Com PRISCILA NUNES/Especial
A dirigibilidade, o amplo espaço interno e o reduzido nível de ruído na cabine destacam o comportamento do Creta. O utilitário esportivo compacto Hyundai roda bem na cidade mas na estrada sente o peso quando carregado. Com a versão 1.6 Pulse Plus rodamos cerca de 700 quilômetros por ruas e estradas gaúchas. O Hyundai Creta 1.6 Pulse Plus avaliado custa R$ 89.990 mais R$ 1.100 da cor perolizada verde Forest.
A área interna chama a atenção. Com 4,27 metros de comprimento, 1,78 m de largura, 1,635 m de altura e entre-eixos de 2,59 m, acomodou bem cinco adultos, o que nem sempre ocorreu em concorrentes do seu segmento. Claro, com menor espeço no assento do meio mas sem comprometer o conforto. O porta-malas de 431 litros leva e a bagagem de toda a família.
O visual bonito, que chama a atenção nas ruas, foi o primeiro ponto destacado pela jornalista Priscila Nunes, que também avaliou o Creta 1.6 Pulse Plus. " A boa ergonomia com a posição mais elevada de dirigir e os ajustes do volante e do banco facilitaram conduzir o utilitário esportivo".
A editora digital multimídia também valorizou o amplo espaço interno e os recursos disponíveis. Lembrou que uma conhecida comprou um Creta recentemente e está adorando. Disse que "foi amor à primeira vista. O design e o motor brilharam seus olhos" no test-drive.
- A cor verde perolizada do modelo que avaliamos ficou moderna e bonita. O sistema – Start/Stop – reduz o consumo de combustível. O conjunto propulsor é bom combinando o motor 1.6 com o câmbio automático de seis velocidades. Andei pelas ruas e perimetrais de Porto Alegre, entre lombas e vias retas e aprovei o utilitário esportivo da Hyundai.
O Creta andou rápido na cidade. O motor 1.6 16 válvulas respondeu bem e o câmbio automático de seis velocidades distribuiu os 123 cv e força (torque) de 16 kgfm quando abastecido com gasolina. As relações de marchas bem escalonadas ajudano desempenho. Conforme a Hyundai, o utilitário esportivo acelera de 0 a 100 km/h em 12 segundos e atinge a velocidade máxima de 172 km/h.
Na estrada, com condutor e acompanhante, o propulsor atendeu a pressão no acelerador e garantiu retomadas de velocidade e ultrapassagens seguras. Mas sentiu os 1.359 kg do utilitário e o peso de cinco passageiros. As reações foram mais lentes e exigiram mais força no acelerador para manter a velocidade.
Nível de ruído interno reduzido, a direção elétrica progressiva, leve e precisa, facilitou manobras de estacionamento na cidade. Na estrada, acompanhou a velocidade do SUV, garantiu a sensação de segurança e pleno domínio do carro. Os freios foram eficientes e tiveram tendência de aquecimento quando usados por longos períodos.
A boa suspensão absorveu bem as irregularidades do pavimento sem transmitir vibrações, também ignorou lombadas, mas reverberou no paralelepípedo. O Creta fez a leitura correta das ruas e estradas brasileiras, nem sempre em boas condições. Macia, sem comprometer a estabilidade, enfrentou trechos de curvas fechadas mantendo a inclinação da carroceria normal. Os sistemas de estabilidade e tração ajudaram.
O consumo de combustível de acordo com o Inmetro é de 10,1 km/l na cidade e de 11,3 na estrada. Durante a avaliação, as médias ficaram entre 9,3 km/l a 10,9 km/l na cidade e de 15,1 km/l a 11,6 km/l em velocidades médias constantes entre 80 km/h e 110 km/h.
O Pulse Plus é bem completo mas o acabamento é simples com predominância do plástico rígido. Os bancos são revestidos em tecido e o quadro de instrumentos conta com mostradores analógicos e digitais. O volante é do tipo multifuncional e traz ainda controlador eletrônico de velocidade.
A versão modelo 2017 tinha central multimídia Blue Nav com tela de sete polegadas, navegação GPS, Android Auto e Apple CarPlay, Bluetooth, MP3 player, reprodutor de fotos e vídeos, conexões USB/iPod e auxiliar, duplo airbag dianteiros, sensores de estacionamento, assistente de partida em rampa e sistema Isofix, entre outros.
No modelo 2018 a central multimídia Blue Nav foi trocada pela Blue Midia, sem navegação por GPS. A antena no teto tipo barbatana de tubarão também foi substituída por uma convencional.
Conclusão: O Creta 1.6 Pulse Plus 2017, mais completo em relação ao 2018, oferece espaço, conforto e segurança com equipamentos e recursos que facilitam a condução sem comprometer a relação custo/benefício. Com algumas limitações comuns no segmento, poderia ser a melhor opção na família de utilitários esportivos da Hyundai.