Com Priscila Nunes
Os aperfeiçoamentos da S10 modelo 2018 melhoraram o comportamento dinâmico, reduziram o nível de ruído interno e aumentaram a segurança. O generoso interior, o conjunto propulsor, a direção elétrica e os recursos eletrônicos permitiram rodar 600 quilômetros com a versão topo de linha High Country nas ruas, estradas e beira da praia com conforto, potência e segurança. A Chevrolet S10 High Country 2.8 Turbo Diesel 4x4 AT custa a parir de R$ 182.390.
O porte avantajado de quase cinco metros e meio de comprimento e o peso de mais de duas toneladas não comprometeram o desempenho da S10. Nas ruas das cidades e nas estradas da Serra e do Litoral, o comportamento da versão diesel foi próximo ao da opção LTZ Flex e remete a quase um veículo de passeio.
A recalibragem do motor e da transmissão melhorou o conjunto propulsor. Os 200 cv e a força (torque) do motor 2.8 turbodiesel são bem distribuídos pelo câmbio automático de seis velocidades e a tração 4x4. O ajuste foi perfeito e as trocas de marchas são precisas, suaves e silenciosas, sem trancos ou solavancos. O nível de ruído interno foi reduzido. Na cidade, o consumo de diesel ficou entre 7,8 km/l e 8,5 km/l e na estrada de 9,8 km/l a 12,9 km/h acompanhando o fluxo de tráfego e a velocidade.
Respostas adequadas à força do propulsor garantiram rápidas retomadas de velocidade nas ruas e nas estradas. Ajudaram a acompanhar o anda e para do trânsito urbano e facilitaram ultrapassagens seguras. A picape média transmitiu segurança na cidade principalmente pelo respeito que seu porte impõe. Também nas rodovias mesmo em velocidades mais velocidades.
A direção elétrica recalibrada melhorou a dirigibilidade pelas respostas rápidas e precisas. Na estrada, aumentou a sensação de segurança. Nas ruas em vagas apertadas ou nos estacionamentos reduzidos, a câmera de ré e os sensores dianteiro e traseiro ajudaram amenizando as dimensões da picape.
Os aperfeiçoamentos na suspensão garantiram melhor comportamento na estrada e reduziram as oscilações da picape em velocidades mais elevadas e curvas mais acentuadas como nos trechos de subida e descida da Serra entre Taquara e Gramado. A suspensão e os controles de estabilidade e tração monitoraram os movimentos da carroceria, a rodagem e a estabilidade no piso irregular. Só sentimos que estávamos em uma picape ao passar nos buracos, lombadas e pavimento ruim.
Com 5,408 metros de comprimento, 1,882 m de largura, 1,747 de altura e distância entre eixos de 3,096 m, a S 10 acomodou cinco ocupantes. Bem completa, abertura das portas por aproximação, o interior da versão topo de linha tem bom acabamento, revestimento interno em couro sintético e detalhes cromados. O volante multifuncional tem ajuste de altura e profundidade e o banco do motorista regulagem elétrica. O banco traseiro é bipartido.
A central multimídia MyLink conta com tela de LCD de oito polegadas sensível ao toque, GPS e câmera de ré integrados, além de interatividade com o Android Auto e Apple CarPlay, rádio AM/FM, entrada USB e auxiliar e Bluetooth. A High Country tem partida remota com acionamento do ar-condicionado automático digital, sensores de estacionamento, de chuva e crepúsculo, sistema OnStar e capota marítima.
Entre os recursos eletrônicos que auxiliaram a condução e aumentaram a segurança estava o controlador de velocidade, controles de estabilidade e tração, distribuição e assistência de frenagem, monitoramento de pressão dos pneus, assistentes de partida e de descida em rampa, de permanência em faixa e de alerta de colisão.
A High Country tem acendimento automático dos faróis, iluminação diurna e lanternas traseiras em LED, faróis auxiliares de neblina, rodas de liga leve aro 18 com pneus 265/60 R18, rack no teto e capota marítima, entre outros.
A jornalista Priscila Nunes, apesar das dimensões avantajadas da S10, gostou da sensação de segurança e do respeito dos outros veículos, tanto nas ruas quanto nas estradas. Ela dirigiu entre Canela e Porto Alegre e destacou o comportamento da picape Chevrolet, em especial nos trechos sinuosos da descida da Serra até Taquara pela eficiência do conjunto mecânico.
- A direção e a suspensão bem calibradas e com os recursos eletrônicos que auxiliaram a condução fiquei com a impressão que estava dirigindo um carro menor. Gostei da central multimídia MyLink pela facilidade de uso, muito intuitivo -.
O nível de silencio interno chamou a atenção por ser muito próximo ao da S10 LTZ Flex. “Só senti que o motor é diesel nas velocidades mais elevadas quando aumentou o nível de ruído acompanhando a rotação do 2.8 turbodiesel”.
O interior da picape agradou a jornalista. Bem acabado e bom espaço, daria para levar a família, além da bagagem na caçamba, numa viagem para o sítio ou à praia. Brincado sugeriu que daria até para acomodar o cachorro. Ela valorizou ainda o design externo e cor vinho que expressam a modernidade do homem do século XXI.
Conclusão: Bem equipada, com eficientes recursos eletrônicos , a Chevrolet S10 High Country 2.8 Turbo Diesel 4x4 automática é o tipo de veículo para rodar grandes distâncias com conforto e segurança. As modificações aperfeiçoaram o conjunto mecânico e garantem ótimo desempenho apesar do porte avantajado da picape. A avançada tecnologia compensa o preço. Boa viagem.