Com Priscila Nunes/Especial
A proposta de aumentar a participação das mulheres no seguimento de picapes médias, desafio da nova Chevrolet S10 2.5 Flex Automática, ao tudo indica, será superada. Apesar do porte avantajado de quase cinco metros e meio de comprimento e duas toneladas, o comportamento da versão com o motor flex e transmissão automática se aproxima ao de um veículo de passeio. O conjunto propulsor, a direção elétrica e os recursos eletrônicos garantem o conforto, a potência e a segurança para rodar nas ruas e estradas. Percorremos 600 quilômetros por ruas e estradas gaúchas e também na pista de off-road montada na Expointer com uma Chevrolet S10 LTZ 2.5 Flex que custa R$ 129.900.
Nas viagens ao Litoral e à Serra gaúcha a S10 Flex automática mostrou diversas vantagens em relação à versão diesel principalmente em função do desempenho do motor e pelo conforto do baixo nível de ruído interno.
Os 197 cv do motor 2.5 Flex ( quando abastecido com gasolina) são bem distribuídos pelo câmbio automático de seis velocidades. Na cidade com respostas rápidas e nas estradas pelas retomadas de velocidade que facilitam ultrapassagens seguras.
O motor 2.5 com injeção direta de combustível, 197 cv e força (torque) de 26,3 kgfm (gasolina) a 206 cv e 27,3 kgfm (etanol) foi recalibrado para atuar com o câmbio automático de seis velocidades, que também teve nova programação eletrônica. O ajuste foi perfeito e as trocas de marchas são precisas, suaves e silenciosas com a rodagem permanente, sem trancos ou solavancos.
A S10 Flex automática tem nota A do Inmetro com médias de 7,9 km/l na cidade e 9,4 km/l com gasolina. Com o mesmo combustível tivemos resultado um pouco melhor na estrada com médias entre 10,5 km/l e 12,6 km/l na velocidade constante de 80 km/h.
A direção elétrica melhorou a dirigibilidade da S10, principalmente nas manobras de estacionamento auxiliadas pela câmera de ré e pelos sensores dianteiro e traseiro. Os aperfeiçoamentos feitos na suspensão no modelo 2018 garantiram melhor comportamento na estrada ao reduzirem as oscilações da picape em velocidades mais altas e curvas mais acentuadas. A suspensão e os controles de estabilidade e tração controlam os movimentos da carroceria, a rodagem e a estabilidade no piso irregular.
Bem completa, a S10 LTZ tem revestimento interno em couro sintético, volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade e banco do motorista com regulagem elétrica, central multimídia MyLink com tela de oito polegadas, GPS e câmera de ré integrados. Também partida remota com acionamento do ar-condicionado automático digital, sensores de estacionamento, de chuva e crepúsculo, sistema OnStar e capota marítima.
Para completar controlador eletrônico de velocidade, monitoramento de pressão dos pneus, recursos eletrônicos como assistentes de partida e de descida em rampa, de permanência em faixa e alerta de colisão. Ainda acendimento automático dos faróis, iluminação diurna em LEDs, rodas de liga leve aro 18 com pneus 265/60 R18 e rack no teto, entre outros.
A jornalista Priscila Nunes, que prefere carros menores, aprovou o comportamento da picape Chevrolet, principalmente nos 200 dirigiu, entre São Francisco de Paula e Porto Alegre passando por Canela e Gramado.
- Subimos a Serra com a picape S10 com conforto, tranquilidade e segurança. O tempo colaborou e o dia ensolarado ajudou na produção das fotos e dos vídeos, feitos no Serra Park. O resultado foi tão que o material está sem nenhum retoque. Não alteramos luz e muito menos detalhes. Estava tudo alinhado -.
Priscila destacou o baixo nível de ruído interno, a direção leve e as trocas de marchas imperceptíveis. “Por querer, passei em buracos e mesmo assim a picape superou as irregularidades do pavimento. O espaço interno é grande, daria para levar a família. Na caçamba, devidamente acomodado levaria até o Bruce, o Boder Collie da família -.
A jornalista teve a mesma sensação de conforto, tranquilidade e segurança da S10 na estrada quando dirigiu a picape Chevrolet na pista de off-road improvisada na Exponter.
- Não reparei no trecho de pedra e muito menos nas inclinações da pista feitas exclusivamente para o percurso. Gostei de ver o barro esparramado pelo carro. Senti uma rápida impressão de aventura - conclui.
Conclusão: A Chevrolet S10 LTZ 2.5 Flex automática agrada quem procura uma picape bem equipada a gasolina, principalmente para rodar na cidade. O conjunto propulsor garante bom desempenho sem comprometer o consumo de combustível considerando o porte avantajado do veículo. Com vantagem em relação à concorrência, seria mais completa com airbags laterais e de cortina.