Visual atualizado, bem equipado e espaço interno para quatro adultos, o Tiggo 2, primeiro veículo produzido pela Caoa Chery, tem a proposta de oferecer a melhor relação custo/benefício no seu segmento. O utilitário esportivo compacto chegará aos 21 concessionários da marca – serão mais de 30 até o final do ano - com preços de R$ 59.990, na versão Look, e de R$ 66.490, na ACT.
A Caoa Chery definiu como principais concorrentes do Tiggo 2 os Renault Duster e Ford EcoSport. Mas também deverá encarar o utilitário esportivo chinês, o JAC T40, atualmente disponível apenas com transmissão manual e, como o Tiggo2, deverá ter opção com câmbio automático nos próximos meses.
O projeto chinês recebeu aperfeiçoamentos feitos pela engenharia brasileira incluindo o conjunto propulsor e o interior, em especial no acabamento e detalhes. Montado em Jacareí (SP), compartilha a plataforma do Celler.
Além do motor, foram aperfeiçoados e adequados às características brasileiras, a suspensão, a direção e arquitetura eletrônica, entre outros. A frente é nova mas as laterais remetem ao hatch compacto montado na mesma fábrica.
O motor 1.5 16 válvulas recebeu comando de válvulas variável, desenvolve de 110 cv e força (toque) de 13,8 kgfm (gasolina) e 115 cv e força de 14,9 kgfm (etanol) conta com sistema de partida a frio e atua com a transmissão manual de cinco marchas. Pelo Inmetro, o croosover faz 12,34 km/l na estrada e 10,94 km/l na cidade com gasolina. Já com etanol, os números passam para 7,74 km/l e 8,57 km/l.
Tração dianteira, o crossover compacto conta com freios a disco nas quatro rodas. A versão top traz também controles eletrônicos de estabilidade e de tração e assistente de partida em rampa.
As linhas do Tiggo 2 acompanham o design dos principais concorrentes. A frente robusta destaca o para-choque marcado por vincos e abertura nas extremidades para a iluminação diurna (DRL). A grade, com uma barra cromada e o logotipo, separa os faróis com projetores e lanternas e detalhes cromados.
Vincos discretos, aplique em plástico preto acompanha as laterais e as aberturas das caixas de rodas. Na traseira, o aerofólio segue a inclinação do teto, as lanternas, também em LED, invadem as laterais. O para-choque tem proteção na base e lanternas de neblina.Para completar, rack no teto.
Apenas as rodas de liga leve de 16 polegadas diferenciam visualmente as duas versões. Na top de linha a pintura é diamantada. Os pneus são 205/55 R16.
O Tiggo 2 tem 4,2 metros de comprimento, 1,76 m de largura, 1,57 m de altura e distância entreixos de 2,55 m. O porta-malas leva 420 litros.
O acabamento interno acompanha o padrão do segmento com plástico e detalhes que imitam fibra de carbono, em cinza, cromados e preto brilhante.
Os bancos são revestidos em couro sintético e tecido com costuras e detalhes na cor laranja. O quadro de instrumentos combina mostradores analógicos e digitais.
Versões e preços
Caoa Chery Tiggo2
Look – R$ 59.990
Ar-condicionado, comandos elétricos de vidros, retrovisores e travas das portas, sensor de estacionamento traseiro, aviso sonoro de limite de velocidade, indicador de pressão dos pneus, alerta para trocas de marcha, entrada USB, banco traseiro bipartido com três encostos de cabeça, cintos de segurança de três pontos, Isofix, sensor de ré e ajuste elétrico dos faróis.
ACT – R$ 66.490
Acrescenta , volante multifuncional, central multimídia de oito polegadas sensível ao toque interativa com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay, navegação, câmera de ré, viva-voz Bluetooth, controles eletrônicos de velocidade, estabilidade e tração, assistente de partida em rampas e teto solar.
Opcional - A pintura bicolor com a capota em preto custa R$ 1.500
O principal executivo da Caoa Chery, Marcio Alfonso, destacou os pilares da nova montadora: tecnologia, design e qualidade. Prometeu três novos veículos até o final do ano, um dos quais será produzido no complexo da Caoa, em Anápolis. A renovação da marca passa pela novas arquitetura, comunicação visual e área comercial dos concessionários.
A montadora pretende vender de oito mil a nove mil unidades do Tiggo 2 neste ano. Incluindo os novos produtos, pretende chegar a participação de 0,6% do mercado brasileiro, dobrar para 1,5% em 2019, 2% em 2020 e 5% em 2022. O Tiggo 2 tem plano de revisões programadas até os 60 mil quilômetros, com preço total de R$ 2.759.
Na estrada
Direção hidráulica, o volante e o banco do condutor com regulagem de altura facilitaram encontrar uma boa posição para dirigir. No rápido test-drive, o Tiggo 2 mostrou comportamento compatível com a potência e força do motor 1.5 rodando em rodovia praticamente plana.
Nas ultrapassagens exigiu a redução de marchas para melhor retomada de velocidade. O cambio manual de cinco marchas tem engates suaves e precisos. A suspensão firme e macia não comprometeu o conforto ou a estabilidade. O nível de ruído baixo até os 90 km/h, aumentou progressivamente com a velocidade e ficou elevado a 120 km/h.
Viagem a convite da Caoa Chery