Com PRISCILA NUNES / Especial
O comportamento dinâmico aprimorado, principalmente pela recalibragem da suspensão e direção, a segurança aumentada pelos reforços no teto e barras de proteção laterais e a maior conectividade com a central multimídia Sync 3 fizeram a diferença no New Fiesta 2018. Com o hatch compacto atualizado na versão SEL 1.6 automatizado rodamos cerca de 600 quilômetros em Porto Alegre e no Litoral. O Ford Fiesta SEL 1.6 flex AT custa a partir de R$ 65.390.
A cor azul marcante e a frente foram destacadas pela jornalista Priscila Nunes que compartilhou o test-drive do New Fiesta. “ A nova grade côncava com efeito diamante em 3D e elementos tridimensionais remete ao Peugeot 3008 que possui formato semelhante”.
O para-choque traseiro recebeu na parte inferior ampla abertura que destaca a linha horizontal e provoca a impressão que o carro ficou mais largo. A traseira também ganhou aplique no para-choque. O interior com acabamento em preto e detalhes cromados agradou a jornalista. Como também a nova central multimídia Sync3 com tela de 6,5 polegadas sensível ao toque e interativa com os sistemas Android Auto e CarPlay. “Dá para fazer e receber ligações e mensagens, além de comandar o sistema de áudio mantendo as mãos no volante”.
Priscila valorizou o visual mais jovial, principalmente na frente com destaque na grade e a cor azul, “ moderna, combinou com o modelo. Nosso cenário colaborou bastante com o vídeo. O lago Guaíba estava verde no dia em que gravamos".
O conjunto propulsor garantiu potência e força compatível com as características do New Fiesta. O 1.6 Sigma Flex gera, com gasolina, 125 cv e força (torque) de 15,7 kgfm. Atua combinado com o câmbio automatizado de dupla embreagem e seis velocidades sequenciais pela palanca. Seria melhor aletas atrás do volante para maior facilidade e segurança.
O New Fiesta rodou tranquilo na cidade e na estrada. As trocas de marchas foram rápidas com engates precisos. O conjunto garantiu arrancadas, retomadas de velocidade e ultrapassagens dentro dos limites do 1.6 16V e facilitado pelos 1.110 quilos do hatch. Perfeito para enfrentar o congestionamento do trânsito urbano sem a necessidade da troca constante de marchas.
A recalibragem da suspensão com novos amortecedores melhorou o comportamento dinâmico e o conforto. Reduziu as vibrações e permitiu ao hatch superar imperfeições do pavimento, lombadas e quebra-molas com rolagem equilibrada e mais suave sem comprometer o dirigibilidade.
A direção de assistência elétrica também foi recalibrada e garantiu respostas adequadas ao desempenho. Macia na cidade, facilitou manobras de estacionamento, e na estrada ficou mais pesada dentro dos limites de velocidades. Os controles de tração e estabilidade ajudaram nas curvas acentuadas. Para completar, os assistentes de movimentação em rampa.
Pelos dados do Inmetro, o New Fiesta 1.6 tem médias de 12 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada quando abastecido com gasolina. Durante o test-drive, o consumo de combustível ficou entre 9,8 km/l e 12,5 km/l no trânsito urbano, conforme o fluxo. Na estrada, em velocidade constante, o hatch rodou 14,4 km/l a 18,4 km/l (80 km/h), 13,7 km/l a 17,9 km/l (100 km/l) e 15, 4 km/l a 16,3 (110 km/l).
Com 3,969 metros de comprimento, 1,978 m de largura, 1.464 m de altura e distancia entre-eixos de 2,489 m, o New Fiesta acomoda bem o condutor e acompanhante e dois adultos atrás com menor conforto. O porta-malas leva 281 litros.
Gostamos de dirigir o New Fiesta. Eu, do desempenho dinâmico, das respostas adequadas e da estabilidade. Priscila, da posição de dirigir, da facilidade de conduzir na cidade e de estacionar em vagas apertadas.
O posicionamento do volante e dos comandos agradaram a jornalista que considerou baixa a posição de dirigir. Priscila também destacou o bom ar-condicionando digital, o fácil pareamento da central multimídia intuitiva com o smartphone e, claro, as entradas USB.
Conclusão: Os aperfeiçoamentos atualizaram o New Fiesta 1.6 SLE automático no visual, no interior e na dirigibilidade. As modificações na direção elétrica e na suspensão melhoraram o conforto e a dirigibilidade. Bem completo, o hatch Ford tem comportamento adequado para o uso diário na cidade e viagens, com limitações no espaço do banco traseiro e do porta-malas.