Faróis e lanternas em LED, para-choques e rodas redesenhados e diferenciados, interior com novos revestimentos, volante, central multimídia e quadro de instrumentos digital são as principais novidades do Classe C 2019. O destaque fica com o C200 EQ Boost com novo motor 1.5 turbo que traz acoplado propulsor elétrico. O Mercedes-Benz Classe C 2019 teve reajuste nos preços e custa de R$ 187.900, na versão C180 Avantgarde, a R$ 259.900, na C300 Sport.
A quinta geração do Classe C, lançada em 2015, vendeu mais de 1,9 milhão de unidades. No Brasil, neste ano, o sedã premium montado em Iracemápolis (SP), teve 996 emplacamentos até setembro, o que representa 51% do seu segmento. O público principal do sedã médio Mercedes é formado por homens com idade entre 45 e 60 anos. A faixa secundária é também de homens dos 35 aos 45 anos. A decisão de compra vai da mais emocional a mais racional.
Faróis e lanternas em LED, para-choques e rodas diferenciadas, interior com novos revestimentos, volante, central multimídia e quadro de instrumentos digital com três configurações - clássico, esportivo e progressivo - são as principais novidades das quatro opções do Classe C 2019. Todas as versões trazem aperfeiçoamentos que alinham a versão brasileira ao modelo global.
O destaque especial fica com o C200 EQ Boost com o novo motor 1.5 turbo com propulsor elétrico acoplado.
O interior também aperfeiçoado com modificações gerais, algumas delas do Classe S, e também próprias para cada versão. O volante multifuncional traz nas laterais comandos sensíveis ao toque que permitem, entre outras funções, ajustes do quadro de instrumentos e a central multimídia do carro.
O Classe C traz de série nova central multimídia NTG 5.5 interativa com Android Auto e CarPlay, navegação por Google Maps e Waze, câmera de ré, sistema Audio 20, duas entradas USB, leitor de cartões SD, viva-voz Bluetooth e interface de mídia.
Todas as versões do Classe C trazem novos recursos eletrônicos como o monitoramento da distância dos carros que rodam à frente. Ao constatar desaceleração que aumente o risco de acidente, o sistema alerta o condutor com sinais sonoros e visuais.
Também frenagem adaptativa, distribuição eletrônica da força de frenagem, controles eletrônicos de estabilidade e tração, monitoração da pressão dos pneus, assistentes de partida em rampa, de ventos transversais e de aceleração em curva e desgaste de pastilhas, entre outros.
O C 200 EQ Boost substituiu o C250 Avantgard. O novo conjunto propulsor combina o motor de quatro cilindros a gasolina 1.5 turbo de 183 cv e força (torque) de 28 kgfm com um motor elétrico de 48 Volts e 14 cv e potência combinada de 197 cv. A força passa para 34,7 kgfm com os 16,3 kgfm adicionais do elétrico. O câmbio automático é de nove velocidades.
O funcionamento do conjunto propulsor é próximo ao sistema de um carro híbrido. O motor elétrico, acionado por correia, combina um alternador com propulsor e libera mais força imediata quando o carro precisa mas não movimenta o veículo sozinho. O sistema regenerativo alimenta uma bateria de 48 volts.
As versões 180 Avantgard e Exclusive são equipadas com o motor 1.6 turbo de 156 cv combinado com o câmbio automático de sete velocidades. O topo de linha Sport conta com o 2.0 turbo que teve a potência aumentada para 258 cv, 13 cv a mais em relação ao anterior.
Pelos dados da Mercedes-Benz, o C 200 EQ Boost acelera de 0 a 100 k/h em 7,7 segundos, chega à velocidade máxima de 239 km/h e faz média de 12 km/l de gasolina em percurso misto.
Versões e preços
C 180 Avantgarde – R$ 187.900
Novos para-choques dianteiro, faróis full LED, rodas de liga-leve de 17 polegadas de 10 raios, lanternas traseiras, também em LED, volante com comandos sensíveis ao toque, console central com acabamento preto brilhante, botão de partida, sistema multimídia NTG 5.5 com integração para smartphone (Waze) e assistente de frenagem ativo
C 180 Exclusive - R$188.900,00
Acrescenta painel superior e portas com acabamento Artigo, console central revestido em madeira marrom escura, botão de partida, multimídia NTG 5.5 com integração para smartphone (Waze) e assistente de frenagem ativo.
C 200 EQ Boost - R$228.900
Novos motor 1,5 litro turbo com EQ Boost: 183 + 14 cv / 28 + 16, kgfm, recuperação de energia nas frenagens / desaceleração, função coasting (roda livre) com motor desligado, quadro de instrumentos digital configurável com 12,3 polegadas e central multimídia com tela digital de 10,2 polegadas, rodas de liga-leve de 17 polegadas de 5 raios duplos
C 300 Sport - R$259.900
Novos motor 2.0 turbo com 258 cv, grade frontal diamante cromada, rodas AMG de 18 polegadas de cinco raios com fundo preto, volante esportivo com controles sensíveis ao toque console com acabamento preto brilhante, kit visual AMG, console central em madeira preta.
Na cidade e na estrada
Com o conforto, a tecnologia e o desempenho passaram rápidos os 250 quilômetros percorridos pela capital e interior de São Paulo na avaliação do C200 EQ Boost. Ao acionar o botão de partida, o motor elétrico colaborou para o silêncio interno.
Na estrada, a combinação do 1.5 turbo com o motor elétrico mostrou suas virtudes. Respostas rápidas com a troca imperceptível de marchas. A direção precisa e a suspensão bem calibrada ignoraram as irregularidades do pavimento. A boa proteção acústica minimizou os ruídos externos.
O espaço na frente é bom e atrás acomoda bem dois adultos. A configuração do quadro de instrumentos digital – com três opções - foi fácil como também da central multimídia. A conexão com o Apple CarPlay foi rápida embora com informações nem sempre precisas na capital e nas estradas.
O C200 EQ Boost tem três modos de condução: Comfort - conforto, Eco - economia, e Sport ou Sport + - desempenho. No Eco, com controle eletrônico de velocidade, no plano e em descida, quando aliviamos o acelerador, a função Sailing desligou o motor a combustão e o elétrico manteve o carro em movimento.
Para o comportamento mais esportivo, bastou acionar os modos Sport ou Sport+. As configurações do conjunto propulsor foram alteradas e o C200 teve desempenho mais forte. As acelerações foram mais rápidas, as trocas de marchas mais longas e o ronco do motor mais sonoro.
Viagem a convite da Mercedes-Benz