A economia brasileira começou a respirar, mas setores como o automotivo continuaram com dificuldades. A falta de semicondutores comprometeu a produção e provocou a redução da oferta de veículos. Em algumas marcas, a entrega chega a levar 90 dias. Os emplacamentos cresceram em junho, e a Fiat liderou o mercado e colocou cinco modelos entre os 10 mais vendidos: Strada (1º), Argo (2º), Mobi (4º), Toro (8º) e Cronos (10º).
O registro de 169.589 automóveis e comerciais leves em junho foi 3,3% menor em relação a maio e 38,1% maior na comparação com o mesmo mês de 2020, comprometido pela pandemia do coronavírus quando o mercado estava praticamente parado.
O resultado acumulado de janeiro a junho deste ano, de 1.006.685 unidades vendidas, cresceu 31,9% sobre o primeiro semestre de 2020, que foi comprometido pela paralização da produção e da venda.
Com o encerramento do primeiro semestre, a Fenabrave (entidade dos revendedores) revisou suas projeções para o ano. A expectativa inicial de crescimento de vendas de 15,4% nos automóveis e de 17,9% nos comerciais leves caíram para 10,2% e 13,2%, respectivamente.
Montadoras
A General Motors, que liderou o mercado nos últimos cinco anos, e a Volkswagen foram as mais atingidas pela falta de semicondutores. A GM, com a fábrica de Gravataí (RS) parada desde março, caiu para a sétima posição.
Com 44,4 mil veículos emplacados em junho, a Fiat ficou com 16,2% do mercado. A participação da montadora mineira cresceu 3,15 pontos percentuais em relação a maio e 12,5 na comparação com o mesmo mês de 2020. Apesar da paralização de três fábricas em quase todo o mês, a Volkswagen manteve a segunda posição, com 22,7 mil registros e participação de 13,6%, mas não teve nenhum modelo entre os 10 mais vendidos.
A Hyundai, com 16,8 mil emplacamentos e 9,9% do mercado, ficou em terceiro, seguida pela Toyota, com 16,4 mil e 9,7%, e pela Jeep – 13.857 e 8%. Além da maior participação na sua história no país, a marca norte-americana teve dois modelos entre os 10 mais vendidos, o Renegade (5º) e o Compass (7º).
Automóveis e comerciais leves
A gangorra do últimos meses no mercado brasileiro foi repetida em junho. A Strada, com 9.697 registros, trocou de posição com o Argo (9,382), e voltou à liderança do mercado. O Hyundai HB20 (9.382 emplacamentos), Fiat Mobi (7.529) e o Jeep Renelgade (7.504) completaram o ranking dos cinco carros mais vendidos.
Com a produção parada desde março, o Chevrolet Onix caiu para sétimo em abril, 13º em maio e agora em junho para 22º, com 2.532 emplacamentos.
Mesmo assim, o hatch GM é o quarto carro mais vendido do ano, atrás apenas de Fiat Strada, Hyundai HB20 e Fiat Argo.
O Renegade, quinto na classificação geral, manteve a liderança do segmento de utilitários esportivos. Foi seguido pelo irmão Compass (6.046), Hyundai Creta, nono na geral (5.902), Toyota Corolla Cross, em 12º (4.710), e Volkswagen T-Cross, 16º (4.710).
Posição, modelo, vendas em junho e no ano
- 1º Fiat Strada - 9.697 61.064
- 2º Fiat Argo - 9.382 41.926
- 3º Hyundai BH20 - 7.609 45.408
- 4º Fiat Mobi - 7.529 39.356
- 5º Jeep Renegade - 7.504 40.607
- 6º Renault Kwid - 6.083 29.186
- 7º Jeep Compass - 6.046 32.554
- 8º Fiat Toro - 5.909 34.089
- 9º Hyundai Creta - 5.902 33.493
- 10º Fiat Cronos - 5.404 10.249
- 11º Volkswagen Gol - 4.742 36.969
- 12º Toyota Corolla Cross - 4.710 10.313
- 13º Toyota Corolla - 3.544 19.899
- 14º Toyota Hilux - 3.535 19.236
- 15º Chevrolet S10 - 3.321 12.782
- 16º Volkswagen T-Cross - 3.318 29.179
- 17º Nissan Kicks -3.250 19.169
- 18º Volkswagen Saveiro -2.932 15.570
- 19º Volkswagen Nivus - 2.823 19.935
- 20º Fiat Uno - 2.632 15.340
- 21º Hyundai HB20S - 2.579 12.092
- 22º Chevrolet Onix - 2.532 41.510
- 23º Honda HR-V - 2.469 18.746
- 24º Renault Duster - 2.353 12.950
- 25º Citroën C4 Cactus - 2.151 7.302
Fonte: Fenabrave