O Arrizo 5e chega ao Brasil com o desafio de mostrar as vantagens dos carros elétricos da Caoa Chery. Importado da China, o sedã médio eletrificado compartilha com o irmão, Arrizo 5 turbo flex, montado em Jacareí (SP), 75% dos componentes, o que, no futuro, poderá permitir a sua montagem local. Com motor de 90 quilowatts, equivalente a 122 cv e autonomia de 322 quilômetros, o Caoa Chery Arrizo 5e tem preço de R$ 159.900.
O principal executivo da Caoa Chery, Marcio Alfonso, destacou o momento histórico da indústria automotiva, com o avanço das fontes de energia alternativa e dos carros elétricos. Lembrou o potencial do Brasil e a necessidade de acompanhar as mudanças tecnológicas, enfatizando que, até 2040, cerca de 90% dos veículos serão movidos por energias limpas. Também questionou qual será, no futuro breve, o papel do automóvel: mero consumidor de energia ou transporte e armazenamento de energia?
O Arrizo elétrico é uma versão do modelo turbo flex montado em Jacareí. O propulsor do 5e gera 90 quilowatts, equivalente a 122 cv, e a força (torque) de 28,1 kgfm, enquanto a versão com motor de combustão, 1.5 turbo flex, tem 150 cv e 19,4 kgfm. A caixa de redução é controlada por um seletor de modo de condução e pela tração dianteira. A velocidade máxima do Arrizo 5e é de 152 km/h.
Principais características
O sedã elétrico conta com baterias de íons de lítio, com capacidade de carga de 53,5 quilowatts. São 24 módulos com 98 células que, em caso de necessidade de reparo, permitem a substituição de apenas um módulo. A recarga conta com sistema de regeneração de energia nas frenagens e desacelerações e também por fontes externas.
Com autonomia de 322 quilômetros, segundo norma do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), a recarga pode ser feita em até uma hora em sistemas de carga rápida (em eletropostos), em até oito horas em wall box (carregador que pode ser instalado em casa) e em até 20 horas com cabo emergencial (em tomada convencional doméstica de três pinos).
O Arrizo 5 elétrico mantém o visual do modelo flex, mas com a grade dianteira fechada e a inclusão de abertura da tomada de força para recarga. Em versão única, traz luzes diurnas (DRL) em LED, faróis com ajuste elétrico de altura e lanternas traseiras com LED.
Com 4,54 metros de comprimento, 1,81 metros de largura, 1,48 metros de altura e distância entre eixos de 2,65 metros, o porta-malas leva 430 litros, a mesma capacidade da versão flex. O quadro digital de instrumentos mostra dados como carga, consumo e tensão da bateria, potência utilizada em um determinado trecho e a energia recuperada durante a desaceleração.
Com acesso por aproximação e partida por botão, o sedã conta com direção elétrica, ar-condicionado automático digital, bancos em couro ecológico, assentos dianteiros com aquecimento, multimídia com tela de 10 polegadas sensível ao toque que reúne comandos de climatização, regeneração de energia, rádio, mídias, interface visual com celular, câmera e sensor de ré, teto solar elétrico, freio de estacionamento eletrônico e sistema Isofix de fixação de cadeirinhas infantis.
O acendimento dos faróis é automático. O Arrizo 5e traz, ainda, monitoramento da pressão e da temperatura dos pneus, assistente eletrônico de partida em rampa, freio de estacionamento eletrônico, modos de condução Sport, Eco e Eco+ (para situações de emergência), controles eletrônicos de tração e estabilidade e freios a disco nas quatro rodas, com ABS e EBD.
O Arrizo 5e tem garantia de três e oito anos para o conjunto propulsor e para a bateria. Com revisões programadas, a Caoa Chery destaca que seu e veículo elétrico tem o menor custo de manutenção preventiva da categoria. O valor total das revisões até 60 mil quilômetros é R$ 2.257, custo 30% inferior aos preços praticados na versão flex.
A partir de janeiro de 2020, seis cidades, incluindo Porto Alegre, terão rede especializada para test-drive do Arrizo 5e, pontos gratuitos para recarga de modelos elétricos de qualquer marca e box dedicado a esse tipo de serviço com equipamentos de proteção individual (EPIs) e ferramentas isoladas para execução de trabalhos em alta tensão.
Nas ruas e estrada
Nos 80 quilômetros percorridos, o Arrizo 5e atendeu às necessidades de condução das ruas de São Paulo e da Rodovia Bandeirantes. Silencioso, o bom isolamento acústico garantiu um mínimo nível de ruído, mesmo na estrada, em velocidades mais elevadas.
No modo Eco – que reduz o consumo de combustível – foi preciso maior pressão no acelerar até embalar os 1.520 quilos do sedã. A direção elétrica leve e a suspensão macia absorveram bem as irregularidades do pavimento.
No modo Sport – que otimiza o desempenho – as respostas foram rápidas, com retomada forte de velocidade, o que facilitou ultrapassagens seguras, mas comprometeu o consumo de combustível. Como a bateria manteve a carga elevada, não utilizamos o modo Eco+ destinado para situações críticas.
O jornalista viajou a convite da Caoa Chery.