Com Priscila Nunes / Especial
Ioniq, Saga EV, N 2025 Vision Gran Turismo, Stonic, Rio, Stinger, Soul EV. Os sul-coreanos Kia e Hyundai jogaram pesado no Salão do Automóvel de São Paulo com carros elétricos, conceitos, séries especiais e modelos de linha. Só a Kia mostrou 14 modelos. A Hyundai dividiu o estande com a Caoa Montadora exibindo uma gama de carros de luxo.
O conceito Saga EV, destaque da Hyundai no Salão do Automóvel de São Paulo, antecipa a visão da marca sobre o futuro dos utilitários esportivos.
Com soluções diferenciadas para o uso urbano, também detalhes que deverão ser incorporados pelo hatch compacto HB20.
Ioniq – modelo elétrico conta com motor de 120 cv e autonomia de 280 km. Tem três níveis de eletrificação: híbrido, plug-in e elétrico. O Sonata chega em sua versão híbrida. O N 2025 Vision Gran Turismo, que foi destaque em jogo de videogame, é movido por célula de hidrogênio.
All New Azera – chega equipado com os novos motor V6 3.0 Lambda II de 261 cv e nova transmissão automática de oito velocidades.
Elantra – o sedã mantem o motor 2.0 DOHC de 167 cv e câmbio automático de seus velocidades.
Santa Fe - design e conjunto propulsor renovados, o utilitário esportivo disponível na versão de sete lugares, chega com um V6 3.5 de 280 cv e força (torque) de 34,3 kgfm combinado com câmbio automático de oito velocidades e tração integral.
HB20 Motorsport – nova categoria do automobilismo brasileiro, terá oito etapas a partir de março de 2019.
Creta Diamond – traz conceitos de luxo que estarão em nova versão prevista para breve. O painel tem nova textura em três tons, os bancos são revestidos em microfibra e o sistema de som é premium.
A Kia anunciou a chegada em 2019 do Soul EV, versão elétrica do Soul, e a possibilidade de trazer os híbridos, Niro Hybrid e o Optima Hybrid.
Stinger GT – recém lançado, tem visual agressivo e potente motor. Com o V6 Lambda II, 3.3 GDI biturbo a gasolina de 370 cv e força (torque) de 52 kgm que atua combinado com câmbio automático de oito velocidades, acelera de o a 100 km/h em 4,9 segundos e chega aos 270 km/h.
O preço é de R$ 399.990. A série inicial de 20 unidades do Stinger GT foi assinada por Emerson Fittipaldi.
Stonic – o utilitárifio esportivo fabricado no México será vendido no país no próximo ano. Terá motor 1.6 flex desenvolvido para o mercado brasileiro..
Rio – deverá chegar em 2019 com motor 1.6 Flex de 128 cv e opções de câmbio manual ou automático de seis velocidades.
Niro – motores a combustão 1.6 e elétrico têm a potência combinada de 141 cv. O consumo do híbrido divulgado pela montadora é de 22,1 km/l na cidade.
Soul EV - elétrico tem autonomia de até 219 km, na cidade, ou de 179 km na estrada. A recarga da bateria pode ser feita em redes de 120 V ( 24 horas) e 240 V (cinco horas). Na recarga rápida, 80% da bateria pode ser recarregada em 33 minutos.
A Kia mostrou também o Optima híbrido, o K900, não foi confirmado no Brasil, o Sportage , que passou por um facelift, com novos para-choques, faróis, rodas e lanternas, e ainda o Cadenza e a Grand Carnival reestilizados.
Viagem a convite da Anfavea e Abeifa