A terceira etapa do campeonato mundial ABB FIA Fórmula E movimenta Santiago, no Chile. A prova deste sábado (18), no circuito improvisado do Parque O'Higgins, terá novidades na pista e nos monopostos elétricos. A programação começa às 8h com os treinos livres e às 16h os 24 carros largarão para a prova com 45 minutos, mais uma volta.
O circuito chileno é valorizado pela imagem da Cordilheira dos Andes ao fundo, embora nesta época neve e gelo sejam vistos apenas no cume.
A temperatura elevada, prevista para 34ºC na hora da corrida, combinada com a baixa umidade do ar, exigirá muito pelo desgaste físico dos pilotos. Também pelo comprometimento, pelo consumo das baterias.
Equipes e pilotos
Em sua sexta temporada, a Fórmula E reúne 12 equipes. Os destaques ficam com os grandes fabricantes do veículos como as premium alemãs Audi, BMW, Mercedes-Benz e Porsche, a britânica Jaguar, a japonesa Nissan e a indiana Mahindra.
Entre os 24 pilotos, estão os brasileiros Felipe Massa, da equipe Venturi, e Lucas di Grassi, da Audi Sport Team Abt. Alexander Sins, da BMW Andretti, lidera a temporada 2019/2020 com 35 pontos. Lucas de Grassi é o quinto, com 18 pontos.
O traçado do Parque O'Higgins foi modificado em relação a 2019, o que, segundo os pilotos, exigirá novas estratégias e garantirá mais emoções para o público. As curvas do circuito foram reduzidas de 14 para 11 e foi retirada a chicane da reta, o que permitirá maior velocidade na pista.
Para Lucas di Grassi, a equipe está motivada e pronta para começar o ano com um bom resultado, e o Audi e-tron, preparado para brigar pela vitória. A redução de curvas, para Felipe Massa, mudou bastante o circuito, que ficou praticamente novo. Como não tem provas da Fórmula E no Brasil, destacou que na corrida do Chile dá para se considerar em casa.
O campeonato da Fórmula E, que já passou pela Argentina, Uruguai e está no terceiro ano no Chile, poderá chegar ao Brasil em 2020. Em comentários, organizadores, chefes de equipes e pilotos acreditam que o país tem tudo para promover uma prova dos monopostos elétricos.
A participação brasileira poderá ocorrer na temporada 2020/2021.
Mobilidade inteligente Nissan
Michael Carcamo, diretor Global de Nissan Motorsports, confia no desempenho dos monopostos elétricos da marca, lembrando o avanço em relação à temporada passada. No Chile, em 2019, a Nissan e.dams conquistou sua primeira pole position das seis do seu primeiro ano na Formula E.
A equipe japonesa somou 22 pontos nas duas provas de abertura do campeonato 2019/2020, em Diriyah, na Arábia Saudita. Com o resultado, ocupa a quinta posição no ranking liderado pela Mercedes-Benz (38), Virgin (36), BMW (35) e Audi (26).
Os pilotos da Nissan esperam avançar na prova de Santiago. Oliver Rowland, em quarto com 22 pontos, espera no mínimo manter a posição. Sébastien Buemi quer marcar seus primeiros pontos.
A Nissan participa da Fórmula E para demonstrar a força e o desempenho da sua tecnologia EV e divulgar o seu conceito de mobilidade inteligente. Com Brasil, Argentina e Uruguai, o Chile foi dos grandes mercados da América Latina em que a japonesa lançou o novo LEAF. Em breve, o carro 100% elétrico e com emissões zero estará disponível também no Equador e em Porto Rico.
O jornalista viajou a convite da Nissan.