As novidades que movimentarão o estande da Ford no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2018, de 8 a 18 de novembro, foram antecipadas nesta terça-feira (23). São modelos entre lançamentos que ocorrerão em breve como o Edge ST, ou virão mais para frente, como o EcoSport sem estepe na traseira, e estarão ao lado da linha de produtos da marca vendidos no mercado brasileiro.
A montadora aproveitará o evento do São Paulo Expo para avaliar a receptividade de modelos conceituais como as picapes Ranger Storm e Black, o aventureiro sedã Ka Urban Warrior, que mostram futuras tendências da marca, e o utilitário esportivo chinês Territory. E ainda o Fusion Energi, a F-150 Raptor e o Mustang.
Um dos carros mostrados que mais champou a atenção foi o utilitário esportivo global Territory. O SUV médio desenvolvido na China, onde será lançado em 2019, é do mesmo segmento liderado no Brasil pelo Jeep Compass.
Definido como modelo de baixo custo na China, terá diversos grupos propulsores a gasolina e híbridos, incluindo plug-in, que poderá recarregar a bateria nas tomadas domésticas.
Com 4,58 metros de comprimento, 1,93 m de largura e 2,72 m de distância entre-eixos, o interior do Territory valoriza o acabamento, espaço e tecnologia. Combina materiais como couro, plástico que imita madeira, cromados e preto brilhante. Quadro de instrumentos digital, traz generosa central multimídia.
Pioneiro dos utilitários esportivos compactos, o EcoSport terá uma nova versão Titanium 1.5 automática que dispensará o estepe. O SUV será equipado com pneus do tipo "run flat" que, no caso de furo, roda cerca de 80 quilômetros a velocidade de 80 km/h.
O novo Edge ST, primeiro carro no país da grife Sport Technologies de carros de alto desempenho da Ford, poderá ser importado. O Edge ST valoriza o visual e o desempenho esportivo. Seu motor é um V6 2.7 EcoBoost de 340 cv combinado com o câmbio automático de oito velocidades.
A picape Ranger traz duas propostas de personalização: a Storm com pintura exclusiva em duas cores, elementos que reforçam a robustez da carroceria, faróis de xênon e lanternas escurecidos, santantonio, snorkel, pneus off-road e a acabamento que remete ao EcoSport Storm.
A Ranger Black, na cor preta, a grade dianteira exclusiva tem o logotipo estilizado.
A picape traz diversos acessórios como spoiller e barra de proteção na caçamba.
O Ka Urban Warrior é uma versão conceitual aventureira do sedã compacto. Com suspensão modificada e maior altura livre do solo, terá detalhes visuais personalizados como adesivos e cor das rodas.
Da matriz norte-americana, a Ford mostrará três versões do Mustang GT Premium, um dos quais especial tunado com motor de 1.000 cv. A F-150 Raptor, picape off-road de alta performance, será apresentada na versão 2019, com novas tecnologias de controle.
Do segmento de propulsão híbrida, o Fusion Energi é uma versão híbrida plug-in do sedã com a nova bateria que também pode ser recarregada na tomada doméstica.
A Ford aproveitou o evento também para a demonstração de uma tecnologia inédita de mobilidade criada para facilitar o deslocamento de cadeirantes, o Tapete de Acessibilidade.
A montadora norte-americana comemorará em 2019 o centenário de sua instalação no Brasil. O presidente da Ford América do Sul, Lyle Watters, destacou a importância dos veículos e tecnologias que estarão no Salão de São Paulo e que refletem o momento de transformação da companhia.
- Eles são um exemplo da inovação que estamos buscando em todas as áreas para responder aos desafios atuais e futuros da mobilidade, criando soluções sempre com foco centrado no consumidor.”
Viagem a convite da Ford