Após quatro décadas no mercado, o Fiat Uno e o Volkswagen Gol deixarão de ser produzidos no Brasil. Classificados como “carros de entrada”, que são os mais baratos de cada marca, os modelos já não são tão atrativos em preço e por conta da tecnologia antiga, as produções têm entrando em conflito com a Legislação brasileira. As informações são do Estadão.
A partir do ano que vem, a lei estabelece índices menores de emissão de poluentes para todos os novos carros produzidos no Brasil. Além disso, em 2024 todos os modelos terão de sair de fábrica com controle eletrônico de estabilidade (ESP), que aumenta a segurança em curvas ou desvios de trajetória. Por conta desses motivos, a Fiat e a Volksvagem optaram por encerrar a produção dos modelos.
O compacto Gol, hoje, com 41 anos, está com sua aposentadoria está prevista para o fim de 2022. O Uno talvez saia ainda este ano, mas a Fiat não confirmou nada até o momento.
Motivo similar aos apresentados levou a Volkswagen a aposentar a Kombi em 2013, aos 56 anos, quando ainda era a perua mais vendida no Brasil.
Os ícones Fiat Uno e Volkswagen Gol são os últimos remanescentes da chamada era dos carros populares, que chegaram a responder por 70% das vendas no país.