Com PRISCILA NUNES/Especial
O visual realçado pelo contraste da pintura em dois tons com os cromados,o rack no teto, as rodas de liga leve e os vidros escurecidos criaram um bonito efeito esportivo no JAC T40. As linhas externas formam um conjunto harmônico valorizado pelo acabamento interno. A dirigibilidade do modelo que avaliamos por 600 quilômetros atende às características do veículo que roda bem na cidade mas sente um pouco o peso na estrada. O JAC T40 avaliado custa R$ 58.990.
- Que carro é esse. Como é bonito. Ainda não tinha visto! A pergunta me surpreendeu ao estacionar num shopping da Zona Sul de Porto Alegre – lembrou a jornalista Priscila Nunes, que também dirigiu o T40, e foi várias vezes questionada sobre o crossover.
A maior surpresa sempre ocorreu quando Priscila revelou que era um veículo chinês e o custo. A resposta que recebeu corresponde à realidade. “Nem parece, bonito, e com tantos cromados até parece um francês com preço tão bom”.
Um dos pontos altos do T40 é exatamente o design que combina as linhas de um hatch com as de um utilitário esportivo, combinado com o bom desempenho e a ótima relação custo/benefício.
Os detalhes externos, o ótimo acabamento interno - que remete a SUVs maiores -, e a dirigibilidade na cidade agradaram a editora digital, que já dirigiu outros utilitários esportivos do mesmo segmento e superiores. Priscila gostou de dirigir na cidade pelo conforto, comodidade e segurança que o crossover oferece.
- Como prefiro carros menores, gostei do T40 que, apesar de compacto tem bom espaço na frente e também atrás. Na cidade, o tamanho ajudou enfrentar o trânsito congestionado e a central multimídia, com câmera de ré, facilitou a as manobras de estacionamento.
A jornalista gostou do revestimento interno com materiais macios e o contraste provocado pelo preto brilhante e o cinza nas portas. “Os bancos envolventes em couro e tecido e o aplique costurado no painel e nos assentos criaram um bom efeito visual”. Priscila aprovou o volante multifuncional mas sentiu falta do ajuste de profundidade.
- Também gostei da central multimídia com tela de 8 polegadas, sensível ao toque, interativa com o celular, e que mostra com boa qualidade a imagem da câmera de ré. O quadro de instrumentos é bem visível mas a leitura fica prejudicada durante o dia. Os comandos, como também os do ar- condicionado, são bem posicionados.
Priscila destacou a abertura das portas dianteiras mas lembrou que as amigas tiveram dificuldade para entrar atrás pelo menor ângulo de acesso. O crossover chinês é maior em relação à média de seus concorrentes.
São 4,14 metros de comprimento, 1,75 m de largura, 1,57 m de altura e distância entre entre-eixos de 2,49 m. Bom espaço para o condutor e acompanhante. O banco traseiro acomoda bem dois adultos e uma criança embora a altura seja um pouco limitada. O porta-malas é um dos maiores do segmento com capacidade para 450 litros.
Como a Priscila, também gostei do T40 e do bom desempenho em relação a alguns de seus concorrentes. O crossover JAC roda muito bem nas ruas e encara tranquilo as estradas. O motor 1.5 16V VVT JetFlex de 125 cv e força (torque) de 15,5 kgfm (gasolina) a 127 cv e 15,5 kgfm (etanol) atua em conjunto com o câmbio manual de cinco marchas.
O consumo de combustível é compatível com as características do T40. De acordo com o INMETRO, abastecido com gasolina, o crossover percorre a 11,3 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada. Durante a avaliação, sempre com gasolina, as médias ficaram entre 10,8 a 11,9 km/l no trânsito urbano e de 14,7 km/l a 12,6 km/l na estrada em velocidades constantes de 80 km/h a 110 km/h.
Sobra potência nas ruas mas nas estradas o condutor precisa manter o motor em rotações elevadas, entre 2.500 e 3.000 giros, para manter a velocidade.
O câmbio é preciso e macio mas as relações são longas, o que exige constantes reduções de marchas para ultrapassagens e retomadas de velocidade mais rápidas.
O nível de ruído interno não compromete o conforto em baixas rotações do motor. Mas sobe acompanhando o aumento da velocidade.
A direção elétrica é bem calibrada e tem respostas rápidas. A suspensão bem acertada é ótima no asfalto e supera pequenas irregularidades do pavimento, comuns nas ruas e estradas brasileiras.
Apesar da altura, o crossover não balança a carroceria mesmo em curvas mais fechadas. Os controles de estabilidade e tração ajudaram corrigir a trajetória. O mesmo ocorreu em trechos de terra e estradinhas vicinais.
O T40 avaliado, a versão topo de linha, é bem completo incluindo o Pack 3. Traz alguns recursos que são opcionais em seus concorrentes. Direção elétrica, volante multifuncional, ar-condicionado, câmeras de ré e frontal e sensores de luz e estacionamento e auxiliares de neblina direcionais.
Também controles eletrônicos de velocidade, de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampa, luzes diurnas de LED,faróis auxiliares de neblina direcionais e rodas de 16 polegadas, entre outros. O JAC T40 PACK 3 custa R$ 58.990 e, o único opcional, a pintura em dois tons acrescenta R$ 1.900.
Conclusão: Bonito, bem equipado e ótima relação custo/benefício – mais componentes e menor preço em relação aos concorrentes – o JAC T40 surpreende. O crossover compacto chinês roda bem na cidade mas na estrada sente a falta de maior potência no motor 1.5 flex, o que também ocorre com outros modelos do segmento. Com alguns ajustes e a chegada da versão com o câmbio continuo variável, tem tudo para conquistar o seu espaço.