A produção da nova da nova família de motores GSE turbo começará no Polo Automotivo Fiat de Betim (MG). Com investimentos de R$ 400 milhões serão fabricados os dois novos propulsores GSE turbo T1 1.0 e T4 1.4 que equiparão os veículos da Fiat e Jeep. O primeiro será o quatro cilindros 4V MultiAir III 1.3 (1.332 cm³) a gasolina e flex. A gasolina, a potência será de 180 cv e a força (torque) de 27,5 kgfm com taxa de compressão de 10.5:1.
A nova unidade mineira terá capacidade inicial para a produção de 100 mil motores. Ainda neste ano receberá novo investimento de R$ 100 milhões para o inicio da produção do propulsor de três cilindros turbo 1.0. A nova fábrica do Polo Automotivo Fiat foi inaugurada nesta quarta-feira (10) com os principais executivos da Stellantis, Carlos Tavares (global), Mike Manley (Américas) e Antonio Filosa (América do Sul).
Motores GSE turbo
Para seu principal executivo, Carlos Tavares, a Stellantis abre uma nova era para a presença sustentável do grupo na América Latina e a produção do motor GSE Turbo de classe mundial é uma grande notícia para a economia brasileira.
- Estou convencido de que nossos talentosos e comprometidos funcionários farão o possível para garantir a satisfação de nossos clientes”, salientou.
A planta de motores turbo representa um passo estratégico na direção de “ampliarmos nossa presença na América Latina. Também traz muitas possibilidades para nossa gama de produtos, pois os motores GSE Turbo reúnem as melhores tecnologias de desempenho e sustentabilidade, com ganhos no consumo de combustível e redução de emissões, destacou o responsável pelas operações da Stellantis para a América do Sul, Antonio Filosa.
Gasolina e flex
Com a tecnologia MultiAir, a nova família de motores GSE Turbo promete mais economia, melhor desempenho e menos emissões. As duas versões serão disponíveis nas versões flex e gasolina. Bloco em alumínio, os propulsores com qualidade de classe mundial trazem avançadas tecnologias.
O motor T4 1.4 deverá equipar progressivamente as novas versões dos Jeep Renegade e Compass e do Fiat Toro. O T3 1.0, que será produzido ainda neste ano, com potência prevista em torno de 130 cv, estará disponível para versões do Fiat Argo, Cronos e Strada e o futuro utilitário esportivo compacto Fiat, o Projeto 363.
A operação da nova planta transforma o Polo de Betim no maior centro de produção de conjuntos propulsores da América Latina, com capacidade anual de 700 mil motores e 500 mil transmissões.
Manufatura 4.0
Com 12 mil metros quadrados de área produtiva, a nova planta conta com duas linhas de usinagem (cabeçote e bloco de motor), e uma linha de montagem, dividida em três ciclos. A fábrica emprega diretamente 350 pessoas. A produção segue os conceitos de engenharia 4.0 com tecnologias digitais e virtuais adotadas na manufatura em unidades do grupo na Europa e China.