O novo Equinox Premier 1.5 Turbo é o tipo de carro familiar para quem gosta de dirigir com conforto, segurança e desempenho adequado às características do novo conjunto propulsor. Bem completo, o crossover mexicano foi perfeito nos 500 quilômetros que rodamos em ruas de Porto Alegre e nas estradas gaúchas. O Chevrolet Equinox Premier 1.5 Turbo AT6 AWD 2020 tem preço sugerido de R$ 154.9 90.
O novo motor 1.5 Turbo combinado com o câmbio automático de seis velocidades e tração integral garante um bom desempenho sem comprometer o consumo de combustível. Apesar da diferença da força e potência em relação ao motor 2.0 e transmissão de nove velocidades do modelo topo de linha, transporta tranquilo a família e a bagagem.
A jornalista Priscila Nunes lembrou que o motor 2.0 de 262 cv e força (torque) de 37 kgfm foi um dos pontos altos quando testamos a versão anterior, mas “o comportamento do propulsor 1.5 turbo chamou a atenção. Bastou acelerar. Andamos pelas ruas de Porto Alegre e o carro teve um bom desempenho”.
Os 172 cv e força (torque) de 27,8 kgfm foram bem distribuídos pelo câmbio automático de seis velocidades e a tração integral. Nas ruas, as respostas foram rápidas e facilitaram as ultrapassagens. Apesar dos 90 cv menos em relação ao 2.0, o Equinox rodou bem na estrada. A troca de marchas foi suave, precisa e praticamente imperceptível.
Sem pretensões esportivas, como um carro de passeio familiar, o Equinox privilegia o conforto.
-Ideal para famílias com filhos. Imaginei um pai usando o carro diariamente na cidade e passeando com a família nos finais de semana -, argumentou a jornalista.
Com 4,652 metros de comprimento, 2,105 m de largura, 1,695 m de altura e entre-eixos de 2,725 m, o Equinox acomoda bem cinco ocupantes e bagagem.
O porta-malas leva de 468 a 1.627 litros com os bancos traseiros rebatidos.
Interior e tecnologia
A direção elétrica progressiva facilitou a condução. A boa suspensão independente nas quatro rodas, tipo multilink na traseira, superou tranquila as irregularidades do pavimento como desníveis, buracos e lombadas.
Nas ruas, os assistentes de tráfego cruzado (ponto cego), e partida em rampa ajudaram a condução. Nas estradas, em velocidades mais elevadas, foi a vez dos controles de tração e estabilidade, do assistente de permanência em faixa e do sistema de tração integral. Nos limites em trechos íngremes e curvas sinuosas, o balanço da carroceria foi normal.
As dimensões e o peso do Equinox não comprometeram o consumo de gasolina. No trânsito urbano, as médias ficaram entre 9,3 km/l e 11,9 km\l dependendo do fluxo. Na estrada, variaram de 12,9 km\l a 18, 6 km\l (80 km\h) e 11,8 km\l a 14,2 km\l (110 km\l)..
Priscila gostou do interior do Equinox pelo bom espaço para os passageiros, banco do condutor com ajuste elétrico e ar-condicionado digital de duas zonas. Também pelo acesso por aproximação, partida por botão, acionamento do porta-malas por sensor de movimentação e alerta do desvio de faixa pela vibração do banco do motorista.
- A central multimídia MyLink com tela de oito polegadas sensível ao toque foi fácil de comandar. A conectividade com o celular Apple CarPlay ( também é interativa com o Android Auto) foi ótima como ainda usar o GPS e o sistema On Star. O teto solar panorâmico com acionamento elétrico valorizou o crossover e aumentou a luminosidade interna - , ponderou a jornalista.
O crossover médio tem direção elétrica, volante multifuncional, bancos revestidos em couro, retrovisores, vidros e travas das portas elétricos, som Bose e carga da bateria do celular por indução. Como versão Premier, traz também sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, crepuscular, faróis de xênon, luzes diurnas e lanternas em LED e rodas de liga leve aro 18 polegadas.
Priscila lembrou a importância da versão Midnight para a gama Equinox. “Dirigimos o Premier, mas gostei também da nova opção que possui acabamento externo e interno e escurecido. O preto aparece na carroceria, na grade frontal, nas máscaras dos faróis auxiliares e nas rodas de liga leve de 19 polegadas. Até a gravata Chevrolet recebeu cobertura diferenciada. Adorei”, concluiu.
Conclusão
O novo conjunto propulsor permitiu ao Equinox Premier enfrentar concorrentes europeus do seu segmento com a vantagem do custo\benefício. Bem equipado, bom espaço e tecnologia, o crossover norte-americano fabricado no México, como Priscila lembrou, é ideal para famílias com filhos.