O visual externo, o acabamento interno e os detalhes exclusivos escurecidos personalizam o Onix Plus Midnight. As principais modificações estão na frente, com o preto brilhante valorizando a esportividade da nova série especial do sedã compacto. Rodamos 500 quilômetros pelas estradas gaúchas com um Chevrolet Onix Plus Midnight, que tem preço sugerido de R$ 85.780.
A nova opção do sedã mais vendido no país e terceiro no ranking geral de 2020 com mais de 83 mil registros é baseada no Onix Plus Premier I. Para a jornalista Priscila Nunes, essa série especial comparada com as outras versões "é sinônimo de sofisticação". As peças cromadas são substituídas por preto brilhante, deixando o sedã compacto com um aspecto totalmente "dark".
A nova grade tipo colmeia em preto brilhante, os faróis do tipo projetor com máscara negra, as luzes diurnas em LED, frisos frontais e laterais, rodas de 16 polegadas e logotipos escurecidos, incluindo a gravata Chevrolet, marcam o design e remetem a esportividade.
– Logo no início do test-drive o que chamou a atenção foi a gravata da Chevrolet escurecida, assim como a nomenclatura Onix. Já vimos e testamos esse estilo escurecido em outros carros como a Tracker, S10 e Equinox. Lembram? – recorda a jornalista.
Os faróis escurecidos caíram bem com a grade cheia de elementos hexagonais e o "Black Bow Tie" centrado. As luzes diurnas em LED realçam a cara do sedã, mas não há faróis de neblina.
As laterais tem linhas limpas e fluídas. Os retrovisores e as maçaneta são na cor da carroceria. As rodas de liga leve, desenho exclusivo e 16 polegadas também são em preto brilhante. Os pneus são 195/55 R16. As lanternas traseiras são escurecidas. A gravata e o nome Onix pintados em preto. Mas Turbo e Premier são cromados.
Interior e detalhes
– Se por fora o Chevrolet Onix Plus Midnight parece legal, por dentro, ele corresponde inicialmente ao que se espera, tendo um ambiente escurecido, mas não totalmente, combinando com o cinza – enfatizou Priscila.
O acabamento interno do painel, console central e quadro de instrumentos, volante multifuncional de base reta com moldura inferior em preto brilhante e bancos com revestimento em couro sintético preto são exclusivos. O painel e as laterais das portas dianteiras são revestidos em material com detalhes que lembram fibra de carbono.
O novo MyLink conta com tela de oito polegadas sensível ao toque e comando por voz, interativa com Android Auto e Apple CarPlay, câmera de ré e aplicativos, entre outros recursos. Como sempre, o multimídia foi dissecado pela Priscila.
- Testamos o novo MyLink com display de 8’’ que avançou, ficou mais intuitivo e rápido. Conectamos o celular à tela em fácil e bem-sucedida operação. Ativamos o MyLink, colocamos o Waze e aplicativo de músicas, o que foi importante para viagens. Central multimídia aprovada! – comemorou.
Nas ruas e estradas
O conjunto propulsor, como no teste do Onix Plus Premier 2021, atendeu as necessidades do sedã compacto.
Os 116 cv e força (torque) de 16,6kgfm do motor 1.0 turbo combinados com o bom câmbio automático de seis velocidades puxaram bem o Midnight.
Ágil nas ruas e nas estradas, as respostas rápidas garantiram ultrapassagens seguras com força em baixas rotações. O nível de ruído, mesmo em velocidades mais elevadas, foi baixo. As trocass de marcha foram precisas, silenciosas e praticamente imperceptíveis Quem gosta de uma condução mais esportiva sentirá falta de aletas no volante para troca sequencial que é feita por uma tecla na palanca com a posição L.
O comportamento do Midnight foi o mesmo do Premier II que avaliamos no outubro passado em viagem para Serra. A direção com assistência elétrica, leve e precisa, ficou mais firme acompanhando o aumento da velocidade. A suspensão bem ajustada praticamente ignorou pequenas irregularidades do piso, lombadas e quebra-molas, mas sentiu em condições mais precárias. A estabilidade foi ótima e os recursos eletrônicos ajudaram quando preciso.
- O Onix Plus Midnight tem ainda sensor de estacionamento e câmera de ré que ajudam muito na hora de estacionar. Eu não vivo mais sem esses sensores, gosto de recomendar para as pessoas que têm o carro maiorzinho, por exemplo. Facilitou muito a vida, principalmente quando estacionamos em vias movimentadas e precisamos estacionar de forma mais ágil – lembrou Priscila.
O consumo de combustível variou pouco em relação aos testes da nova geração do Onix, modelo 2020 e do 2021. Na cidade, as médias do sedã variaram de 11,3 km/l a 13,5 km/l. Na estrada, em velocidade constante de 80 km/h, ficaram entre 13,1 km/l a 20,7 km/l e de 14,2 km/l a 18,5 km/l a 110 km/h. No trecho de 150 km entre Capão da Canoa e Zona Sul de Porto Alegre a média foi de 18,3 km/l.
Conclusão
O Onix Plus Midnight traz os avanços do Premier I, do qual a série especial é derivada, e mantém o conforto, a segurança, a sofisticação e o desempenho sem comprometer o consumo de combustível. A personalização garante a exclusividade para quem busca uma opção com visual mais esportivo. Como Priscila lembrou, a opção em relação ao Premier, pela diferença de preço, é questão de prioridades e da relação custo-beneficio.