Priscila Nunes / Especial
Linhas fluidas, bem completo e duas versões, o Arrizo 5 é o segundo modelo produzido pela Caoa Chery em Jacarei (SP). O sedã apresentado nesta semana (22) estará no Salão do Automóvel de São Paulo, de 8 a 18 de novembro, quando também chegará aos concessionários. O Caoa Chery Arrizo 5 deverá custar cerca de R$ 69.000, na versão RX, e R$ 79.000, na RXT.
O grupo óptico, os faróis de duplo refletor e linha em LED tem a assinatura Arrizo e são separados pela grade que traz um friso cromado com o logotipo da marca. Na parte inferior do para-choque ficam as luzes diurnas (RDL) também em LED. Os retrovisores e as maçanetas são na cor da carroceria. Uma moldura cromada acompanha os vidros nas laterais da versão RXT.
Montado sobre a plataforma M1X da Chery, a engenharia da Caoa Chery tropicalizou o Arrizo 5 . Foram feitas modificações no motor, transmissão e suspensão para atender às características do mercado brasileiro e, em especial, as ruas e estradas brasileiras.
O motor de 1.5 turbo flex desenvolve 147 cv (gasolina) a 150 cv (etanol) e força (torque) de 19,4 kgfm com sistema de partida a frio e dispensa o tanque adicional de gasolina. O câmbio automático continuo variável (CVT) simula sete velocidades na troca sequencial de marchas.
Com 4,532 metros de comprimento, 1,814m de largura, 1,487 de altura e 2,659 m de distância entre-eixos, o porta-malas do Arrizo 5 leva 430 litros.
Acesso por aproximação e partida por botão, o sedã tem direção elétrica, volante multifuncional, ar-condicionado automático digital, central multimídia de 7 polegadas interativa com os sistemas Android Auto e Aplle CarPlay, e câmera de ré. O quadro de instrumentos analógicos tem no centro tela de 3,5 polegadas do computador de bordo.
O sedã conta com controles eletrônicos de estabilidade e tração, air-bags, freio a disco nas quatro rodas com ABS e EBD, indicador de pressão dos pneus e sistema ISOFIX de fixação de cadeirinha.
O Arrizo 5 chega duas versões: RX e RXT. A topo de linha traz bancos revestidos em couro, teto solar elétrico, air-bags laterais e dianteiros e aviso do cinto de segurança do passageiro, diversos porta-objetos e rodas de liga de 17 polegadas, entre outros. A versão topo de linha adiciona airbags laterais, bancos de couro e teto solar elétrico.
Durante a apresentação do Arrizo 5, a Caoa Chery mostrou como será a produção do sedã que chegará ao mercado brasileiro em novembro. Na caminhada pela fábrica, os jornalistas conheceram setores como de criação, montagem e produção do carro. Percorreram todos os setores até o nascimento do veículo. Conversaram com técnicos e esclareceram dúvidas referentes ao processo de fabricação.
A Caoa Chery trabalha para ampliar a linha de produtos e expandir a rede de distribuição. “Somos a marca que mais cresce no mercado nacional em tão pouco tempo” afirmou o principal executivo da Caoa Chery, Marcio Alfonso.
- O lançamento do Arrizo 5 reforça o potencial que a nossa empresa tem em disponibilizar ao mercado brasileiro produtos com alto nível de tecnologia, design moderno e qualidade - garantiu.
O Arrizo 5 faz parte da estratégia agressiva da marca no Brasil que em menos de um ano apresentará cinco modelos nacionais em diferentes segmentos. Os próximos modelos – os utilitário esportivos Tiggo 4 e Tiggo 7 – serão montados na fábrica de Anápolis (GO) – que atualmente produz modelos Hyundai.
Viagem a convite da Caoa Chery