O Kwid é o primeiro nacional que conta toda a operação de compra on-line. O K-Commerce é uma plataforma digital desenvolvida pela Renault em parceria com a SAP Brasil e que reúne todas as etapas do processo de comercialização de um carro.
Pelo celular, tablet ou desktop (computador), o cliente realiza o negócio, da escolha e configuração do pequeno veículo ao financiamento, incluindo a pré-avaliação do usado, o pagamento por boleto e a previsão da data que a concessionária que fará a entrega.
Ao apresentar a nova tecnologia aplicada à venda do Kwid, o presidente da Renault do Brasil, Luiz Pedrucci lembrou o projeto inovador do pequeno carro com características de utilitário esportivo. O sucesso da pré-venda com dez mil unidades vendidas -80% feiras por smartphone - , levou ao desenvolvimento da nova plataforma com foco no consumidor brasileiro que permite 24 horas por dia comprar o carro novo na ponta dos dedos e na palma da mão. “Cada vez mais conectado, o consumidor busca soluções digitais para resolver suas necessidades com rapidez, segurança e transparência”.
O K-Commerce inclui funcionalidades, como:
1 - Definição da forma de pagamento: à vista ou financiamento pelo Banco Renault
2 - Aprovação on-line do financiamento;
3- Pré-avaliação do seminovo pelo sistema AutoAvaliar utilizado por lojistas e concessionários
4- Emissão de boleto para pagamento
5- Acompanhamento do pedido pelo site e por e-mail
O sistema fornece a previsão de entrega do Kwid considerando a localização do cliente e o tempo de transporte para a concessionária. O K-Commerce pode ser acessado diretamente no site loja.renault.com.br ou clicando no ícone “Compre o Seu”, no site kwid.com.br
O K-Commerce, 100% on-line, foi desenvolvido em parceria com SAP dentro do conceito da montadora de facilitar a vida dos clientes. A partir da decisão final de implantar o sistema envolveu 53 pessoas no Brasil, França e Canadá que trabalharam 44 dias em turnos de 24 horas por dia. Petrucci garantiu que a plataforma terá atualização permanente.
A cada 15 dias, terá um novo elemento a partir do comportamento do cliente. Os próximos passos abrangerão a possibilidade de contratar seguro e opção de acessórios. A operação da plataforma começou em janeiro e, até sexta-feira (27/04), quando foi anunciada, ocorreram1,5 milhão de acessos e a venda de 5.106 Kwid, dos quais 70% via mobile.
Fácil de navegar, segura, intuitiva e funcionando 24 horas por dia, a plataforma teve aceitação imediata dos clientes, como revelam os números. Até o momento, o K-Commerce registrou mais de 1,5 milhão de acessos, a maior parte por celulares e tablets (70%). Ao todo, mais de 5.100 Kwid já foram vendidos pela plataforma.
Viagem a convite da Renault