Com Priscila Nunes / Especial
A atualização do Peugeot 2008 deixou a frente mais robusta e melhorou o desempenho do conjunto propulsor com o novo câmbio automático de seis velocidades. Reestilizados, faróis, grade e para-choque dianteiro foram desenvolvidos para o modelo brasileiro e remetem aos 3008 e 5008. Rodamos 500 quilômetros com um Peugeot 2008 Griffe 1.6 AT 2020 que tem preço sugerido de R$ 91.990.
O câmbio automático fez a diferença no 2008 Griffe 1.6 AT. Com seis velocidades, aproveitou melhor os 115 cv (gasolina) a 118 cv (etanol) e a força (torque) de 16,1 kmgf. A dirigibilidade melhorou e o utilitário esportivo ficou mais ágil nas ruas e estradas. Rodou tranquilo com a troca macia de marchas, praticamente imperceptível.
A direção elétrica precisa e respostas rápidas garantiu o perfeito controle do 2008. Bem calibrada, a suspensão tipo McPherson na frente e eixo de torção na traseira absorveu irregularidades do pavimento sem transmitir vibração. Os pneus 205/60 R16 ajudaram e SUV teve leve inclinação da carroceria em trechos sinuosos e velocidades dentro dos limites.
A jornalista Priscila Nunes, que também testou os 3008 e 5008, gostou do comportamento do 2008. “O motor respondeu bem com acelerações rápidas e silenciosa troca de marchas pelo câmbio automático de seis velocidades.
Usamos o modo Eco, que economizou combustível, e o Sport, que apimentou o desempenho."
O consumo de combustível foi adequado considerando a relação peso/potência e os 1.248 quilos do 2008. Com gasolina, no fluxo urbano, as médias ficaram entre 9,8 km/l e 11,3 km/l. Na estrada, a velocidade constante, foram de 11,8 km/l a 14,9 km/l (80 km/h) e 12,8 k,/l a 14,3 km/l (110 km/h).
Mudanças , interior e detalhes
As modificações visuais, para Priscila, foram bem pensadas. O carro ficou ainda mais bonito e foi definido como amor a primeira vista, ainda mais cor branca do 2008 avaliado.
- Por fora, o 2008 ganhou um formato mais alto e acentuado. A grade ficou robusta e destaca o leão, símbolo da Peugeot, semelhantes à frente do 3008 e 5008. Os fárois em LED de noite causam um bom impacto visual e, com as luzes diurnas, também em LED, ficam lindos. Adorei. Nas laterais, as molduras pretas reforçam a proposta do carro -.
Com 4,159 metros de comprimento, 1,739 m de largura,1,583 m de altura e entre-eixos de 2,542 m. o 2008 tem bom espaço na frente e acomodou bem, dois adultos e uma criança no banco traseiro.
O porta-malas leva 355 litros.
No interior, Priscila gostou do bom acabamento com os bancos que mescla couro e tecido, na cor preta e detalhes em marrom. O painel moderno se harmoniza com o restante do carro.
O volante facilitou as manobras, em especial, as de estacionamento, auxiliadas por câmera de ré.
- A central multimídia é um ponto que gosto de avaliar. Sempre pareio meu celular com o Apple Carplay (também Android Auto) e dessa vez não foi diferente. Fácil de usar com de sete polegadas tela sensível ao toque, coloquei o Spotify e ouvi nos deslocamentos - .
Para a jornalista, o ar-condicionado de duas zonas facilitou, pois geralmente coloca temperaturas perto dos 20 graus.
-Claro que depende do tempo, mas em Porto Alegre e no Estado as temperaturas andaram oscilando no último mês -, disse.
O 2008 Griffe conta com controle eletrônico e limitador de velocidade, seis airbags – frontais, laterais e de cortina -, sensores de chuva, luminosidade e ré e teto de vidro panorâmico, entre outros.
Conclusão: Bem completo e bom acabamento, o Peugeot 2008 Griffe 1.6 AT tem espaço proporcional às suas dimensões. O desempenho, adequado às características do conjunto propulsor, é compatível ao uso na cidade e estrada sem comprometer o consumo de combustível.