Com Priscila Nunes
O visual avançado, o espaço amplo e comportamento um utilitário esportivo médio familiar, o Peugeot 3008 Griffe surpreende pelo conforto e perfeito conjunto geral. Montado sobre a plataforma EMP2 do Grupo PSA, compartilhada com o Citroën Picasso, combina o interior sofisticado e o bom desempenho garantido pelo motor a gasolina 1.6 THP turbo, injeção direta de combustível, 165 cv e força (torque) de 24,5 kgfm que atua com o câmbio automático de seis velocidades. O Peugeot 3008 Griffe 1.6 16V THP avaliado por 850 quilômetros custa R$ 139.990.
Na estrada, Peugeot 3008 rodou tranquilo e seguro nos caminhos do Litoral e da Serra gaúchos. Apesar de mais de 1.500 quilos, a condução foi perfeita pelo comportamento do conjunto propulsor, da direção e da suspensão. O interior chamou a atenção pelo sofisticado acabamento com materiais de qualidade como o plástico emborrachado e tecido usado no painel e laterais das portas. Bancos em couro e detalhes cromados e em preto brilhante.
O volante com regulagem de altura e profundidade e a direção de assistência elétrica, macia e precisa garantiram o controle ideal do 3008 nas ruas, estradas e manobras de estacionamento. O câmbio automático de seis velocidades com troca sequencial de marchas por borboletas no volante distribuiu bem nas rodas dianteiras os 165 cv e força(torque) de 24,5 kgfm do 1.6 THP. Segurou as marchas mais baixas, mas sem prejudicar as retomadas de velocidade e ultrapassagens seguras. Na estrada, para quem gosta de um comportamento mais dinâmico, basta acionar o modo Sport. Conforme a Peugeot, o 3008 acelera de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos e chega a velocidade máxima de 206 km/h. Pelos dados do Inmetro, o utilitário faz 9,2 km/l de gasolina na cidade e 11,5 km/l na estrada. Nos 850 quilômetros que percorremos, a média geral foi de 11,7 km/l.
A suspensão firme permitiu rodar tranquilo com conforto e segurança dentro dos limites de velocidade, e reduzida inclinação em curvas mais fechadas e nos trechos de serra. As rodas de liga leve de 19 polegadas e pneus 235/50 R19 Continental ajudaram na estabilidade e também na redução dos efeitos do pavimento irregular. Absorveram bem as irregularidades do pavimento e só sentiram os desníveis profundos em algumas ruas de Porto Alegre.
Com 4,45 metros de comprimento, 1m90 de largura, 1m62 de altura e entreeixos de 2m67, o 3008 oferece amplo espaço para os cinco ocupantes. Acesso por aproximação, partida por botão, o interior tem acabamento em couro e detalhes cromados, volante funcional achatado e ar-condicionado automático digital. Entre os bancos esportivos envolventes, o console conta com porta-objetos refrigerado.
O quadro de instrumentos digital customizado - o i-Cockpit 2.0 – conta com tela de TFT de 12,3 polegadas. A central multimídia tem tela de 8 polegadas sensível ao toque. Fácil de navegar, são seis teclas que remetem a um piano, para acionar os comandos das principais funções de conforto: rádio, climatização, navegação, parâmetros do veículo, telefone e aplicativos móveis.
Durante o test-drive, conectamos o celular (sistemas Apple Car Play e Android Auto) para escutarmos algumas músicas e aprovamos o sistema.
A luz ambiente azul em LED e o teto solar panorâmico valorizam a cabine que tem a visibilidade traseira prejudicada pelo vidro estreito. Na estrada, testamos os massageadores dos bancos dianteiros. São oito bolsas de ar que reproduzem cinco programas variáveis com duas intensidades e que atendem as costas inteiras, os ombros e a região lombar. Para relaxar sem comprometer a a segurança, a massagem funciona por seis minutos seguidos e para nos três minutos seguintes.
Como típico veículo familiar conta com diversos porta-objetos . O porta-malas de 520 litros pode ser ampliado com o rebatimento do banco traseiro.
Além do sistema de massagem que testamos em diversas oportunidades, a jornalista Priscila Nunes destacou a funcionalidade do teto solar panorâmico e também luz ambiente azul em LED que iluminam a cabine.
- Dirigir o Peugeot 3008 foi uma ótima experiência que repetiu na Serra e no Litoral gaúchos o comportamento do test-drive realizado entre o Rio de Janeiro e Petrópolis, na apresentação à imprensa.
A jornalista elogiou a forma segura, confortável e ao mesmo tempo divertida de conduzir o utilitário esportivo francês.
- Partida por botão, volante com regulagem de altura e distância, a posição elevada de dirigir permite perfeita visualização do externa. Os bancos esportivos e envolventes com ajustes por comandos elétricos são confortáveis, o ar-digital de duas zonas é ótimo e a câmera de ré com linhas guia e os sensores na frente e atrás facilitam as manobras de estacionamento.
Priscila destacou os controles de tração e estabilidade e o assistente de partida em rampa que auxiliam a condução e aumentam a segurança.Para completar, seis airbags - frontais, laterais dianteiros e de cortina - e o sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis.
Conclusão: Bem completo, o Peugeot 3008 é um utilitário esportivo familiar que valoriza o espaço, o conforto e a segurança com relativa vantagem em relação aos concorrentes pelo que oferece. O conjunto propulsor garante desempenho compatível ao uso urbano diário e em viagens nos finais de semana com razoável consumo de combustível.