O projeto da Audi de ampliar a presença de esportivos elétricos no país continuará com dois novos modelos. Depois de lançar o utilitário esportivo e-tron e anunciar o e-tron Sportback para ainda neste ano, em 2021 será a vez do e-tron GT. A confirmação ocorreu durante experiência de direção dos modelos de alto desempenho da família RS com clientes realizado em São Paulo. A Audi tem mais de 330 pedidos efetuados dos carros com preços vão de R$ 435.990, no RS Q3, a R$ 1.234.990 milhão, no R8.
O e-tron GT, mostrado como conceito no Salão do Automóvel de Los Angeles (EUA) em 2018, entrará em produção na fábrica da Audi de Neckarsulm, na Alemanha, até o final do ano. A venda na Europa do cupê de quatro portas começará nos primeiros meses de 2021 com desembarque no Brasil ainda no próximo ano.
Visual ousado, linhas futuristas, os dados já divulgados do GT mostram que o novo Audi terá dois motores. Potência combinada equivalente a 590 cavalos e tração integral quattro.
De acordo com montadora alemã, o e-tron GT acelera de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos e chega à velocidade máxima de 240 km/h limitada eletronicamente.
A bateria de íons de lítio de 90 kWh foi posicionada embaixo do assoalho. A autonomia do e-tron GT será superior a 400 quilômetros. Pelos dados da Audi, um carregador especial de 800 volts permitirá recargas ultra rápidas de 0 até 80% de carga em apenas 20 minutos.
O e-tron GT compartilha a mesma plataforma com o Porsche Taycan. A carroceria do cupê Audi combina aço de alta resistência, alumínio e carbono. O cupê tem 4,96 metros de comprimento, 1,96 metro de largura e entre eixos de 2,90 metros.
DNA esportivo da marca
A família RS avançará com seis novos modelos, dos quais, quatro chegarão em novembro – RS Q6, TT RS, RS 7 Sportback e RS6 Avant. A linha de esportivos de alto desempenho será complementada em janeiro de 2021 com o desembarque dos RS Q3 e RS Q3 Sportback.
Os novos RS 6 e RS 7 seguem a nova linguagem de design e a estratégia global de digitalização da Audi. Na quarta geração, a Avant é a station wagon mais rápida do mundo. Como o RS 7, traz o motor 4.0 TFSI de 600 cv e (força) de 81,5 kgfm combinado com transmissão automática Tiptronic e tração integral quattro. Os dois modelos aceleram de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos.
O interior premium traz o novo conceito operacional da marca no console central e painel com dois grandes displays sensíveis ao toque de alta resolução. A tela superior de 10,1 polegadas, do MMI, interativa com o Android Auto e Apple CarPlay, mostra diversas informações, como de navegação e seleção de rádio. No console do túnel central, o display inferior de 8,6 polegadas permite o acesso ao controle de climatização, funções de conforto e entrada de texto.
A gama de utilitários esportivos Audi terá novas opções esportivas com a chegada dos RS Q3, RS Q3 Sportback e RS Q8. Os dois primeiros terão motor 2.5 TFSI com 400 cv e força (torque) de potência e 48,2 kgfm. O SUV Coupé esportivo topo de linha é equipado com o propulsor 4.0 TFSI de 600 cv e força (torque) de 81,5 kgfm.
Das pistas para ruas e estradas
Com origem nas pistas, o R8 tem motor central-traseiro V10 que gera 610 cv de potência e 57,1 kgfm combinado com o câmbio de dupla embreagem S tronic de sete velocidades e tração quattro. O superesportivo acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,2 segundos e chega à velocidade máxima de 330 km/h.
O interior conta com três opções de acabamento em couro, quadro digital de instrumentos personalizável com tela de 12,3 polegadas e tecnologias de informação e entretenimento como o MMI touch, Audi smartphone interface e sistema de som Bang & Olufsen de série.
Pré-venda com preços na venda direta
Audi
- RS Q3 – R$ 435.990
- RS Q3 Sportback – R$ 465.990
- RS 6 Avant - R$ 793.990
- RS 7 Sportback – R$ 839.990
- RS Q8 – R$ 902.990
- R8 - R$ 1.234.990 milhão
Fonte: Audi