Com Priscila Nunes / Especial
O preto brilhante personaliza o Creta Sport. A tonalidade escurecida presente na grade, moldura frontal e das laterais, para-choques dianteiro e traseiro, retrovisores, cobertura das caixas de rodas, barras no teto e rodas diamantadas valoriza a esportividade. Os faróis com máscara negra e a iluminação diurna (RDL) são em LED. Rodamos cerca de 700 quilômetros com um Hyundai Creta Sport 2018 que tem preço sugerido de R$ 94.990
O interior do Creta Sport também é escurecido, inclusive as colunas e o teto. O volante multifuncional tem revestimento em preto e detalhes em preto fosco metalizado, também presente no console e molduras das saídas do ar-condicionado. Os bancos revestidos em couro e tecido completam o interior preto.
O visual do Creta port foi destacado pela jornalista Priscila Nunes, “bonito e imponente chamou a atenção nas ruas. A boa ergonomia com a posição mais elevada de dirigir e os ajustes do volante e do banco facilitaram conduzir o utilitário esportivo na cidade e na estrada.
Os 156 cv e força (torque) de 19,11 kgfm (gasolina) a 166 cv e força de 20,5 kgfm (etanol) do motor 2.0 flex puxam bem o Creta Sport. São distribuídos pelo câmbio automático de seis velocidades nas rodas dianteiras e garantem desempenho adequado.
O comportamento do utilitário esportivo Hyundai agradou na cidade e na estrada, mesmo nas vicinais de terra batida. As respostas fortes permitiram acompanhar o fluxo rápido nas radiais e o câmbio automático ajudaram evitar o cansaço nas ruas com trânsito congestionado.
- Já havíamos testado a versão 1.6 Pulse Plus, o que mudou em relação a nova opção Sport, o motor 2.0 nos deixou com mais vontade de acelerar, claro, dentro dos limites de velocidade – lembrou Priscila.
Com condutor e acompanhante sobrou potência e força para o utilitário esportivo familiar. As trocas de marchas do câmbio automático foram suaves e quase imperceptíveis. Eficientes nas ruas, permitiram retomadas de velocidade rápidas e ultrapassagens seguras nas estradas. A direção elétrica facilitou as manobras.
Na freeway Porto Alegre - Osório, o Creta rodou tranquilo a 110 km/h. Na Estrada do Mar, a suspensão macia ajudou e o SUV Hyundai ignorou curvas dispensando o apoio dos controles de tração e estabilidade.
O consumo de combustível durante o test-drive foi melhor do que o do Inmetro que é de 10 km/l no ciclo urbano e de 11,4 km/l no rodoviário com gasolina.
Na cidades, nossas médias foram de 8,7 km/l a 11,3 km/h.
Na estrada, com o controlador eletrônico de velocidade, a 80 km/h as médias ficaram entre 12,3 e 18 km/l.
Na autoestrada BR/290, a velocidade constante de 110 km/h, as médias foram de 11,5 km/l a 15,8 km/l.
- O Creta Sport oferece espaço, conforto e segurança com equipamentos e recursos que facilitam a condução sem comprometer a relação custo/benefício. Com algumas limitações, comuns no segmento, poderia ser a melhor opção na família de utilitários esportivos da Hyundai – disse a jornalista.
Bem completo, o Creta Sport tem volante multifuncional, quadro de instrumentos analógico, computador de bordo, controle eletrônico de velocidade, ar-condicionado automático digital com saídas para o banco de trás, acionamento elétrico de retrovisores, vidros e portas, e sensor crepuscular.
Priscila gostou da multimídia BlueMedia "interativa com os sistemas Android Auto, Apple CarPlay, conectou fácil com o iPhone. A câmera de ré facilitou as manobras de estacionamento “. O sistema conta ainda com rádio leitor de MP3, Bluetooth e entradas USB e auxiliar.
Com 4,27 metros de comprimento, 1,78 m de largura, 1,63 m de altura e distância entre-eixos de 2,59 m, as dimensões do Creta são próximas às dos seus principais concorrentes, os Honda HR-V, Nissan Kicks, Jeep Renegade e Ford EcoSport.
O bom espaço interno acomoda bem os ocupantes da frente foi destacado pela jornalista. Chamou mais atenção atrás “que leva dois adultos e uma criança sem comprometer o conforto. O porta-malas, com 431 litros, leva a bagagem de toda família”.
Conclusão: Visual valorizado pelos detalhes escurecidos, o Creta Sport destaca as qualidades do SUV Hyundai que, apesar de puxar pelas linhas esportivas, mantém as características de um veículo familiar com bom desempenho, conforto e espaço.