Renovado, mais potente e visual renovado com detalhes esportivos inspirados no Stinger, o novo Cerato 2.0 chegou aos concessionários Kia. Em duas versões, o sedã fabricado no México tem preços a partir de R$ 94.990, na opção EX, a R$ 104.990, na SX.
A carroceria reprojetada do Cerato 2.0 valorizou a esportividade e remete ao Stinger. Capô alongado, a grade frontal foi redesenhada e ganhou acabamento cromado. Os faróis invadem as laterais e os auxiliares de neblina receberam lentes de projeção. As luzes diurnas (DRL) são em LED na versão SX e as rodas de liga leve de 16 polegadas com pneus 205/60. Na traseira, o sedã montado na planta de Pesqueria, no México, traz lanternas redesenhadas em LED, na versão SX, conectadas por uma barra. O escapamento esportivo é cromado e a antena tipo shark.
O novo motor quatro cilindros 2.0 16 V flex com duplo comando de válvulas gera de 157 cv e o força (torque) de 19,2 kgfm com gasolina a 167 cv e 20,6 kgfm com etanol. Atua com câmbio automático de seis velocidades e opção de troca sequencial de marchas na versão SX.
O Cerato 2.0 ficou maior com ganho no espaço interno. O comprimento passou de 4,56 metros para 4,64 m, e a largura aumentou de 1,78 m para 1,8 m. A altura é de 1,44 m, e a distância entre eixos de 2,70 m. O generoso porta-malas do sedã passou de 421 para 520 litros.
Nas retas e curvas
Na pista travada da Fazenda Capuava, em Indaiatuba (SP), o bom comportamento do Cerato foi valorizado pelo acerto da suspensão e força do motor. Entre curvas e reta, chegamos aos 120 km/h. Testamos os quatro modos de condução - Comfort, Economy, Smart e Sport. O Kia foi ágil e silencioso, principalmente no modo econômico.
A regulagem de altura e distância do volante facilitou a condução. O conjunto propulsor respondeu bem nos diferentes modos de condução.
Testamos as trocas de marchas pelas borboletas no volante, o que otimizou o desempenho no modo Sport. As respostas do motor foram rápidas e a boa estabilidade permitiu rodar mais forte com reduzida inclinação da carroceria nos trechos sinuosos e curvas fechadas. Estava tudo sob controle, ainda mais com um piloto nos auxiliando.
Versões e equipamentos
As duas opções contam com com central multimídia com tela flutuante de oito polegadas, colorida e sensível ao toque. O sistema também conta com conexão Bluetooth, comandos de voz e conectividade com smartphones e aplicativos Android Auto e Apple CarPlay. Também há entradas auxiliar e USB, e sistema de som com quatro alto-falantes e dois tweeters.
O volante multifuncional possui ajuste de altura e profundidade, com controles para o sistema de som e chamadas telefônicas, controlador eletrônico de velocidade e computador de bordo. Na opção de entrada o ar-condicionado é manual. O Cerato conta com quatro modos de condução: Comfort, Economy, Smart e Sport.
Freios a disco nas quatro rodas com ABS, distribuição eletrônica de frenagem, controles eletrônicos de tração e de estabilidade e assistente de partida em rampa estão entre os equipamentos de segurança. Também Isofix, destravamento das portas em caso de colisão e cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes.
O Cerato 2.0 traz seis airbags: dois frontais, dois laterais e dois de cortina. O sedã Kia é equipado ainda com sistema de monitoramento da pressão dos pneus, retrovisor interno eletrocrômico, retrovisores externos elétricos com rebatimento automático, setas integradas e aquecimento, e acendimento automático dos faróis.
A versão topo de linha SX acrescenta volante e bancos e revestidos em couro, bancos dianteiros com aquecimento, painel com revestimento material macio, ar-condicionado digital de duas zonas com saídas para os bancos traseiros e detalhes metalizados.
Direção elétrica, chave presencial e partida por botão, com abertura de portas e bagageiro a distância. Nela, as trocas manuais podem ser feitas por aletas atrás do volante, e também há câmara de ré com gráficos de assistência.
Kia Cerato 2.0
EX - R$ 94.990
SX - R$ 104.990
A jornalista viajou a convite da Kia