O Golf GTE desembarca no país como o primeiro dos seis carros elétricos e híbridos que a Volkswagen promete lançar na América Latina até 2023. A venda começará na próxima segunda-feira (11) pela internet e em três lojas de São Paulo, Brasília e Curitiba. Com pronta entrega, o Volkswagen Golf GTE tem preço de R$ 199.990.
Importado da Alemanha, em versão única da geração anterior (a nova foi recentemente apresentada na Europa) na cor azul, o primeiro lote do GTE é de 100 unidades. A tecnologia plug-in do hatch médio híbrido permite a recarga da bateria em tomada convencional de 220V ou em aparelhos wallbox de 3,6 kW ou mais.
Tecnologia e detalhes
O híbrido Volkswagen traz dois motores. Um a gasolina, 1.4 turbo de 150 cv e outro elétrico, de 102 cv. A potência combinada é de 204 cv e a força (torque) de 35,7 kgfm. A transmissão automática é de seis velocidades. A autonomia, conforme a Volkswagen, é superior a 900 quilômetros ou até 50 km apenas no modo elétrico. O GTE acelera de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos e chega a velocidade máxima de 222 km/h.
O motorista pode escolher entre três modos de condução:
- Elétrico: basta acionar o botão de partida e entrar no "e-mode" para o hatch rodar apenas com o motor elétrico até a velocidade máxima de 130 km/h.
- Híbrido: o sistema escolherá a melhor forma de rodar, apenas com o elétrico ou também com a gasolina. Também recarrega a bateria.
- Recarga: só o motor a gasolina movimenta o GTE e fornecer carga para a bateria.
O visual do GTE tem detalhes em azul, como a grade dianteira, interior dos faróis em full LED e logotipos. As rodas são de 16 polegadas.
O interior do Golf GTE remete ao GTI. Quadro digital de instrumentos, ar-condicionado de duas zonas, central multimidia com tela de 9,2 polegadas sensível ao toque e interativa com Android Auto e Apple Carplay, câmera de ré e sensores de estacionamento.
As informações sobre autonomia, fluxo de energia, dados de emissão zero e regeneração de energia são visualizadas no quadro de instrumentos e tela multimidia. O hatch híbrido conta com controles eletrônico de velocidade adaptativo, de tração e estabilidade. O freio de estacionamento é eletrônico.