Com Priscila Nunes / Especial
O esportivo Stinger GT foi a atração do roadshow da Kia em Porto Alegre. Seis modelos participaram do evento que percorre as principais cidades do país e que na capital gaúcha contou com a presença do presidente da Kia Motors do Brasil, José Luiz Gandini. Mais potente Kia já fabricado, o Stinger GT conta com motor de 370 cv e tem preço de R$ 399.990.
Atração da Kia no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro passado, o Stinger GT é o tipo de carro que chama a atenção em qualquer lugar. O sedã esportivo combina estilo, luxo e desempenho. As primeiras 20 unidades da edição especial Launch Edition by Fittipaldi foram todas vendidas. Um novo lote está a caminho do país.
O conjunto propulsor do Stinger GT combina o motor V6 3.3 biturbo de 370 cv e força (torque) de 52 kgfm com o câmbio automático sequencial de oito velocidades e tração integral nas quatro rodas.
A suspensão, MacPherson na frente e multilink atrás, é eletrônica com ajuste de altura do amortecedor.
Os freios são Brembo. O sedã esportivo acelera de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos e atinge a velocidade máxima de 270 km/h.
O ousado visual esportivo do Stinger GT com faróis de LED é repetido no sofisticado interior que mantém as características dos modelos premium de alto desempenho. o sedã esportivo tem revestimento em couro sintético. Painel com linhas horizontais, o quadro de instrumentos analógico digital com tela de TFT.
As principais informações do carro são projetadas no para-brisa. Central multimidia com tela de oito polegadas e navegação, o esportivo traz sistema de som Harman/Kardon de 15 altofalantes e sofisticada tecnologia de assistência ao condutor e segurança. Com avantajado entre-eixos de 2,905 metros, o porta-malas leva 660 litros.
Produzido no México, o Cerato conta com motor flex 1.6 de 16 válvulas, de 122 cv e força (torque) de 16 kgfm (gasolina) a 128 cv e força de 16,5 kgfm (etanol). A transmissão é automática de seis velocidades. Bem completo, traz volante multifuncional, ar-condicionado de duas zonas, controle eletrônico de velocidade, rádio cd/mp3 e emtradas auxiliares, entre outros recursos.
Na quarta geração, a Sportage é disponível no Brasil em quatro versões. Todas com o mesmo conjunto propulsor. O motor 2.0 flex de 156 cv e força (torque) de 19,2 kgfm (gasolina) a 167 cv e força de 20,6 kgfm (etanol) atua combinado com o câmbio automático de seis velocidades e troca sequencial de marchas.
Acesso por aproximação, partida por botão, volante multofuncional, ar-condicionado digital de duas zonas e saídas para o banco traseiro, controle eletrônico de velocidade, mutimidia com tela sensível ao toque e interativa com smartphones, câmera de ré, sensores dianteiros e traseiros, crepuscular e de chuva e teto solar panorâmico estão entre os equipamentos conforme a versão.
O Grand Carnival, Soul e o Sorento também participaram do roadshow da Kia realizado na Sun Motors, concessionária gaúcha da marca sul-coreana.
Gandini, que também é presidente da Abeifa (entidade das importadoras), ressalta que todos esperavam que o Brasil fosse crescer, o que não correu até agora. Ponderou que o governo vive uma fase de aprendizado, o que faz parte, e é normal.
O empresário ressalta que todo mundo está esperando que agora o governo acerte.Lembra que o Brasil ainda não cresceu. e que na atual economia, com o sobe e desce da bolsa e o dólar mudando a todo momento, complica. Fica difícil planejar.
O presidente da Kia destaca que precisa vender 24 mil unidades por ano para manter a rede de 105 concessionários. Em 2018 vendeu 12 mil e neste ano estima o volume ficará entre 16 mil e 18 mil. Mas dependerá da Reforma da Previdência. Previdência.
Se o câmbio permitir, a Kia trará novos modelos como o Rio, Niro e Otima, entre outros. Em agosto deverá chegar o novo Cerato com motor 2.0 Flex.
O diretor da Sun Motors, Jefferson Furstenau, destaca que as vendas cresceram em 2018 na comparação com 2018, mas caiu no primeiro trimestre deste ano. Justifica que 2018 cresceu porque terminou o Inovar Auto. Neste ano esperava que as vendas continuassem crescendo, mas a valorização do dólar prejudicou. Acrescentou que também tem muita venda direta.