O visual externo e o interior renovados reforçaram o design do Captur 2022. O utilitário esportivo Renault avançou no conforto, na segurança, na tecnologia e no conjunto propulsor, com o motor turbo TCe 1.3 flex. A Renault apresentou o novo Captur nesta quarta-feira (7), e as primeiras 300 unidades terão condições especiais de venda. Com três versões, o Renault Captur 2022 tem preços a partir de R$ 124.490, na Zen, a R$ 138.490, na topo de linha Iconic.
O novo Captur é o primeiro veículo do programa de investimentos de R$ 1,1 bilhão no período 2021/22, que prevê a renovação de cinco modelos e o lançamento de dois carros elétricos. Para o presidente da Renault Brasil, Ricardo Gondo, o Brasil é um país estratégico para a marca, que estuda novos produtos e segmentos. Quanto à falta de semicondutores, Gondo destacou que é um problema global da indústria, continuará neste semestre e só começará a melhorar em 2022.
Propulsor avançado
Desenvolvido pela Renault em conjunto com a Mercedes-Benz, o motor turbo TCe (Turbo Control Efficiency) 1.3 flex traz tecnologias da Fórmula-1, como o uso de materiais que reduzem o atrito e o sistema de injeção direta central de combustível de alta pressão.
Mais de 1,2 milhão de unidades foram produzidas na Espanha em 2020. A versão flex, exclusiva para o Brasil, foi desenvolvida pela Renault Tecnologia Américas, no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR).
O turbo TCe 1.3 flex de 170 cv e força (torque) de 27,5 kgfm atua com o automático CVT Xtronic, que simula oito velocidades e troca sequencial de marchas. O conjunto otimiza a economia de combustível e a redução do nível de emissões. Conta também com o sistema Start&Stop, que garante economia de até 5% de combustível no trânsito urbano.
O condutor conta com as funções Eco Scoring e Eco Monitoring na central multimídia Easy Link. Com nota A do Inmetro, o Captur percorre 11,1 km/l no trânsito urbano e 12 km/l no rodoviário com gasolina e 7,5 km/l na cidade e 8,3 km/l na estrada com etanol.
Visual renovado
O visual do Captur 2022 foi atualizado com o novo para-choque mais envolvente, luzes diurnas (DRL) em LED como moldura dos faróis auxiliares de neblina, também em LED, e a grade mais larga no formato C, com detalhe cromado. Os faróis full LED, o protetor da base, entradas de ar e as rodas de 17 polegadas personalizam a versão topo de linha. Nas laterais, o grafismo cromado na parte inferior das portas acompanha a linha de cintura alta.
As rodas estão disponíveis com dois desenhos e dois tipos de acabamento, de acordo com a versão, com pneus Michelin 215/60 R60. As lanternas em LED, a ponteira do escapamento cromada, o nome Captur na mesma cor da carroceria e a sigla TCe referente ao motor turbo 1.3 flex completam a traseira.
A pintura permite oito combinações de cores, incluindo seis em bitom. O teto do Captur pode ser preto ou prata. A carroceria ganhou duas novas cores: bronze Sable e azul Iron, que se somam às cores branco Glacier, vermelho Fogo, prata Étoile e cinza Cassiopée.
Interior aperfeiçoado
O interior renovado recebeu acabamento com materiais suaves ao toque. A versão topo de linha tem a opção bitom na combinação marrom Castanyera. O acabamento traz detalhes em preto brilhante e cromados na cobertura do multimídia e das saídas de ar.
A nova central multimídia, com tela de oito polegadas, é sensível ao toque e comando por voz. Interativa com Android Auto e Apple Carplay, permite parear até seis celulares simultaneamente via Bluetooth e fazer duas chamadas ao mesmo tempo.
Também mostra as imagens das quatro câmeras –uma na frente, duas laterais e uma atrás – do sistema Multiview.
O condutor pode alterar a visualização pelo Easy Link e obter uma visão de todas as direções do veículo.
Com direção elétrica, o novo volante tem ajustes de altura e profundidade, com comandos iluminados, controle e regulador eletrônico de velocidade e do comando de voz. O sistema de som premium Bose com amplificador digital é opcional na versão topo de linha Iconic. Os passageiros do banco de trás contam com duas portas USB.
Tecnologia
Com quatro airbags (frontais e laterais), o utilitário esportivo traz novos recursos eletrônicos, como partida do motor a distância, que permite climatizar o interior sem entrar no veículo, e sensor de ponto cego. O Captur conta com controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, sensor crepuscular e dois pontos Isofix nos bancos traseiros para a fixação de cadeirinhas infantis. Traz ainda alerta de baixa pressão dos pneus e sensor de ponto cego.
Com 4,38 metros de comprimento e 2,67 metros de entre-eixos, o Captur leva cinco ocupantes. O porta-malas tem capacidade para 437 litros. Produzido no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR), o Captur chega em três versões de acabamento: Zen, Intense e Iconic. Todas com o motor turbo TCe 1.3 flex.
Versões e preços
Renault Captur 2022
Zen - R$ 124.490
Chave tipo cartão, direção elétrica, volante multifuncional com ajustes de altura e profundidade, multimídia Easylink com tela de oito polegadas interativa com Android Auto e Apple Carplay, quatro airbags, câmera e sensores de estacionamento traseiros, controles eletrônicos de velocidade (regulador e limitados), de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, sensor de pressão dos pneus, sistema Start & Stop, luzes diurnas (DRL) em LED e rodas de 17 polegadas
Opcional: pintura bitom
Intense - R$ 129.490
Acrescenta ar-condicionado automático, duas saídas USB no banco traseiro, sensores de chuva e crepuscular, faróis auxiliares de neblina em LED com função “cornering”, entre outros
Opcionais: pintura bitom e revestimento interno premium
Iconic - R$ 138.490
Mais revestimento premium, sistema de câmeras Multiview, faróis full LED, sensor de ponto cego, partida remota do motor
Opcionais: pintura bitom e sistema de áudio Bose com seis alto-falantes, subwoofer no porta-malas e equalizador digital.
Ruas e estradas
O conjunto propulsor deu novo ânimo ao Captur. Os 170 cv e a força (torque) de 27,5 kgfm do motor 1.3 turbo flex, distribuídos pelo câmbio automático contínuo varíavel (CVT), que simula oito velocidades, fizeram a diferença em relação ao modelo anterior. Como Priscila lembrou, o motor é o coração de um carro, ou a parte mais importante para “sobreviver”. Fazendo essa analogia, basta acelerar para sentir a mudança, com batidas mais rápidas.
Na rápida avaliação que fizemos com a versão topo de linha do utilitário esportivo nas ruas de Porto Alegre e estradas próximas, o Captur foi ágil, facilitou ultrapassagens, com acelerações e fortes retomadas de velocidade.
A nova direção elétrica é macia, mas firme, e reduziu o esforço nas manobras de estacionamento. Testamos a troca sequencial de marchas e, muitas vezes, quase nos levou a superar os limites de velocidade. A suspensão também evoluiu e sentiu menos as irregularidades do pavimento.
A pintura bitom chamou atenção da jornalista e, com as linhas fluidas valorizadas por cromados sem exageros, deu um diferencial ao Captur. O conjunto óptico em LED da versão avaliada ampliou a visibilidade. O bom revestimento, os bancos confortáveis e o multimídia com as quatro câmeras valorizaram o interior. Priscila observou as mudanças do console, com novo desenho e botões inéditos à frente do câmbio e teclas com diversas funções, mas destacou que o quadro de instrumentos permaneceu o mesmo.
As mudanças atualizaram o Captur, em especial a parte do coração, que aumentou as batidas e potencializou as veias e artérias, como enfatizou a jornalista. Vamos aguardar o test-drive mais longo que faremos nas próximas semanas para novas conclusões sobre o avanço do Captur.