O visual atualizado, o espaço interno adequado e o bom desempenho do conjunto propulsor sem comprometer o consumo de combustível garantem a competitividade do Argo. O hatch compacto fechou março entre os cinco carros mais vendidos no país. Rodamos cerca de 600 quilômetros por ruas e estradas com o Fiat Argo 1.3 Drive manual que tem preço a partir de de R$ 53.690, sem opcionais.
As linhas fluidas valorizam o visual compacto do Argo. A ampla grade separa os faróis que invadem os para-lamas. A jornalista Priscila Nunes destacou o conjunto harmônico com as luzes diurnas em LED e os indicadores de direção que chamaram a atenção e deixaram o hatch mais sofisticado. A traseira é marcada pelo aerofólio e pelas lanternas que avançam nas laterais.
Bem completo, o bom acabamento valoriza o interior escurecido com detalhes cromados e em preto brilhante. Bancos revestidos em tecido, quadro de instrumentos analógico digital, volante multifuncional, ar-condicionado e central multimídia, entre outros itens, são de série.
Os 101 cv e a força (torque) de 13,7 kgfm do motor Firefly 1.0 com gasolina (109 cv e 14,2 kgfm com etanol) garantiram desempenho adequado ao Argo. Os engates macios e rápidos do câmbio manual de cinco velocidades facilitaram a troca de marchas, principalmente nas reduzidas em ultrapassagens.
Na cidade, o hatch foi rápido e o start/stop ajudou economizar combustível no anda e para do trânsito congestionado.
A direção elétrica facilitou a condução.
A suspensão bem calibrada ignorou as irregularidades do pavimento, lombadas e quebra-molas sem comprometer o conforto.
— Andamos com o Argo nas ruas da Zona Norte. Pelos trechos do Jardim Lindóia, o carro passou nos buracos de forma tranquila — lembrou Priscila.
Na estrada
Sobrou potência e força na estrada. Nas velocidades mais elevadas como a 110 km/h e o motor a 3.200 giros, o ruído interno aumentou e ficou a certeza de que uma sexta marcha adicional permitiria melhor aproveitamento do competente conjunto propulsor.
— Senti a diferença na troca de marchas em relação ao câmbio automático de seis velocidades de outras versões que já testamos — relatou.
A combinação dos ajustes de bancos e da coluna da direção, apesar de apenas com regulagem de altura, permitiram boa posição para dirigir.
—A direção elétrica progressiva facilitou a condução. O Argo é um carro compacto fácil de estacionar pelo tamanho e as manobras são facilitadas pela câmera de ré e sensores traseiros — destacou a jornalista.
O consumo de combustível foi um dos pontos altos de todas as versões do Argo com o motor Firefly que testamos. Sempre com gasolina, na cidade as médias ficaram entre 12,3 km/l a 14,8 km/l. Na estrada, na velocidade constante de 80 km/h, o Argo rodou de 15,3 km/l a 19,2 km/l, e a 110 km/h, de 14,2 km/l a 16,3 km/l.
Interior e detalhes
Com 3,99 metros de comprimento, 1,72 m de largura, 1,50 m de altura e distância entre eixos de 2,52 m, o Argo acomoda bem condutor e acompanhante na frente e dois adultos e uma criança atrás.
Volante multifuncional, direção elétrica progressiva, quadro de instrumentos analógico digital, TFT com de 3,5 polegadas, multimídia Uconnect com tela de 9 polegadas sensível ao toque e comando de voz, interativa com Android Auto e Apple Carplay, câmera de ré, Bluetooth, ar-condicionado e pressão dos pneus, estão entre os itens de série e opcionais.
— Chegou a hora do teste que sempre faço. Espelhamento da tela do celular. Achei a parte interna muito atrativa.A tela grande de nove polegadas sensível ao toque foi fácil de manusear. No meu caso, o Apple Car Play, é bem intuitivo e completo. Adoro a central multimídia da Fiat, tanto no Argo como de outros modelos como o Cronos e a Toro — lembrou Priscila.
Para a jornalista, o Argo é um carro esportivo e jovial, indicado para andar na cidade e viagens mais curtas. Ideal para pessoas que vivem sozinhas, casais ou ainda famílias pequenas.
Conclusão: Bem completo, o modelo avaliado contava com todos os opcionais. O Argo Drive 1.3 manual repetiu o comportamento das demais versões, ideal para a cidade e viagens curtas. Considerando o bom conjunto propulsor, adequado a um hatch compacto, o câmbio de seis marchas faria diferença positiva no comportamento.