O visual renovado, sofisticado interior e novos recursos eletrônicos destacam os Q5 e Q5 Sportback. Rodamos cerca de 500 quilômetros com o utilitário esportivo e o cupê Audi que compartilham o conjunto propulsor e detalhes nas cinco versões disponíveis no país. Os preços vão de R$ 309.990, no Audi Q5 Prestige, a R$ 395.990, no Q5 Sportback S Line Black, sem opcionais e na modalidade venda direta.
Os novos Q5 e Q5 Sportback integram a renovação da linha Audi no país. A atualização de 30 modelos começou em junho de 2018 com o Q8 e será completada em setembro com o A3 Sedan e Sportback incluindo veículos elétricos. Os dois modelos tiveram 823 encomendas na pré-venda, entre abril e junho, sendo 486 do Q5 e 337 do Q5 Sportback.
O Q5 é o Audi mais vendido no país.
As 393 unidades de 2017, ano do seu lançamento, saltaram para 2.042, em 2019 e representaram 23,4% da venda da marca alemã.
No ano passado, com a paralização provocada pela pandemia do coronavirus, os registros do utilitário esportivo caíram para 1.302.
Design e tecnologia
O lançamento na Europa do Q5 reestilizado foi em junho e do Sportback, em setembro. O utilitário esportivo segue a identidade visual apresentada pelo Q8. As principais modificações estão na frente com o conjunto ótico, grade octogonal e para-choque.
O formato e o acabamento da grade, o para-choque com entradas falsas de ar, o caimento do teto (dois centímetros menos), a traseira e o para-choque criam um visual mais esportivo e diferenciam o Q5 Sportback do Q5. As lanternas dos dois modelos são em Oled com desenho interno diferenciado em quatro formatos, dos quais três opcionais.
Os dois modelos compartilham o conjunto propulsor. O motor de quatro cilindros 2.0 turbo TFSI de 249 cv e força (torque) de 37,7 kgfm atua com o câmbio automático de dupla embreagem de S Tronic, sete velocidades e tração integral quattro. São seis modos de condução: auto, efficiency, comfort, dynamic, offroad e individual.
O sistema elétrico híbrido leve combina o motor de partida com alternador de 12 V que desliga o motor em velocidade constante de 55 km/h a 160 km/h. O start-stop também desliga o motor em parada a partir de 22 km/h. O utilitário esportivo e o sportback aceleram de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos e chegam a velocidade máxima de 237 km/h.
O interior dois modelos com revestimento em couro, materiais macios e costuras aparentes é diferenciado por detalhes de acabamento. Acesso por aproximação, partida por botão, volante de base reta e quadro digital de instrumentos, o ar-condicionado de três zonas. O multimídia MM Touch com tela de 10,11” sensível ao toque, comando por voz e GPS integrado é interativo com Apple CarPlay com dois celulares por Bluethoof e Android Auto com fio. Traz ainda carregador de bateria por indução e sistema de som Bang&Olufsen.
O Sportback é sete centímetros maior e dois centímetros mais baixo do que o Q5. A largura é a mesma. Q5 tem 4,682 metros de comprimento, 1,893 m de largura, 1,662 m de altura e entre eixos de 2,819 m. Q5 Sportback – 4,689 m de comprimento, 1,893 m de largura,1.660 m de altura e entre eixos de 2,819 m.
O hatch e o utilitário esportivo contam com recursos eletrônicos como head-up display, reconhecimento de faixa, alerta de ponto cego e fadiga do condutor, assistentes de estacionamento e tráfego reverso, frenagem autônoma de emergência e faróis full LED Matrix adaptativo, entre outros, de série ou opcional conforme a versão.
Excelente na estrada
O comportamento do utilitário esportivo e do cupê foram praticamente semelhantes nos cerca de 500 quilômetros que rodamos por rodovias expressas, estradas de pista simples e vicinais entre as cidades de São Paulo e Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais, e retorno à capital paulista. Em todo percurso, no trânsito urbano ou rodoviário sobrou potência e força ao conjunto propulsor.
A aceleração progressiva do motor turbo combinado com a troca de marchas rápidas e suaves do ótimo câmbio permitiram aos dois modelos literalmente flutuarem nas rodovias bem pavimentadas. A diferença das carrocerias praticamente não influiu no ótimo comportamento do utilitário esportivo e do cupê.
A posição elevada de condução garantiu ampla visibilidade, a direção elétrica precisa, o conforto dos bancos, o reduzido nível de ruído e a segurança dos recursos eletrônicos como o de velocidade adaptativo, o alerta de mudança de faixa e a tração quattro ultra facilitaram cumprir cerca de 230 quilômetros em pouco mais de três horas.
Nos trechos de estradas simples nem sempre bom estado ou nas vicinais em terra batida com buracos, a suspensão absorveu as irregularidades e manteve o conforto interno. Como em velocidades mais elevadas, o balanço da carroceria do Q5 foi mínimo. Em todas as situações, quando preciso, a tecnologia entrou em ação e garantiu a condução segura e tranquila.
Versões e preços *
Audi Q5
Prestige - R$309.990
S-Line - R$ 344.990
S-Line Black -R$ 370.990
Audi Q5 Sportback
S-Line - R$ 369.990
S-Line Black - R$ 395.990
(*) sem opcionais e modalidade venda direta
Fonte: Audi Brasil