O Classe A cresceu, ficou mais bonito, bem equipado e esportivo. Renovado, o 250 Vision traz a nova linguagem visual da marca, apresentada pelo CLS, e que realça a esportividade. A montadora alemã valorizou o interior e introduziu novos recursos eletrônicos como a generosa tela digital conjugada do quadro de instrumentos e da central multimídia. Ou o sistema que conversa com o condutor. O Mercedes-Benz Classe A Vision 2019 custa 194.990.
O visual do novo Classe A valoriza as linhas limpas e despojadas que destacam a esportividade como a dianteira mais baixa e as laterais marcadas por vincos.
Com a reestilização o coeficiente aerodinâmico caiu de Cx 26 para Cx 25.
A frente mais suave e esportiva é chamada pela montadora alemã de Shark Face, a cara de tubarão. A grade traz o logotipo da marca separado por um friso cromado. O conjunto ótico mais fino e alongado reúne os faróis, auxiliares, lanternas e luzes diurnas em LED.
Nas laterais, os retrovisores externos e as molduras das janelas são em preto brilhante. As rodas de 18 polegadas e cinco raios trazem os pneus run flat. A traseira mais larga recebeu novas lanternas em LED que avançam nas laterais e tampa do porta-malas. O aerofólio conta com a terceira luz de freios.
O hatch fabricado no México ficou maior em relação ao modelo anterior. São 4,41 metros de comprimento, 13 centímetros a mais, 1,79 m de largura e 1,44 m de altura. A distância entre eixo cresceu três centímetros e passou para 2,73 m, o que aumentou o espaço interno, principalmente no banco traseiro, e no porta-malas, agora para 370 litros, ou 29 litros a mais.
O interior tem ótimo acabamento em couro, painel com visual de fibra de carbono escurecida e detalhes cromados e em preto brilhante. O painel lembra a forma de asa e as saídas do ar condicionado são do tipo turbina. Os bancos com ajustes elétricos e memória são revestidos em couro nas cores preta ou bege.
O quadro de instrumentos, configurável, e a central multimidia formam peça única que parece flutuar. O conjunto futurista, que chama a atenção, facilita acompanhar e comandar as informações do veículo quanto do multimídia interativo com os sistemas Android Auto e Apple Carplay.
O comando das duas telas digitais de alta resolução e 10,25 polegadas integradas ficou mais intuitivo. O acionamento pode ser feito pelas teclas do volante multifuncional, pelo controle no console, na própria tela do multimídia, que é sensível ao toque, ou por voz.
O Classe A é o primeiro Mercedes equipado com o sistema multimídia MBUX (Mercedes-Benz User Experience). As palavras Ola, Oi ou Ai seguidas por Mercedes, ativam o sistema de voz que responde a perguntas do condutor e acompanhante. Também ajusta funções como o ar-condicionado, teto solar, emissoras de rádio, volume do som entre outras.
O conjunto propulsor combina o motor de quatro cilindros 2.0 turbo a gasolina de 224 cv e força (torque) de 35,7 kgfm com o câmbio 7G-DCT de dupla embreagem e sete velocidades. Pela ficha técnica, o Classe A acelera de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos e chega aos 250 km/h limitados eletronicamente.
Nas ruas e estradas
O comportamento do novo Classe A foi ótimo nos 250 quilômetros que percorremos junto com o jornalista Cesar Bresolin pelas ruas e avenidas de São Paulo até a Riviera de São Lourenço e volta à capital paulista. Ao acessar o confortável e bem acabado interior, a atenção foi direta para as duas telas de alta resolução que combinam o quadro de instrumentos e a central multimídia.
O comando do câmbio por alavanca na coluna da direção, típico dos Mercedes, se confunde nos primeiros momentos com o acionamento dos sinalizadores, mas sem comprometer a dirigibilidade. Nas ruas e marginais com velocidade
O Classe A rodou tranquilo com o câmbio automático que facilitou a condução.
Nas estradas, o 2.0 turno desejou potência e força sem comprometer o consumo de combustível. O Bresolin dirigiu na ida e eu na volta.
O tempo ameaçava chuva quando saímos da Riviera e, no começo da subida da serra pela Imigrantes desabou violento temporal. Com a visibilidade reduzida rodamos até próximo ao acesso a São Bernardo. Aproveitamos para testar o MBUX. que atendeu os comandos de voz e até funcionou sem o Ai Mercedes ser chamado.
A direção elétrica progressiva, a suspensão independente nas quatro rodas - (McPherson na frente e multibraço atrás) – e os freios a disco facilitaram a comando do Classe A. Os modos de condução - Eco, Confort, Sport e Individual – ajustaram o comportamento em economia, conforto, esportividade e personalizado.
No rápido teste que realizamos, o novo Classe A mostrou sua evolução em relação ao modelo anterior. No interior pelo espaço, acabamento e tecnologia e na dirigibilidade com o ótimo conjunto propulsor e a suspensão mais macia mas firme.
Viagem a convite da Mercedes-Benz