Desenvolvido pela engenharia da Volkswagen brasileira, o New Urban Coupé será um produto global. O modelo combina a posição mais elevada de conduzir de um utilitário esportivo com as linhas de um cupê. A produção será em São Bernardo do Campo (SP) e em Pamplona, na Espanha, com lançamento previsto para 2020.
O anúncio da produção do novo veículo ocorreu nesta quinta-feira (29), em Wolfsburg, na Alemanha. Participaram o executivo mundial da Volkswagen, Ralf Brandstätter, o CEO da Volkswagen América Latina, Pablo Di Si, e o governador de São Paulo, João Doria.
A Volkswagen investirá R$ 7 bilhões no Brasil até 2020 — cerca de R$ 5 bilhões serão destinados às fábricas paulistas. As unidades do Anchieta e de São Carlos (motores) receberão novos equipamentos.
— É a primeira vez que a Volkswagen do Brasil irá exportar o conceito de um novo veículo desenvolvido 100% aqui e que terá abrangência global — destacou Di Si.
O New Urban Coupé, identificação provisória do modelo, trará novo sistema de informação e entretenimento (áudio, conectividade e multimídia) também desenvolvido no Brasil. O sistema será exportado para outras linhas de montagem da Volkswagen no mundo.
Para produzir o novo modelo, a fábrica do Anchieta receberá um conjunto de prensas que garantirá maior produtividade e qualidade. O equipamento produzirá quatro vezes mais peças por minuto na comparação com a linha de prensas anterior.
A troca das ferramentas de estampagem (mudam conforme o veículo ou peça a ser produzida) passará de 45 para apenas cinco minutos. A unidade do Anchieta já produz a Saveiro, Saveiro Cross, Novo Polo e Virtus, os dois últimos montados sobre a plataforma MQB, que também será usada pelo futuro modelo.