Com PRISCILA NUNES / Especial
Sofisticado interior, bom conjunto propulsor e generoso espaço aliados a avançados recursos eletrônicos valorizam o Peugeot 5008 entre os utilitários esportivos grandes. O irmão maior do 3008 leva até sete ocupantes com desempenho, luxo e segurança no melhor estilo francês. Completo, o modelo avaliado por quase mil quilômetros, o Peugeot 5008 2018 Griffe Pack, tem preço sugerido de R$ 181.990.
As dimensões avantajadas do 5008 - 4,64 metros de comprimento, 1,90 m de largura, 1,64 m de altura e distância entre-eixos de 2,84 m - fazem a diferença. São 20 centímetros a mais no comprimento e 17 cv no entre-eixos em relação ao 3008 que garantem generoso espaço interno para passageiros e bagagem.
O elegante design francês valoriza as linhas modernas e esportivas do 5008 que combina as características de uma van com as de um sofisticado utilitário esportivo.
A frente robusta é destacada pela grade frontal trapezoidal que separa os faróis full LED com iluminação diurna (DRL) também em LED e lembram as garras do leão.
Atrás, aerofólio sobre a tampa do porta-malas e lanternas com três segmentos verticais em LEDs
O Peugeot 5008 rodou bem nas ruas e estradas. Os 65 quilos a mais em relação ao 3008 não comprometeram o comportamento que pareceu mais equilibrado em relação ao do modelo menor.
A direção elétrica respondeu rápido. A suspensão absorveu pequenas irregularidades do pavimento mas sofreu nas ruas de Porto Alegre.
Na hora de estacionar, a câmera de ré o os sensores facilitaram as manobras em vagas mais apertadas.
Os 165 cv e força (torque) de 24,5 kgfm do 1.6 THP turbo e injeção direta são bem distribuídos pelo câmbio automático de seis velocidades e troca sequencial de marchas por aletas atrás do volante.. Na estrada, para quem gosta de um comportamento mais dinâmico, basta acionar o modo Sport.
Apesar dos 1.600 quilos, nos quase mil quilômetros percorridos, o consumo médio de gasolina foi de 11,9 km/l. Na cidade, as médias variaram de 8,6 km/l a 9,9 km/l. Na estrada, em velocidades constantes, ficou entre 14,3 km/l e 16,7 km/l a 80 km/l, e de 12,9 km/l a 15,2 a 110 km/h.
A jornalista Priscila Nunes, que também conduziu o croossover francês, destacou o desempenho do conjunto propulsor, os comandos internos e os recursos eletrônicos que passam tranquilidade ao motorista e passageiros. Foram práticos, a central multimídia interativa e o carregamento da bateria do celular por indução.
- Os sete lugares chamam a atenção no 5008. No interior, bancos espaçosos e com funcionalidades diferentes, como os botões com opções de massagens. Claro, que a curiosidade foi grande e testei logo no início - .
Priscila também gostou das mesinhas tipo avião nos bancos traseiros, das persianas de proteção solar e dos porta objetos diversos.
- A iluminação interna por LEDs é outro ponto alto, de noite as luzes mudam deixam o carro mais aconchegante.
Sob tempo fechado, com chuva e neblina, os recursos eletrônicos facilitaram a condução e aumentaram a segurança na serra gaúcha: freios ABS com auxílio à frenagem de urgência, repartidor eletrônico de frenagem, controle eletrônico de velocidade adaptativo, frenagem automática de emergência, alertas de colisão, troca de faixa, condução (cansaço do motorista). Em alguns trechos a velocidade não passou de 50 km/h.
O interior com acabamento em couro e detalhes em metal e tecido jeans oferece ótimo espaço na frente e na segunda fila. Os bancos dianteiros, revestidos em couro e ajustes elétricos, tem aquecimento e até massageador. Os da segunda fila são individuais, reclináveis e rebatíveis, permite diversas configurações. Os da terceira fileira, também individuais e rebatíveis e espaço reduzido podem ser removidos. O porta malas leva até 780 litros com os bancos da terceira fila rebatidos.
O pequeno volante multifuncional tem a base e topo retos. O quadro de instrumentos digital configurável de 12,3 polegadas e a central multimídia com tela de oito polegadas sensível ao toque com câmera de ré e comandos de diversas funções são voltados para o condutor facilitando a visualização e o uso.
Ar-condicionado de duas zonas, acionamento elétrico de vidros, travas das portas e retrovisores (com rebatimento) elétrico, cortinas retráteis nos vidros, seis airbags, controles eletrônicos de velocidade, estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, sensor crepuscular e de chuva, sensores de estacionamento são de série.
Como Priscila destacou, o 5008 é um carro completo, com bom acabamento interno e recursos eletrônicos que garantem segurança e facilitam a condução, principalmente na estrada.
- Com certeza eu indicaria para um amigo!
Conclusão: O Peugeot 5008 é um utilitário esportivo familiar que valoriza o espaço – são sete lugares – sem comprometer o conforto e o tamanho do porta-malas. O conjunto propulsor garante desempenho compatível na cidade e estrada e a dirigibilidade facilitada pela avançada tecnologia que aumenta a segurança.