Com Priscila Nunes / Especial
A versão meia noite como ficou conhecida a S10 Midnight, preta por fora e por dentro, traz detalhes exclusivos que reforçam o visual e chamam a atenção em todo o lugar. A picape média, respeitada, marca presença e pede passagem na passarela do trânsito. O conjunto propulsor combina o motor 2.8 turbodiesel, o câmbio automático de seis velocidades e a tração 4x4. Rodamos cerca de 500 quilômetros com uma Chevrolet S10 Midnight 2019 que tem preço sugerido de R$ 166.690.
Faróis e lanternas com máscaras negras, a gravatinha Chevrolet da grade e da tampa e as rodas de 18 polegadas com pneus 265/60 R18 todos pretos identificam a versão noturna por fora. Desenvolvida a partir da versão LT, o painel, bancos, laterais das portas e teto são revestidos em tecido preto. Para contrariar, a gravatinha dourada brilha no centro do volante.
Pelo seu porte avantajado, a S10 Midnight chama a atenção. Nas ruas de Porto Alegre, estradas, praias e estacionamentos, a picape foi objeto de curiosidade.
No trânsito, a jornalista Priscila Nunes, que já dirigiu outras versões da picape, ficou surpresa com a Midnight.
Brinquei que era atenção à ela, uma jovem dirigindo um carro normalmente conduzido por homens.
- A maioria dos carros deixava passar na frente. Fiquei em dúvida se era pelo tamanho da S10 ou a cor. Claro que era o preto, quase todos também ficavam olhando - disse.
O conjunto propulsor, o motor 2.8 turbo diesel de 200 cv e força (torque) de 51 kgfm combinado com o câmbio automático de seis velocidades ignora as duas toneladas da picape Chevrolet. A troca de marchas é tranquila com nível mínimo de vibração.
Mesmo sem um desempenho esportivo, sobrou potência e força nas ruas e estradas. Embora prefira carros menores, estranhei quando Priscila disse que gostou de dirigir a S10 Midnight . Os controles de estabilidade e tração e o assistente de descida ajudaram a condução.
- Na hora de acelerar, parece que sentimos o motor pulsar. A S10 Midnight entrega toda a valentia que se espera de uma picape do seu tamanho - enfatizou Priscila.
Na estrada, a jornalista lembrou que deu até vontade de pisar mais forte, mas ficou dentro dos seus limites, do carro e da velocidade permitida.
- Gostei do comportamento da Midnight que é o mesmo das outras versões que já testamos - comentou Priscila.
Na beira da praia, rodei tranquilo com a tração 4x2 (traseira). Ajustei a 4x4 pelo botão no console e a S10 ignorou a areia macia. Na terra não foi diferente. O modo 4x4 reduzida bloqueia o diferencial para pisos mais radicais como barro e lama. Priscila também testou a tração 4x4, considerou a operação fácil e a condução tranquila.
O consumo de combustível foi semelhante ao de outras versões diesel da S10 já avaliadas por Sobre Rodas. Acompanhando o fluxo de trânsito e a velocidade, na cidade as médias foram entre 7,7 km/l e 9,1 km/l enquanto na estrada variaram de 9,6 km/l a 13,4 km/l.
Com 5,36 metros de comprimento, 1,87 m de largura, 1,78 m de altura e distancia entre eixos de 3,09 m, sobra espaço na cabine e na caçamba que leva mais de uma tonelada e 1.100 litros.
A S10 Midnight acomodou bem cinco adultos, inclusive com conforto no banco traseiro.
O porte avantajado e altura elevada das portas, como em outras picapes médias, apesar dos estribos laterais, não foi fácil acessar o interior da S10.
Os puxadores nas colunas dianteiras internas ajudaram entrar e sair.
O interior, o espaço, a posição alta de dirigir e a central multimídia agradaram Priscila que gostou da combinação dos bancos, portas e teto em tecido preto e do sistema de informação. Mas pelas dimensões da S10 Midnight sentiu a falta da câmera de ré nas manobras de estacionamento. A Chevrolet tem ainda o sistema OnStar.
- Observo com atenção a central multimídia que considero um ponto importante. Quando dirijo, gosto de ouvir minha seleção de músicas e no MyLink 2 com tela de sete polegadas sensível ao toque foi rápido as interfaces com o Android Auto e Apple Carplay - destacou Priscila.
A S10 Midnight traz volante funcional com regulagem de altura, ar-condicionado, controle eletrônico de velocidade, comandos elétricos de retrovisores externos, vidros e travas das portas, e airbags frontais , sistema de som e entradas auxiliares USB, entre outros.
Conclusão: A S10 Midnight marca presença pelo visual e interior. O conjunto propulsor é o mesmo das demais versões diesel com bom desempenho apesar do porte avantajado que não compromete o consumo de combustível. A picape Chevrolet tem nível regular de equipamentos, mas o condutor sente a ausência da câmera de ré, o que dificulta as manobras de estacionamento, e do volante multifuncional e do ajuste de profundidade da coluna de direção nas viagens mais longas.