A Porsche comemora os 25 anos do Boxster com uma série especial de 1.250 unidades baseadas no modelo 718 GTS 4.0. O Boxster 25 Anos conta com motor de seis cilindros aspirado, 400 cv e força (torque) de 42,8 mkgf, além de câmbio manual de seis marchas ou automático de dupla embreagem e sete velocidades (PKD). Com o pacote Sport Chrono, o roadster acelera de zero a 100 km/h em quatro segundos e chega à velocidade máxima de 293 km/h. No Brasil, o modelo está disponível para encomenda com preço sugerido a partir de R$ 605 mil, na versão equipada com câmbio PDK.
A versão comemorativa remete ao carro-conceito Boxster mostrado no Salão de Detroit de 1993.
Lançado três anos depois, o roadster atualmente está na quarta geração, com mais de 357 mil unidades produzidas.
Traz recursos como suspensão adaptativa Porsche Active Suspension Management (PASM), que rebaixa a altura em 10 milímetros. Também conta com o Porsche Torque Vectoring (PTV), com bloqueio mecânico do diferencial.
O roadster destaca o tom de marrom acobreado Neodyme, que contrasta com a pintura básica GT Silver Metallic da unidade conceito de 1993. A cor está na frente, nas entradas de ar, no nome e nas rodas de liga leve de 20 polegadas em dois tons. O Boxster 25 Anos conta com as cores GT silver metallic, deep black metallic e Carrara white metallic. A tampa do tanque de combustível traz inscrição Porsche em tons de alumínio, como a saída de escape.
Interior e detalhes
O interior em couro Bordeaux acompanha a capota conversível de tecido vermelho com a inscrição Boxster 25. Interior em alumínio, bancos esportivos com ajuste elétrico, frisos dos estribos da porta com a inscrição Boxster 25, volante esportivo GT em couro e aquecimento estão entre os equipamentos da série especial.
Evolução e gerações
O Boxster representou um marco no novo direcionamento da estratégia de modelos da Porsche e abriu caminho para enfrentar as dificuldades econômicas na metade dos anos 1990. A montadora lançou o primeiro motor de seis cilindros refrigerado a água e o conceito de peças de substituição inteligentes.
O visual do carro-conceito Boxster mostrado em Detroit reavivou imagens do lendário 550 Spyder e do carro de corrida 718 RS 60 Spyder. Como compartilhou a frente do 996 da geração 911, comprovou ser um autêntico Porsche. O preço modelo de série lançado em agosto de 1996 atraiu novos clientes, mais jovens.
O Boxster passou por sucessivos aperfeiçoamentos, como o motor de seis cilindros 2.5 instalado no centro e 204 cv. A primeira geração 986 Boxster recebeu um motor de 2.7 litros em 1999, de 220 cv e depois 228 cv. O Boxster S foi turbinado com propulsor 3.2 de 252 PS, que logo passou para 260 cv.
A geração 987, lançada em 2004, trouxe rodas de 17 polegadas, interior reprojetado e, como opcional, amortecedor variável, freios de cerâmica e o pacote Sport Chrono. Os motores geravam 240 cv e 280 cv. Ganhou ainda motores mais potentes, e o câmbio automático Tiptronic S foi substituído pelo PDK.
O Boxster, reestilizado em 2012, ficou mais leve e robusto e os motores, mais potentes e econômicos. Em abril de 2014, o Boxster GTS chegou com motor de 330 cv e o Spyder, com 3.8 de 375 cv.
A atual geração 982 do Porsche 718 Boxster chegou em janeiro de 2016 com os motores turbo de quatro cilindros e projeto aprimorado, o 2.0 de 300 cv e o boxer 2.5 de 350 cv. O próximo Boxster GTS atingiu a potência de 365 cv. Na metade de 2019, o Boxster Spyder compartilhou o motor 4.0 de 420 cv com o esportivo 718 Cayman GT4. Desde 2020, o motor de seis cilindros também turbina a potência de 400 cv do 718 Boxster GTS 4.0.