabricante. O para-choque e os faróis foram desenvolvidos para evitar danos e reduzir os custos de reparação. O sistema elétrico foi preparado para ambientes agressivos sendo protegido dos impactos naturais de pisos irregulares.
A grade dianteira é única no portfólio da marca, com quatro aletas e dois spoilers laterais. O grupo óptico conta com faróis halógenos (baixo, alto e de neblina), luzes diurnas (DRL) e lanterna traseira em LED. Pela altura, a versão brasileira tem degrau extra flexível para a cabina. Alguns itens são específicos para operações off-road.
Na cabine de 1,6 metro de altura, 2,2 m de largura e o túnel baixo de 17 cm, o painel é envolvente, o volante multifuncional e o quadro de instrumentos com tela de 10,4 centímetros. Ar condicionado e alavanca de marcha na coluna de direção, o banco do condutor pneumático conta com cinto de segurança integrado. Ainda rádio MP3 com Bluetooth e conector USB, tomada de ar comprimido para limpeza interna, tapetes de borracha, redes para objetos na traseira, preparação para câmera de ré e para rádio PX, entre outros.