Vítima da queda do avião que pilotava em Gramado, Luiz Cláudio Salgueiro Galeazzi, de 61 anos, era sócio da Credeal, tradicional fabricante de cadernos de Serafina Corrêa, no norte do Rio Grande do Sul. Tinha como parceiro na sociedade o empresário gaúcho Edilson Deitos, que conversou com a coluna ainda consternado com o acidente.
- Não temos nem para quem mandar condolências - desabafou, referindo-se ao fato de nove familiares também terem morrido.
Juntos, os dois empresários arremataram a empresa há cinco anos no leilão da recuperação judicial. Desde então, reestruturavam o negócio, o que é o ramo mais forte de atuação da consultoria de Galeazzi, fundada pelo pai, Claudio Galeazzi.
- Ele pegou o ritmo do pai e tinha visão e uma bagagem de experiência. Aprendi muito com ele, sabia o que conseguir, com gestão. Tinha o perfil de assumir empresas estressadas - conta Deitos, com quem tinha reuniões frequentes. - No início, nos reuníamos todas as semanas. Agora, duas vezes ao mês, mas sempre trocando informações e indicadores da indústria. Era uma pessoa fantástica, motivadora.
Embora as reuniões agora fossem quase sempre online, Deitos conta que Galeazzi também pilotava seu avião quando ia a Serafina Corrêa.
- Aterrissava em Passo Fundo. Tinha muita experiência em pilotar - afirma o sócio, não acreditando que o empresário decolaria se não acreditasse que havia condições climáticas.
Deitos e Galeazzi integravam o conselho da Credeal, que já foi a maior fabricante de cadernos do país. Assumiram a empresa seis meses antes da pandemia, que gerou dois anos de dificuldades porque caiu o consumo de cadernos. Depois, após a invasão da Ucrânia, a Rússia retaliou o embargo econômico, provocando escassez de papel.
- Não tínhamos estoque porque a empresa vinha de uma crise. Foram agora nestes últimos dois anos que conseguimos dar a volta por cima e reconquistar mercado - lembra Deitos.
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna