Com Priscila Nunes/Especial
Tradicional fabricante de caminhões e ônibus na China, a JAC retorna ao mercado brasileiro de veículos comerciais com o V260. O versátil caminhãozinho terá na performance do motor o principal diferencial para enfrentar os concorrentes, os coreanos Hyundai HR e o Kia Bongo. A JAC aposta na força (torque) do motor de 260 Nm a 1.800 rpm para enfrentar os engarrafamentos das grandes cidades. Quatro cilindros ,1.910 centímetros cúbicos, 16 válvulas turbodiesel e 103 cv, o propulsor atua em conjunto com a transmissão mecânica de seis marchas e tração traseira. O Jac V260 custa a partir de R$ 69.990.
A JAC considera o V260 como ideal na logística e custos do transporte urbano para pequenos e médios empresários. Justifica que com mais torque, propicia melhor rendimento no tráfego urbano, garantindo agilidade nas acelerações e nas retomadas de velocidade.
Tendo como um dos alvos os profissionais autônomos, outro diferencial do caminhãozinho chinês é o ar-condicionado de série. O que garante maior conforto ao motorista e eventuais ajudantes, principalmente nos congestionamentos comuns nas cidades.
O V260 tem PBT (peso bruto total) de 3.200 kg e 1.500 quilos de carga útil. Com 4,845 metros de comprimento, 1,953 m de altura, 1,750 de largura e distância entre-eixos de 2,47 metros, o comercial leve JAC pode ser configurado para diversos tipos de aplicações urbanas.
O caminhãozinho pode receber carrocerias de metal, madeira ou baú. Ainda sobre as dimensões: a cabine do V260 é a mais alta e mais larga entre os principais concorrentes do segmento.
A manutenção do V260 será agilizada considerando a necessidade de pronto-atendimento ao cliente que depende do VUC para o trabalho diário. A JAC promete aprimorar ainda os serviços e suprir rapidamente o concessionário com as peças solicitadas, o que permitirá a imediata manutenção e consequente retirada da loja.
A robustez do V260 é garantida por longarinas do chassi reforçadas, com perfil retangular de 100 milímetros de altura por 50 mm de largura. A chapa tem espessura de 4,5 mm. As rodas são de 15 polegadas com pneus 195/70 R15. A velocidade máxima é de 130 km/h. O veículo tem garantida total de três anos ou 100.000 quilômetros.
O interior do comercial leve JAC remete ao de uma picape média. Direção hidráulica e volante com regulagem de altura da coluna, o o veículo conta com airbag duplo, cintos de segurança com pré-tensionadores, vidros e trava com acionamento elétricos, rádio MP3 com entrada USB, travamento automático das portas a 15 km/h, regulagem de altura do facho dos faróis e porta-copos.
Os freios são assistidos por ABS. Como item exclusivo, o V260 vem equipado com a exclusiva JAC Connect Front Camera, alojada no retrovisor central, e que grava num cartão de memória todas as imagens à frente do caminhão.
Com a liberação das cotas de importação em 2018, a JAC terá novos veículos como os utilitários esportivos T20 e T50, o monov0lume J6, de oito lugares, e uma picape de cabine dupla, motor diesel e tração 4x4. O T20 será um SUV de entrada,derivado do J2, que custará em torno de R$ 42 mil e concorrerá no segmento do Renault Kwid. A expectativa da importadora é de que os 4 mil veículos vendidos neste ano deverão passar para cerca de 9 mil a dez mil unidades em 2018.