Desenvolvido como produto global, o mercado chinês, o maior do planeta, será o primeiro que terá o Renault K-ZE. O alto volume de produção permitirá a redução de custos e o preço mais acessível. Além da China, o K-ZE deverá chegar a outros mercados emergentes. A montadora francesa não revelou quais seriam, mas tudo indica a Índia e o Brasil estarão nas possibilidades.
O visual do K-ZE remete ao Kwid com modificações na frente e traseira, na grade e no grupo óptico. Sem divulgar maiores detalhes, a montadora informou que o pequeno compacto terá autonomia de 250 km e a bateria poderá ser recarregada em tomadas domésticas e redes públicas.
O pequeno elétrico terá central multimídia com navegação, câmera de ré, serviços conectados e sensores de estacionamento traseiro, entre outros recursos.
A Renault lançará até 2020 as versões híbridas e elétricas dos seus três carros mais vendidos: Clio, Captur e Mègane. Todos com sistema plug-in para recarga da bateria na tomada doméstica.
O K-ZE será produzido pela e-GT New Energy Automotive Co, uma associação do Grupo Dongfeng Motor e a Nissan, para desenvolver e produzir veículos elétricos para o mercado chinês.
O K-ZE será montado sobre a plataforma CMF da Renault Nissan, a mesma do Kwid. A arquitetura teve a adequação de suspensões e eixos para a instalação do conjunto propulsor, entre outras modificações.