O segmento de carros elétricos no Brasil avançará com cinco modelos da JAC Motors. Até 2020, chegarão no mercado brasileiro um compacto aventureiro urbano, dois utilitários esportivos, uma picape e um caminhão. Os preços irão de R$ 119.900, no iEV 20, a R$ 259.900, no iEV 1200T.
Modelos, detalhes e preços
iEV 20 – R$ 119.900
Modelo de entrada, o utilitário esportivo compacto tem autonomia de 320 a 400 quilômetros. O motor gera potência equivalente a 68 cv e força (torque) de 21.9 kgfm com capacidade elétrica de 41kWh. As vendas começam em janeiro de 2020.
iEV 40 – R$ 153.500
Utilitário esportivo pequeno, remete ao T40 a gasolina. Roda 300 a 350 quilômetros com uma carga na bateria de 40 kWh de capacidade elétrica.
As vendas começam neste mês e o preço será R$ 153.500.
iEV 60 – R$ 229.900
É o maior dos utilitários esportivos elétricos da marca chinesa e corresponde ao T60.
Com bateria de 63 kWh, tem autonomia de 380 quilômetros e deve chegar em julho de 2020.
iEV 330P – R$ 229.900
Picape média com bateria de 67 kWh e autonomia de 320 quilômetros, prevista para chegar em abril de 2020. As linhas da picape lembram as da Ford Ranger.
iET 1200T – R$ 259.900
Caminhão elétrico com capacidade para seis toneladas, tem autonomia de 200 quilômetros e bateria de 97 kWh. Deverá chegar em dezembro deste ano.
Nas ruas de São Paulo
O silêncio fez a diferença ao ligar o motor do iEV330P. Nos certificamos se o motor estava realmente funcionando, pois não houve ruído algum. Com a picape, modelo mais voltado para o trabalho, caçamba grande, rodamos pelas ruas de São Paulo.
No interior, o câmbio possui um formato diferente estendido na vertical. O quadro de instrumentos mostra também a carga da bateria. Partimos com 72% de autonomia. O ponteiro foi para 68% depois de rodarmos 16 quilômetros.
A autonomia varia entre 320 e 400 quilômetros dependendo do modo de condução. No Eco, fez maior regeneração de energia e ficou mais econômico. De acordo com a JAC, o motor vai de 0 a 50 km/h em menos de 3 segundos e atinge 113 km/h.
Com o carregador doméstico, instalado em uma rede de 220 V, saindo de 15%, 80% de carga será recuperada em quatro horas. Mais adiante também será vendida com motor a gasolina, provavelmente o 1.5, turbo, de 120 cv. O preço estimado ficará entre R$ 115 mil e 120 mil, na versão elétrica.
O Grupo SHC estima vender em torno de 300 unidades por mês, somando os cinco modelos elétricos. Porém as perspectivas de venda deverão ser a partir de 2021. Quanto à produção no Brasil, essa hipótese está descartada por uma série de motivos. Um deles é a importação com alíquota de 0% e os baixos volumes de vendas.
A repórter viajou para São Paulo a convite da JAC Motors