A associação da brasileira CAOA com a chinesa Chery para a produção de veículos, em novembro de 2017, avançou neste ano com a produção e lançamento de novos produtos, o que consolidou a participação da nova marca no mercado nacional. Sob o comando do empresário Carlos Alberto de Oliveira Andrade, a parceria sino-brasileira e o acordo de cooperação que criou a CAOA Chery, nova montadora 100% nacional, foi um dos principais acontecimentos do setor automotivo nos últimos anos.
A parceria que criou a CAOA Chery reuniu a tecnologia de ponta da indústria chinesa com a experiência da engenharia brasileira. No seu primeiro ano de atividades, as vendas da nova montadora, puxadas por novos produtos, saltaram da 20ª posição para a 15ª na participação do mercado brasileiro.
O primeiro modelo apresentado pela CAOA Chrey foi o Tiggo 2 nas versões com transmissão mecânica e automática. No Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, em novembro passado, a montadora mostrou modelos híbridos e elétricos e apresentou o Tiggo 8, um utilitário esportivo de sete lugares, ainda sem data para lançamento, mas já em estudo para produção no Brasil.
O sedan Arrizo5, fabricado na fábrica de Jacarei (SP), o o utilitário esportivo Tiggo5x, montado em Anápolis (GO) foram lançados no começo de dezembro.
Nos primeiros meses de 2019 será a vez do terceiro SUV da marca, o Tiggo 7.
A sólida experiência de Oliveira Andrade no setor automotivo, da linha de montagem ao desenvolvimento da logística de distribuição ou da rede de concessionários ao marketing, peças e serviços foi decisivo para a rápida consolidação da marca e evolução no mercado.
O que levou seu idealizador, o empresário Carlos Alberto de Oliveira Andrade, ser homenageado como o Executivo do Ano em diversos prêmios da mídia automotiva brasileira.
Sobre a CAOA Chery, o empresário lembrou a importância de que “ não só estamos traduzindo em realidade o sonho que tínhamos de lançar uma nova marca de carros com meu nome e uma montadora 100% nacional com tecnologias avançadíssimas alavancadas nesta parceria sino-brasileira, mas ao mesmo tempo estamos trabalhando para reforçar, a cada dia, nossas antigas relações e tornar o CAOA o maior conglomerado de distribuição e produção de veículos no Brasil”.
Trajetória profissional
Carlos Alberto de Oliveira Andrade é o fundador e atual chairman da CAOA — montadora e distribuidora do setor automotivo. Formado em Medicina, começou suas atividades no segmento automotivo em 1979.
Ao adquirir um Landau na concessionária Ford de Campina Grande (PB), o Dr. Carlos, como é mais conhecido, não recebeu o carro porque a concessionária faliu. Empreendedor, ficou com a revenda para compensar o pagamento feito pelo Landau e criou a CAOA.
Em menos de seis anos, a CAOA tornou-se a maior revendedora Ford da América Latina e marcou o começo da trajetória de sucesso do empresário no setor automotivo nacional. Em 1998, passou à importadora oficial da Subaru. No ano seguinte foi a vez da Hyundai que teve reposicionamento da marca com excelentes resultados de vendas no país.
Com investimentos de R$ 1,2 bilhão, em 2007 foi inaugurada a CAOA Montadora de Veículos S/A. Localizada no Distrito Agroindustrial de Anápolis (DAIA), a planta utiliza elevado grau de automação na montagem de veículos Hyundai, os caminhões leves HR e HD 78,os utilitários esportivos Tucson e o iX35 e agora o CAOA Chery Tiggo 5.