Com Priscila Nunes / Especial
A liderança do Compass no mercado de utilitários esportivo foi resultado de um conjunto de qualidades que caiu no gosto do brasileiro. O Jeep combinou o conforto, o espaço e a sofisticação com eficiente conjunto propulsor e um belo visual. Para completar avançados recursos eletrônicos fazem a diferença em relação aos concorrentes. O Jeep Compass Limited 2.0 Diesel 4×4 AT9 custa R$ 168.990 sem opcionais.

Com o Compass Limited rodamos cerca de 800 quilômetros e, como definiu a jornalista Priscila Nunes, o Jeep é sinônimo de qualidade, conforto e desempenho. Bem equipado é um carro pra ninguém colocar defeito.

O visual valorizado pela ampla grade, faróis em xênon com iluminação diurna (DRL) em LED e os detalhes cromados contrastando com o azul da carroceria foram destacados por Priscila. A dirigibilidade, a central multimídia e a câmera de ré também foram destacadas.

- Confortável, seguro e moderno, já rodamos com todas as versões, nos mais diversos lugares, da Serra e Litoral gaúchos à fronteira com o Uruguai,no Chuí, e pisos, das ruas e estradas, à terra batida e beira da praia. O Compass sempre foi competente em todas as condições –

O conforto, a segurança e a facilidade de condução do Limited Limited 2.0 Diesel 4x4 avançaram com recursos eletrônicos como o controle eletrônico de velocidade adaptativo, o monitoramento de faixa e o aviso de colisão, entre outros, foram eficientes na principalmente na estrada.


A sensação de segurança com o Compass sempre na mão tranquiliza quem gosta de dirigir.
O conforto foi de um veículo de passeio com a altura elevada e o desempenho de um utilitário esportivo, justificou Priscila.

Os 1.700 quilos do Compass foram ignorados pelo conjunto propulsor.
Os 170 cv e a força (torque) de 35,7 kgfm do MultiJet II sempre foram bem distribuídos pelo câmbio automático de nove velocidades e a tração 4x4.

Na cidade, apesar do tamanho, o utilitário esportivo médio rodou tranquilo e, claro, com o respeito que o porte impõe.
Nas manobras de estacionamento, os sensores e a câmera de ré ajudaram.

Na estrada, o Compass repetiu o comportamento do Limited Diesel das avaliações anteriores com retomadas de velocidade rápidas, troca de marchas imperceptíveis, baixo nível de ruído e vibrações reduzidas.
Quando preciso, foi só recorrer à troca sequencial de marchas pelas aletas atrás do volante.

A direção elétrica progressiva, o controle eletrônico de velocidade adaptativo, o monitoramento de faixa, o alerta de ponto cego e o aviso de colisão auxiliaram a a condução, que ficou mais segura na estrada, principalmente na BR/290 entre Porto Alegre e Osório, e na pista simples da Estrada do Mar.

Firme sem comprometer o conforto, a suspensão independente nas quatro rodas com sistema multilink na traseira foi eficiente. Na beira da praia, a suspensão foi perfeita e absorveu as pequenas irregularidades, Na terra batida, trepidou um pouco.
Nas curvas mais fortes, sem abuso da velocidade, a inclinação lateral do Compass foi reduzida Os pneus 255/55/R18 ajudaram enfrentar lombadas, quebra-molas e buracos comuns nas ruas e estradas.

Nota A na categoria pelo Inmetro com 9,8 km/l na cidade e 11,4 km na estrada, O consumo de combustível foi adequado às características do Compass. Na cidade, médias entre 9,4 km/l e 10, 5 km/l. Na estrada, variaram de 9,9 km/l a 20 km/l (80 km/h), de 10,1 km/l a 14,8 km/l (100 km/h) e 9,5 k,/l a 14,1 km/l (110 km/h) em velocidades constantes.

A distância entre eixos de 2,63 m garantiu o generoso espaço para cinco passageiros. “Certamente, a fórmula do sucesso do Compass foi o foco no conforto e o espaço, necessários para viagens, valorizados pelo acabamento, ar-condicionado e sistema de som”, lembrou a jornalista.

- No painel, o material é macio ao toque na parte superior do painel. Nas laterais das portas, couro e plástico emborrachado. Detalhes em preto brilhante ao redor da central multimídia Uconnect de 8,4 polegadas sensível ao toque. As maçanetas têm cromados foscos e todos os comandos ficam bem posicionados.

Abertura das portas por aproximação, os bancos em couro foram confortáveis tanto na cidade quanto na estrada. Volante multifuncional, ar-condicionado digital automático de duas zonas, quadro de instrumentos analógico digital, navegação por GPS, câmera de ré estão entre os equipamentos com comandos de fácil acesso do Compass.

O porta-malas de 410 litros leva a bagagem da família. O tanque de combustível do Compass com capacidade para 60 litros do tanque garante autonomia de 600 a 700 quilômetros na estrada dependendo da carga e da velocidade.

Conclusão: Versátil e confortável, os recursos eletrônicos valorizaram o Jeep Compass Limited 2.0 Diesel 4×4 AT9. Facilitaram a condução e aumentaram a segurança principalmente na estrada. O utilitário esportivo é perfeito para viagens com a família. Quem busca um veículo apenas para o uso urbano, sem rodar longas distâncias ou necessidade de tração 4x4, deve avaliar a relação custo benefício em relação às outras versões do Compass com diferença significativa no preço.
