Os aperfeiçoamentos visuais, no acabamento interno, na conectividade e nos recursos eletrônicos do Duster avançaram na linha 2017 com o novo motor SCe e a direção com assistência eletro-hidráulica. Em relação ao modelo reestilizado na linha 2016, o Duster Dynamique traz novas modificações e, as mais importantes, ficaram embaixo do capô. O utilitário esportivo ficou melhor de dirigir tanto pelas respostas da direção quanto pelos os até 120 cv do propulsor 1.6 16V SCe que fazem a diferença. São cinco cavalos a mais que, em conjunto com a transmissão manual de cinco marchas, garantem rápidas acelerações e retomadas de velocidade. O Renault Duster 1.6 16V SCe 4x2 manual avaliado por cerca de 600 quilômetros custa R$ 75.320.
O novo do motor 1.6 16V SCe flex desenvolve de 118 cv (gasolina) a 120 cv (etanol) e forca (toque) de 16,2 kgfm é atingida com qualquer dos dois combustíveis. A potência é bem distribuída pelo câmbio de cinco marchas com desempenho compatível com as características do propulsor. As relações são bem escalonadas e aproveitam a força do SCe. O utilitário roda bom na cidade e na estrada, mas sente o peso quando próximo do limite de carga. No console central a posição Eco reduz o consumo de combustível e permite ao motorista avaliar seu desempenho.
Com o novo conjunto propulsor o Duster ficou mais silencioso e com menor vibração no interior. Na cidade e na estrada o utilitário ignora os buracos e o pavimento irregular sem comprometer o conforto interno. A distância elevada do solo permite também passar por valetas e lombadas. A direção com assistência eletro-hidráulica facilita a condução na cidade, principalmente nas manobras de estacionamento. Na estrada, o Duster rodar seguro dentro dos limites de velocidade, mas exige atenção em curvas mais fechadas pela falta do controle eletrônico de estabilidade.
Os faróis, para-choques, grade, lanternas traseiras em LEDs, as barras no teto e os detalhes cromados valorizaram o Renault Duster. O utilitário esportivo tem 4,32 metros de comprimento, 1,82 m de largura, 1,68 m de altura e leva 475 litros de carga no porta-malas. Os 2,67 m de entre-eixos garante bom espaço interno. Acomoda bem condutor e acompanhante e, no banco traseiro, três adultos. As rodas são de liga leve e aro de 16 polegadas com pneus 205/60R16.
No interior, os bancos são em couro, a moldura em preto brilhante envolve o Media NAV. As regulagens do volante funcional e do banco garantem ao condutor a melhor posição elevada de dirigir, mesmo em longos períodos, com perfeito domínio do Duster.
O quadro de instrumentos de iluminação branca os mostradores analógicos e digital com informações do computador de bordo multifuncional são bem posicionados e de fácil leitura. A central multimídia de informação e entretenimento é bem completa. Com tela de sete polegadas sensível ao toque conta com GPS integrado com dados do trânsito em tempo real, acesso às redes sociais, rádio/cd/player, Bluetooth, entradas auxiliares e ainda temperatura externa e informações do ar-condicionado automático, além da imagem da câmera de ré.
Conclusão:Robusto, o Duster é uma opção para quem busca um utilitário esportivo com bom espaço, com conforto e recursos eletrônicos que facilitam a condução. O desempenho é limitado as características do motor 1.6 de até 120 cv.