A ofensiva da Volkswagen no segmento de utilitários esportivos terá no T-Cross um dos seus principais destaques no país. O modelo europeu será apresentado no Salão de Paris, em outubro. O brasileiro será produzido na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná, com lançamento previsto para o primeiro semestre de 2019.
A Volkswagen divulgou novos detalhes do T-Cross que terá modificações adequadas às características do mercado brasileiro. O banco traseiro deslizante permitirá aumentar o espaço para os passageiros ou ampliar o porta-malas que, com o banco traseiro rebatido e o piso plano, poderá levar até uma bicicleta. O teaser desta quinta-feira (9), revela lanternas traseiras quadradas e generoso aerofólio em preto brilhante. No interior, os bancos traseiros sobre trilhos.
O T-Cross será montado sobre a plataforma modular MQB, a mesma do Polo e Virtus, e compartilhará componentes do hatch e do sedã. O eixo dianteiro será deslocado para a frente, aumentando a distância entre-eixos e o espaço interno e no bagageiro.
A Volkswagen promete um veículo prático - com mais espaço e flexibilidade, descolado - design marcante e personalização, intuitivo – digital e conectado, seguro – um dos mais seguros do seu segmento.
O T-Cross terá 4,192 metros de comprimento e 1,568 m de altura (10 milímetros mais alto que o SUV europeu). A distância entre-eixos será de 2, 649 m (86 milímetros a mais também em relação ao europeu). As rodas serão de até 17 polegadas. O utilitário esportivo compacto terá duas opções de motores, o 1.0 TSI Total Flex de até 128 cv (etanol) e o 1.4 TSI Total Flex de 150 cv (etanol).
A frente robusta do T-Cross é marcada por uma grade ampla que separa os faróis de LED. O para-choque traz os faróis auxiliares de neblina integrados. Nas versões com faróis halógenos, a luz de condução diurna é integrada no módulo dos faróis de neblina. Nos modelos com faróis full-LED, a luz de condução diurna fica acima.
O sistema de informação e entretenimento com tela de oito polegadas sensível ao toque e o quadro digital de instrumentos serão opcionais. Também o sistema de acesso por aproximação e partida por botão e faróis full-LED. O T-Cross terá quatro entradas USB (duas na frente, duas atrás) e sistema de som “Beats”, com sete alto-falantes.
Sem informar se serão opcionais ou de série em determinadas versões, a montadora revelou que o T-Cross terá, seis airbags, sensores dianteiro e traseiro para estacionamento e sistemas de estacionamento autônomo e de frenagem automática pós-colisão e ainda detector de fadiga do motorista.