Uma das maiores fábricas de automóveis do mundo, o Polo Automotivo de Betim (MG) completou 45 anos. Do pioneiro Uno à nova Strada, o carro mais vendido no país em junho, com sucessivos investimentos, o complexo da Fiat está em permanente processo de evolução sendo referência em tecnologia. Em breve, das linhas de montagem mineira sairá um novo modelo, o utilitário esportivo Pulse.
Inaugurada em 9 de julho de 1976, a fábrica da Fiat foi a primeira do setor automotivo fora do ABCD paulista. O acordo para construção da filial brasileira da Fiat foi assinado pelo presidente do grupo italiano, Giovanni Agnelli, e pelo então governador de Minas Gerais, Rondon Pacheco, em 14 de março de 1973. O primeiro modelo produzido foi o 147. A operação mineira cresceu ao longo dos anos, atraiu fabricantes de componentes e formou o atual polo automotivo com mais de 120 fornecedores em torno de Betim.
O processo de mineirização que reuniu fornecedores próximo a fábrica começou na década de 90.
Novas áreas de desenvolvimento de veículos foram implantadas simultaneamente à atualização das instalações, equipamentos, processos e sistemas a partir do conceito da Indústria 4.0.
O Polo Automotivo de Betim desenvolve, desenha, projeta, testar e produzir veículos de classe mundial.
A evolução da fábrica mineira é marcada pela inovação e o lançamento de veículos que abriram novos espaços no mercado. As novas tecnologias atualizaram os processos de desenvolvimento e produção de produtos e permitiram a capacidade de adaptação para auxiliar a sociedade nos desafios da Covid-19.
Sede da Stellantis (fusão da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) com o Groupe PSA) para a América do Sul, o complexo de Betim é a maior fábrica de veículos da América Latina e uma das maiores do mundo. Numa área de 2,2 milhões de metros quadrados tem capacidade para produzir 700 mil automóveis e comerciais leves por ano e 1,3 milhão de unidades de motores e transmissões. Desde sua fundação, produziu mais de 16 milhões de veículos, dos quais 3,6 milhões foram exportados.
Com 13 mil funcionários, o complexo mineiro produz o Uno, Fiorino, Doblò, Grand Siena, Nova Strada, Mobi e Argo. Também as famílias de motores Fire, Firefly e GSE Turbo. Em breve será a vez do utilitário esportivo Pulse, desenvolvido no país, e que está na fase de pré-série.
A Fiat fechou junho na liderança de mercado pelo sexto mês consecutivo, com 26,1% de participação de mercado, no melhor resultado em 14 anos. De cada quatro carros vendidos no Brasil no mês passado, um foi Fiat. Dos dez mais vendidos, quatro ( Strada, Argo, Mobi e Toro) foram da marca italiana.