O segmento de utilitários esportivos no mercado brasileiro ganhou mais um concorrente. A JAC Motors ampliou sua gama de modelos com o T60. A marca chinesa já comercializa os T40, T50 e T80, além dos 100% elétricos iEV20 e iEV40. O JAC T60 tem preços de R$ 99.990 (Pack 2) e R$ 104.990 (Pack 3).
Com o novo T60, a JAC pretende introduzir neste segmento de mercado os mesmos patamares de desempenho, tecnologia e sofisticação de sua versão top de linha – o T80. A marca projeta vender mil unidades do T60 em 2020.
Visualmente, o JAC T60 chama a atenção pelo tamanho. Bem equipado e com bom custo/benefício, o carro mostrou qualidades.
Para o presidente do Grupo SHC, Sergio Habib, "nenhum outro SUV na faixa de R$ 100 mil é tão bem equipado e sofisticado. Além disso, o JAC T60 garante um desempenho empolgante como nenhum outro modelo desta categoria".
Desenvolvido no Centro de Design da JAC Motors, em Turim, a relação custo/benefício foi um dos pontos destacados pela marca. Justifica que o T60 custará o preço dos modelos compactos Honda HR-V, Jeep Renegade e Hyundai Creta mas é maior e mais equipado.
Testamos o novo JAC T60 por cerca de 100 quilômetros, entre São Paulo e Araçariguama. Com três jornalistas que se revezaram na condução, o utilitário esportivo mostrou um bom comportamento.
O motor 1.5 Turbo de 168 e força de 21,4 kgfm de torque, combinado com o câmbio CVT de seis velocidades, garantiu bom desempenho e dirigibilidade nas rodovias de São Paulo. Dados da JAC indicam que o SUV de 1.365 quilos acelera de zero a 100 km/h em 9,6 segundos e atinge a velocidade máxima de 195 km/h.
Na estrada, o T60 mostrou acelerações vigorosas e retomadas ágeis. Bem ajustada para mesclar conforto e segurança, suspensão tipo MacPherson na frente e com eixo de torção na traseira, com molas e amortecedores garantiu garantiu rodar com firmeza nas curvas.
A condução é amparada por recursos eletrônicos que preservam a aderência e a estabilidade nas curvas, com destaque para os controles eletrônicos de tração e estabilidade. Os freios a disco nas quatro rodas contam com ABS, assistentes de frenagem de emergência e distribuição eletrônica de frenagem.
As rodas são de liga leve aro de 17 polegadas com pneus 215/50 R17. Mesmo com o perfil mais baixo, não comprometem a performance em condições suaves de off-road. Mas é um diferencial positivo nas tocadas mais esportivas, quando minimiza a rolagem da carroceria em velocidades mais elevadas.
A direção elétrica progressiva garantiu conforto e segurança. Com 4,41 metros de comprimento, 1,8 metro de largura, 1,66 metro de altura e 2,62 metro de distância entre-eixos, o T60 foi concebido para acomodar com conforto cinco ocupantes. Um dos diferenciais é o generoso porta-malas de 650 litros, que, com o rebatimento do banco traseiro, chega a 1.210 litros.
O SUV JAC conta com quadro digital de instrumentos com tela de TFT e três modos de personalização, câmera 360º 3D, banco do motorista com ajustes elétricos, multimídia com tela de 10,25 polegadas no console central sensível ao toque e interativo ao Android Auto e Apple CarPlay e comandos de climatização. O freio de estacionamento é elétrico.
O T60 conta também com volante mutifuncional, controle eletrônico de velocidade, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, assistente de partida em rampa e sistema Isofix, entre outros. Os faróis, com luzes diurnas (DRL) em LED, têm acendimento automático, regulagem elétrica de altura e luzes de conversão estática.
O pacote de opcionais, que eleva o preço pata R$ 104.990, inclui bancos em couro e teto solar com acionamento elétrico.
A jornalista viajou a convite da JAC Brasil.