O ajuste do motor 1.5 turbo de 150 cv com o novo câmbio automático contínuo variável (CVT), o espaço e o conforto garantiram ao Arrizo 5 concorrer em igualdade com os modelos premium norte-americano, alemão e japonês do seu segmento. O comportamento do sedã surpreendeu no test-drive realizado em São Paulo. O Caoa Chery Arrizo 5 tem preços de R$ 74.590, na versão RT, a R$ 83.500, na RTS.
O motor de quatro cilindros 1.5 turbo 16V flex do Arrizo 5 2020/2021 foi aperfeiçoado pela engenharia da Caoa Chery. São de 147 cv (gasolina) a 150 cv (etanol) e força (torque) de 21,4 kgfm. No modelo anterior, a força era de 19,9 kgfm.
O novo projeto de hardware e software do câmbio CVT aumentou de sete para nove velocidades.
Pelos dados da Caoa Chery, o desempenho do Arrizo 5 melhorou em relação ao modelo anterior. O sedã acelera de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos contra 10,8 segundos.
Com o novo conjunto propulsor, o consumo de combustível ficou menor. Com gasolina, o sedã faz 11 km/l na cidade e 12,9 km/l em rodovias. Já com etanol, são 7,6 km/l no perímetro urbano e 9,8 km na estrada.
Cidade e estrada
Nos 240 quilômetros percorridos na cidade de São Paulo e rodovias do interior paulista, o desempenho do Arrizo 5 surpreendeu. Provou a perfeita combinação do motor turbo com o novo câmbio CVT que simula nove velocidades tanto no anda e pára da cidade quanto em velocidades elevadas nas estradas.
No trânsito congestionado de São Paulo, o Auto Hold mostrou sua versatilidade ao parar o carro no congestionamento sem a necessidade manter o pé no freio. Nas marginais, bastou acelerar para respostas rápidas e silenciosas.
Nas rodovias, com velocidades limitadas em 110 km/h e 120 km/h, o turbo nostrou serviço. Próximos aos limítes permitidos, entre 2.200 e 2.550 giros, sobrou motor. Foi só pisar no acelerador para retomadas eficientes que permitiram ultrapassagens seguras,
Interior e tecnologia
Montado sobre a plataforma M1X, com 4.532 metros de comprimento, 1.814 m de lagura, 1.487 m de altura e distância entre eixos de 2,650 m, o Arrizo 5 acomoda com espaço e conforto quatro adultos e uma criança. O porta-malas leva 430 litros.
Acesso por aproximação e partida por botão, o sedã da Caoa Chery tem direção elétrica, revestimento interno em couro, volante multifuncional com regulagem de altura e quadro de instrumentos com display colorido e mostradores analógicos e digitais.
A central multimidia tem tela de oito polegadas sensível ao toque e interativa com Android Auto e Apple CarPlay, também mostra a imagem da câmera de ré.
O ar-condicionado e eletrônico digital.
O sedã da Caoa Chery tem airbags frontais, Isofix para fixação de cadeirinha, freio de estacionamento eletrônico, Auto Hold - que permite tirar o pé do freio durante parada, freios a disco nas quatro rodas com ABS, controles eletrônicos de estabilidade e tração. As novas rodas são de 17 polegagadas diamantadas e os pneus 205/50 R17.
Fábricado em Jacareí (SP), nas cores branco e preto (sólidas), azul, cinza e prata (metálicas) e branco (perolizado), o Arrizo 5 tem três anos de garantia para o veículo completo e cinco anos para motor e câmbio.
O jornalista viajou a convite da Caoa Chery